Depois de quatro décadas e dezenas de anúncios que não se concretizaram, metrô de BH e BR 381 recebem verbas do Governo Federais
Foto: CBTU – Internet
Há quatro décadas Belo Horizonte espera pela ampliação da linha 1 do metrô (trem de superfície) e construção da linha 2 que liga o Calafate ao Barreiro. Além da BR 381, estas são obras que serviram de bandeira para pelo menos uma centena de políticos, de governadores a prefeitos, passando por deputados, senadores, e até presidentes da República.
Muita conversa pompas e circunstanciais, mas nada de concreto até aqui. Só conversa de político, que a exemplo de nuvens, muda com o vento. Há pouco, no entanto, a Agencia Brasil anunciou que o Governo Federal e o governo de Minais Gerais vão deixar o discurso e partir para a concretização destas que são obras que já viraram conto de fada.
O financiamento de R$ 3,2 bilhões para a ampliação da linha 1 e construção da linha 2 parece que vai deixar de ser lero-lero e vai acontecer. Se você, como eu e o Silvio Santos “só acreditamos vendo”, vamos esperar e não acender vela antecipadamente para agradecer o “milagre”.
As obras receberão verbas federais e estaduais
O Ministério da Infraestrutura entra com R$ 2,8 bilhões representando a União e o restante, R$ 400 milhões, o governo de Minas vai colocar. Foi o que afirmou em reunião na tarde desta quarta-feira (25) o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, juntamente com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho e o bem avaliado governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
Estiveram presentes na assinatura do acordo também a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia (PPI-ME), Martha Sellier, representantes do BNDES e assessores do Governador Romeu Zema.
O Ministro Tarcísio bem que tentou ser simpático dizendo que “Esse é o maior presente que podemos dar para a região metropolitana de Belo Horizonte; vai resolver o problema de mobilidade urbana da cidade”, sem saber da missa a metade. Isso ajuda caro Ministro, mas de longe resolve um problema que se acumula há 40 anos diante da inércia de governantes e de uma bancada federal fraca, preocupada sempre com o próximo mandato.
A concessão do metrô está prevista para 2022, e o projeto só terá andamento se até lá houver a cisão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU de Belo Horizonte com a CBTU Brasil que cuida de composições no Sudeste e no Nordeste do Brasil. O controle acionário da CBTU foi transferido da antiga RFFSA para a união em 1994.
Mas foi só em 2018 após Assembleia Geral Extraordinária, ocorrida em 21 de junho do mesmo ano que a CBTU passou a ser considerada empresa pública, sob a forma de sociedade anônima, de capital fechado controlada pela União e vinculada ao ministério do Desenvolvimento Regional.
Duplicação do restante da BR 381 também é anunciada pelo Ministro.
Foto: Empresa Construtora Brasil – Duplicação da BR 381 – Trecho Caeté
Na mesma reunião e aproveitando a viagem do Governador Romeu Zema, o Ministro Tarcísio Freitas também adiantou que a concessão da BR-381em breve terá edital lançado na praça pela Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT. Desta forma o governo Bolsonaro tira do estaleiro promessas que já foram feitas por vários governantes que o antecederam e que não saíram do papel.
Com mais de R$7 bilhões de investimentos por parte do governo Federal, a BR-381 e parte da BR 262 terão 400 quilômetros de duplicação e o fim de um pesadelo para quem transita pela rodovia da morte no trecho BH, João Monlevade em direção ao Vale do Aço e ao ES e o Nordeste do Brasil. A rodovia que já matou mais do que guerras, foi construida na década de 50 do século passado aproveitando rotas de burros de carga, e é uma das mais perigosas do país.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e fundador da ONG SOS Rodovias Federais de Minas
Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br
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