POR: Dr. Renato Nogueira – Médico especializado em Oncologia, Hematologia e Medicina Interna: no Brasil, Inglaterra e Estados Unidos.
Foto: Turismo Caiscais – Portugal
Dr. Renato Nogueira é de Bom Despacho – MG, vive atualmente em Caiscais – Portugal. Autor de vários trabalhos científicos, alguns premiados internacionalmente.
Além da paixão pelo Clube Atlético Mineiro, dedicou a vida à medicina, e foi um dos idealizadores do Centro Oncológico do Hospital Felício Rocho, onde atuou até recentemente em Belo Horizonte, um dos maiores de Minas Gerais.
Dr. Renato é amante da poesia e tem vários poemas premiados na Europa. Compõe em Inglês e Português. Com a autorização dele, segue uma de suas pérolas mais recentes: O poema “Reflexão Sazonal”.
“Foi-me dito que estou no Inverno de meus dias. Minha primeira reação foi de ira! Afinal, tenho plena saúde, me exercito fisicamente todos os dias, leio bons livros, ouço belas e inspiradoras músicas, assisto ótimos filmes, concertos e peças teatrais, componho poemas…
Como posso estar no Inverno, quando tudo o que faço, vivencio e produzo é próprio da Primavera que nos saúda com as mais belas flores e cuja luz mais cintilante nos revitaliza?
Minha segunda reação foi de perplexidade e reflexão. Será verdade o que ele disse? Como migrar, sem escala, para o Inverno? Deveria eu considerar o que me diagnosticou o preditor infeliz?
Como saltar da Primavera, fundamentalmente vívida e esplêndida, para o sombrio e aterrador Inverno, sem um mínimo que seja de estágio no magnífico Outono, quando colhemos os ricos frutos do que plantamos e múltiplas cores anunciam o que está prestes a fenecer, com ventos exuberantes, tempestades, noites gélidas, um universo tão subitamente transformado que revolve o estabelecido e ainda assim decora o viver?
Minha terceira reação foi de um inevitável semi e progressivo conformismo, inda que rigorosamente relutante!
É fato que a vida nada mais é que uma tênue extensão entre a chegada e o retorno à eternidade. Aprendizado / Moldagem / Burilamento do espírito.
Hoje, decorridos meses do que me assegurou aquele que avaliou minha travessia terrena percebo que, ao partirmos, não somos meramente sepultados, mas primordial e meticulosamente semeados… Para a imortalidade!”
José Aparecido Ribeiro é jornalista em Belo Horizonte
Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br
Este Blog aceita doações ou anúncios, ajude a mantê-lo!