Foto: Acervo Secult-MG
De repente a Praça da Liberdade e o Circuito que leva o seu nome vão tomando forma e ganhando vida nova pós pandemia. Na próxima segunda-feira (9), Turismo e Cultura ganham mais um espaço para música, artes visuais, poesia, dança, artes integradas e teatro. Nasce para Minas, para o Brasil e o mundo, a Casa Funarte Liberdade. Mais uma realização da Secult-MG que tem no seu comando um verdadeiro “João de Barro”, o incansável secretário Leônidas Oliveira e sua equipe. No lugar do bico, o construtor de pontes e casas sólidas usa a diplomacia, o jeito são-gotardense mineiro de ser, e a caneta, claro.
O endereço do novo espaço cultural já é conhecido dos belo-horizontinos e de turistas que visitaram a Praça da Liberdade nos últimos 30 anos. Inaugurado em 1990 o prédio de estilo pós-moderno foi projetado por Éolo Maia e Sylvio de Podestá e é uma crítica velada aos vizinhos de praça com seus estilos ecléticos, neoclássicos: O Edifício Tancredo Neves, conhecido “Rainha da Sucata” fica de frente para a Biblioteca Pública, uma obra modernista. O endereço abrigou o Centro de Informações Turísticas, o Museu de Mineralogia e uma incubadora de startups. Estava fechado há pelo menos três anos.
Foto: Acervo Secult-MG – Secretário Leônidas Oliveira – (o João de Barro do Turismo e da Cultura)
O evento de inauguração da Casa Funarte Liberdade tem presença confirmada do Governador Romeu Zema, do Secretário de Turismo e Cultura Leônidas Oliveira (O João de Barro), do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; do Secretário Especial da Cultura, Mário Frias; do presidente da Funarte, Lamartine Holanda; e de toda a Diretoria da Funarte. A inauguração será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube Arte de Toda Gente: www.youtube.com/artedetodagente.
O espaço cultural Casa Funarte Liberdade vai ser gerido pela Fundação Nacional de Artes por sessão da Secult-MG, isto em virtude da expertise da instituição federal no assunto. Na visão de Leônidas Oliveira, este tipo de parceria é necessário para garantir a qualidade das atividades desenvolvidas. O secretário lembra que uma boa gestão sugere parcerias e que cultura, arte poesia, dança e afins exigem profissionais capacitados, compromisso e interação com o projeto guarda chuva: o Circuito Liberdade.
Funarte existe desde 1975 e já teve como presidente o mineiro Ziraldo
A Funarte existe desde 1975, já teve como presidente o mineiro Ziraldo. Criada para estimular, promover e desenvolver a cultura em todo o país agora empresta sua credibilidade para o Circuito Liberdade.
O Ministério do Turismo apoia a iniciativa na expectativa de que o projeto de ampliação do Circuito Liberdade, ganhe adeptos e se transforme em produto turístico desejado nas prateleiras de agentes de viagens, operadores nacionais e internacionais, sem esquecer claro do incontrolável e cada vez mais importante ciberespaço.
José Aparecido Ribeiro é Jornalista independente em Belo Horizonte e Presidente da Abrajet-MG
??. ???. ??.
Programação da solenidade de abertura – (Fonte: Assessoria de Imprensa Secult-MG)
Reservada a convidados e à imprensa
Credenciamento de jornalistas no local, a partir das 10h30
Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)
Quinteto de Monitores da Orquestra Jovem Minas
Regência: Maestro Marcelo Ramos
Violinos: Vítor Dutra, Henrique Rocha; Viola: Alysson Rodrigues; Violoncelo: Isabele Alves; Contrabaixo: Valdir Claudino
Direção geral: Danusa Carvalho. Direção musical: Marcelo Ramos.
Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente
Kdu dos Anjos e Favelinha Dance
Música popular, poesia e hip hop
Projeto Um Novo Olhar (UNO)
Oscar Capucho
Teatro e dança contemporânea
Serviço
Casa Funarte Liberdade
Inauguração e programação artística
Segunda-feira, dia 9 de novembro de 2020, às 11h
Evento reservado a convidados e à imprensa
Local Casa Funarte Liberdade (Edifício Tancredo Neves – Antigo “Rainha da Sucata”)
Av. Bias Fortes, 50 – Praça da Liberdade – Belo Horizonte (MG)
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal
Parceria: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult – MG) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Coordenação de produção: Funarte MG
Curadoria e produção artística: Escola de Música da UFRJ
Exposição: As cores da Primavera de Yara Tupynambá – gravuras
Realização: Instituto Yara Tupynambá. Curadoria: José Theobaldo Júnior (Theo). Apoio: Fundação Nacional de Artes – Funarte e J&J Art Gallery. Produção: Funarte MG
Mais informações sobre o espaço: Funarte MG | funartemg@gmail.com
Mais informações para a imprensa: Funarte – Assessoria de Comunicação | ascomfunarte@funarte.gov.br
Leia mais sobre as ações em parceria da Funarte com a UFRJ aqui
Acesse programações dos projetos nos sites: www.bossacriativa.art.br, www.umnovoolhar.art.br e www.sinos.art.br
Conheça outros programas da Funarte em www.funarte.gov.br