No final da tarde de ontem, quarta-feira dia 16 de junho, publiquei manifesto sobre carta endereçada a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult, de autoria da Associação de Trabalhadores do Cinema Independente, entidade ligada a Câmara do Audiovisual da Fiemg, que repudiava os novos critérios de distribuição de recursos do Fundo Estadual de Cultura (FEC) nas produções cinematográficas, fazendo ilações absurdas sobre o trabalho da Secretaria. Link: https://zeaparecido.com.br/blogueiros/distribuicao-de-recursos-para-producao-de-cinema-agora-tem-criterios-em-mg-e-eles-nao-agradam-a-camara-do-audiovisual-da-fiemg/ .
Os autores da carta desejam liberdade total para escolha de temas, mas a Secult, ao contrário, veicula os editais a produção de temas que tenham interface com o Plano Estadual de Cultura e Turismo, de modo a contemplar três eixos: Sabores de Minas, Amor em Minas e Lendas Mineiras, todas temáticas abrangentes e que de forma transversal tem a ver com o Plano guarda chuva da secretaria: “Minas para Minas, para o Brasil e para o Mundo”, e que este jornalista concorda.
Baseado em fontes graduadas dentro da Secult, tive informações seguras de que a “carta de repudio” partiu de dentro da Câmara do Audiovisual da Fiemg, ainda que a Câmara não tenha responsabilidade direta sobre tal conteúdo. Após ter certeza da veracidade dos fatos, publiquei manifesto que não agradou a direção da Câmara que solicitou direito de resposta, imediatamente concedido.
Ao Blog do Zé Aparecido:
A Câmara da Indústria da Comunicação e Audiovisual da FIEMG – formada por empresários e representantes dos setores de jornais, revistas e portais, rádio e TV, audiovisual, gráfico, TI, papel e papelão – esclarece que é favorável à descentralização da distribuição de investimentos para projetos audiovisuais em Minas Gerais, incentivando a pluralidade cultural mineira e a diversidade de narrativas presentes no estado.
Dessa maneira, a Câmara repudia a nota “DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS PARA PRODUÇÃO DE CINEMA AGORA TÊM CRITÉRIOS EM MG, E ELES NÃO AGRADAM A CÂMARA DO AUDIOVISUAL DA FIEMG”, veiculada pelo Blog do Zé Aparecido no último dia 16.
A Câmara apoia as ações do Governo de Minas Gerais, especialmente desenvolvidas pela sua Secretaria de Cultura e Turismo, que visam à democratização do acesso a investimentos públicos para produções audiovisuais. A Câmara reitera que confia no trabalho desenvolvido pelo Estado e segue disposta a contribuir para o crescimento do setor, gerando oportunidades, emprego e renda em todas as regiões mineiras.
- O Blog lembra que a carta de repúdio dos artistas ligados à Associação de Trabalhadores do Cinema Independente é fato, portanto não inventou nada, apenas publicou a versão da Secult e manifestou opinião favorável.
- Destaco ainda que o manifesto de apoio à Secult se deve ao acompanhamento diuturno ao trabalho realizado pelo secretário e sua equipe, e que nos 32 anos de militância no turismo de Minas Gerais, nunca testemunhei nada parecido. Trabalho sério, honesto e de dedicação poucas vezes vista ao turismo e a cultura do Estado.
- O repúdio ao manifesto do Blog precisa ser tão ou mais vigoroso a quem produziu a carta e que não aceita perder privilégios. Lembro que o dinheiro público deve ser usado para produções audiovisuais traduzíveis ou minimamente compreensíveis pelo povo, e não produções que atendem aos grupos do cinema, a maioria com fortes vínculos partidários e ideológicos esquerdistas.
- Por fim o Blog esclarece que, embora a postagem seja um MANIFESTO, e não uma matéria, seu conteúdo reflete a opinião deste jornalista que há 32 anos atua no turismo mineiro e poucas vezes presenciou trabalho tão sério como o que vem sendo desenvolvido pela Secult. Todas as informações publicadas no manifesto tiveram como fonte, funcionários graduados da Secult, não foram deduções e nem invenções, a carta de repúdio aos novos critérios foi encaminhada e teve assinatura de artistas que circulam dentro da Câmara do Audiovisual.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e Presidente da Abrajet-MG
Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br
Este blog não recebe verbas públicas, aceita anúncios e doações. Colabore!