Foto: alagamentos em BH no inicio do século passado. Internet
O que mais precisa acontecer para o povo compreender que a propaganda oficial apresentada na TV não representa a realidade de Belo Horizonte. Os problemas continuam os mesmos do século passado. Não é segredo para ninguém que parte da imprensa está tratando os estragos provocados na tarde deste domingo (19) como efeito do excesso de chuvas e não da incompetência de quem nos governa.
São Pedro é o culpado na leitura daqueles que fazem vista grossa para ausência de ações do governo municipal capazes de sanar um problema que se repete todos os anos. Acontece a mesma coisa na abordagem do tema mobilidade urbana; população em situação de rua; abandono do hipercentro; sujeira e degradação da cidade; filas de 7 horas em UPAS da capital; transporte coletivo precário e caro; puxadinhos no lugar de obras etc.
Foto: G1 – Chuvas de 2018 – Avenida Teresa Cristina
A abordagem sempre considera o efeito, e não a causa, evidentemente para preservar o comercial da maioria dos veículos de comunicação que dependem de anúncios da PBH. Se junta a isso a falta do jornalismo combativo e a formação de jovens repórteres incapazes de fazer leituras críticas da realidade. No caso da mobilidade só se ouve dizer que o caos é em razão do “excesso” de veículos e não da omissão de agentes públicos que deveriam e não fizeram o dever de casa há 40 anos no quesito infraestrutura. Reina na PBH uma acomodação jamais vista no setor público.
Foto: Av. Teresa Cristina ontem na hora do temporal, fechada 9 vezes nos últimos meses.
A omissão vale para o tema drenagem da cidade. As bacias de contenção, bem como obras de canalização ultrapassadas em córregos que viraram avenidas na capital seguem sendo negligenciadas. Todo mundo sabe quando chove e onde os problemas ocorrem em maior ou menor escala. Obras que eliminariam estragos provocados pela água que desceu a Av. Teresa Cristina neste domingo foram prometidas e não cumpridas. Mas ninguém além dos afetados vai lembrar disso. A avenida já foi fechada pelo menos nove vezes nos últimos meses.
A bacia de contenção do bairro Calafate foi promessa do prefeito monarca em um de seus arroubos pós alagamentos da Tereza Cristina logo no início de governo, na prática nada aconteceu . Não custa lembrar também que a cabeça do prefeito e seus aliados no momento está focada no estádio do Galo e na sustentação de uma “mentira sincera” que agrada ao povo, a de que 5 milhões de pessoas estarão nas ruas da capital para pular o carnaval.
Foto: Arquivo Belotur – Carnaval de BH 2019
Para a sorte do prefeito fanfarrão que vem ganhando no grito graças a complacência de parte da imprensa e a falta de opositores, o carnaval está próximo, o galo vai bem e o povo tem memória curta. O prefeito reunirá repórteres amigos, perguntas ensaiadas e previamente combinadas serão feitas, e tudo seguirá como antes, até que outra catástrofe, ou simplesmente, outra chuva desça com maior intensidade para mostrar o tamanho dos homens públicos que nos governam. O que está acontecendo com o povo de BH?
jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945