Na terra, no mar, faça chuva ou sol, nas cidades ou nas florestas, em estradas ou ruas, nas tragédias e tempestades, onde quer que a vida esteja em perigo, lá eles estão, eles são o Corpo de Bombeiros
Foto: Carlos Artur -Tribuna de Minas
Em um país como o Brasil cujos “heróis” são jogadores de futebol, cantores sertanejos, artista de televisão e outras profissões semelhantes, é necessário reforçar o verdadeiro conceito de heroísmo. Não tem dia melhor para isso do que hoje, 2 de julho, dia dos Bombeiros. A data é uma homenagem aos verdadeiros heróis que se arriscam diariamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, para cumprir o juramento de salvar, proteger e cuidar das pessoas mesmo com o risco de perder a própria vida. É para isso que eles se preparam e dedicam suas vidas.
A escolha do dia é uma homenagem pela criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, na cidade do Rio de Janeiro, na ocasião, sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Nos momentos de maior angústia, onde e quando a população precisa, eles estão lá prontos para levar esperança e devolver a paz.
Foto: Acervo CBMMG – Internet
Oficialmente, o dia do bombeiro brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. Foi a partir desta mesma lei, que a Semana de Prevenção Contra Incêndios foi instituída. Ela ocorre em todos os batalhões e guarnições do Corpo de Bombeiros em todo o território nacional. Evitar acidentes, treinar voluntários e inspecionar as condições de segurança das edificações também é missão deles.
Antes da assinatura do Decreto Imperial nº 1.775 pelo Imperador D. Pedro II o badalar dos sinos fora do horário convencional, era sinal de que algum incêndio possivelmente estava acontecendo, e as famílias deveriam correr até o poço mais próximo portando baldes e de mão em mão trabalhar para apagar o fogo. Só em 1856 os Bombeiros começaram existir oficialmente, e os recursos para o custeio da atividade foram implementados. Eles são disparados a instituição com maior credibilidade perante a sociedade, ao contrário da política.
Foto: Tiago Reis – Tribuna de Minas
Para ser bombeiro são necessários requisitos importantes, como caráter, atitude que evidencia coragem diante do perigo, dedicação ao próximo, espírito de bravura, altruísmo, abnegação e generosidade. Tudo isso faz do Bombeiro um ser diferenciado. Na terra, no mar, debaixo do sol ou da tempestade, no verão ou no inverno, nas cidades ou nas florestas, em desastres naturais como os que abalaram Minas Gerais em Mariana e Brumadinho, eles deram um show de competência e humanidade, e são os verdadeiros heróis.
Esta homenagem do Blog portanto eu ofereço em forma de continência a todos os Bombeiros e membros da Defesa Civil de Minas Gerais, às suas famílias pela bravura diante das tragédias e pelos 110 anos de serviços prestados ao povo Mineiro. Que Deus continue lhes dando saúde, coragem, fibra, animo e proteção para a difícil e nobre missão de ser Corpo de Bombeiros!
José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG
Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br
Este blog sobrevive com anúncios e doações, ajude a mantê-lo se achar importante o trabalho feito aqui.