Criada a Via Liberdade, maior rota de turismo do Brasil – unindo Minas, Rio, Goiás e Brasília pela BR 040

Iniciativa do secretário de Cultura e Turismo  de Minas Gerais cria a maior rota de turismo do Brasil

Foto: Blog do Zé Aparecido – Assinatura do acordo de  cooperação técnica da Via Liberdade

Pré-lançamento da Via Liberdade rota turística que liga três estados e o Distrito Federal pela BR 040 reuniu na noite de ontem, sexta-feira (29), no Palácio das Artes, quatro secretários de estado de cultura e turismo: Minas Gerais, (Leonidas Oliveira e Milena Pedrosa) Rio de Janeiro, (Gustavo Tutuca), Goiás (Fabrício Amaral) que é mineiro de Patos de Minas, e a secretária de turismo de Brasília – DF (Vanessa Mendonça)

No evento que serviu para assinatura de protocolos de cooperação técnica dando suporte à Via Liberdade, teve também show do cantor carioca Diogo Nogueira, patrocinado pelo governo do Rio. O lançamento oficial será em Brasília em data que não foi divulgada pelos secretários de turismo, mas a cooperação avança para transformar a Via Liberdade em atrativo turístico inédito no Brasil.

Foto: Blog do Zé Aparecido – Performance Diogo Nogueira

Os roteiros estão sendo criados levando em conta as especificidades de cada Estado, com referencial no patrimônio histórico, turismo de aventura, gastronomia, belezas naturais e os acervos que são patrimônio da humanidade reconhecidos pela Unesco. Dos 12 que o país possui, sete estão na Rota Liberdade que vai contemplar 307 cidades no eixo dos 1.179 km que separam o centro do Rio de Janeiro e Brasília, passando por Minas Gerais e Goiás.

Para o secretário Leônidas Oliveira que comanda a pasta da cultura e do turismo em Minas e que é o idealizador do projeto, o bicentenário da independência foi a motivação principal para a criação da maior rota turística da América Latina: “serão contempladas 307 cidades (241 em Minas Gerais, 49 no Rio de Janeiro, 16 em Goiás e uma no Distrito Federal), e elas juntas têm cerca de 2 mil atrativos turísticos culturais”, relata o anfitrião que está fazendo uma revolução no turismo mineiro.

A BR 040 servirá de eixo, mas as ramificações que interligarão a Rota vão além. Cidades como Ouro Preto, Diamantina, Cordisburgo com suas grutas e a história de Guimarães Rosa, o Maior Museu Natural do mundo em Brumadinho (Inhotim), isso em Minas. Em Goiás, à rota vai levar o turista à Chapada dos Veadeiros e Pirinópolis. Tem no caminho o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, as belezas e riquezas culturais da própria capital fluminense, além das tradicionais cidades serranas com seus acervos históricos centenários.

Foto: Momento da assinatura do termo de cooperação técnica

Na rota estão incluídos quatro biomas (Mata Atlântica, Serra do Mar, Serra da Mantiqueira, o Cerrado e a monumental Serra do Espinhaço) além dos parques naturais que somam seis: Parque nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual do Itacolomi em Minas, Parque Estadual do Ibitipoca também em território mineiro, Serra do Rola Moça próximo a Belo Horizonte, a Serra do Cipó em MG e a Chapada dos Veadeiros em Goiás. Todos com atrativos turísticos já consagrados e conhecidos.

A nova rota vai valorizar destinos regionais para viagens de carro, em período que as pessoas estão buscando alternativas longe de aglomerações, ao ar livre e que não sejam longe. A chamada para a Cidade Maravilhosa possui detalhes de comunicação com efeitos imediatos: “O Rio continua lindo. E perto!”. Minas Gerais pode aproveitar frases consolidadas no inconsciente coletivo: “Minas são muitas, e fica logo ali!”, o “alí de mineiro” neste caso ganha significado literal.

O secretário Leônidas Oliveira chama atenção para a possibilidade de ser criada uma rota paralela para bikes e até peregrinação, como os caminhos da Liberdade inspirados na rota de Santiago de Compostela na Espanha e da Estrada Real, mas dando o protagonismo às “Cidades”: “As cidades passam a ser cidades Reais, uma vez que o caminho da Estrada Real possui descontinuidade, assim as cidades ganham autonomia para anexarem o projeto da Estrada Real ao turismo de receptivo”, relata  Leônidas Oliveira que foi o destaque do evento ao lado dos representantes vizinhos.

Importante lembrar que no eixo da Via Liberdade estão situados os quatro aeroportos mais movimentados do país – Galeão, Santos Dumont, Belo Horizonte (Confins) e Brasília. A subsecretária de Turismo de Minas Gerais que foi a anfitriã e mestre de cerimônia do evento lembrou ainda que: “a BR–040, ou Rodovia Juscelino Kubitschek, foi a primeira rodovia do Brasil pavimentada, e caminho para importantes patrimônios históricos e culturais (Brasília, Sítio do Cais do Valongo-RJ, Ouro Preto-MG, Diamantina-MG, Pampulha, Goiás Velho), Além das riquezas imateriais como as deixada por Guimarães Rosa, Drumond, Clube da Esquina, Skank, Jota Quest, grupo Corpo, Galpão, e tantos outros” lembra Milena Pedrosa.

Incidente desagradável envergonhando o público universitário de jornalismo

Estagiário de jornalismo se fazendo valer do espírito rebelde tentou desmerecer o trabalho do Secretário Leônidas Oliveira em publicação maldosa postada durante o evento de pré-lançamento da Via Liberdade, em importante jornal com sede em Contagem. Post que viralizou e que não representa a verdade dos fatos.

Num gesto de carinho e delicadeza que o bom mineiro sempre tem com os convidados, Leônidas brincou com o secretário Tutuca do Rio de Janeiro, dizendo que todo bom mineiro face ao carinho especial que nutre pelos cariocas gostaria de ser pelo menos uma vez carioca, haja vista a nossa arte, cultura e história ligadas ao Rio de Janeiro por força das própria história do Brasil que inclui MG e RJ.

O jovem repórter em formação transformou a brincadeira do secretário em uma celeuma, mostrando sua imaturidade e espirito desagregador. Além de MENTIR, descontextualizando a fala lúdica do secretário Leônidas, ignorou propositadamente sua grandeza de espírito e competência na criação de um projeto inédito que vai virar empregos, renda, intercâmbio cultural e oportunidades, inclusive para jornalistas bem formados que defendem a verdade e não a militância política universitária desagregadora, inoportuna e inexpugnável.

No turismo desde 1988 (há 33 anos), tendo ocupado a presidência da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis por dois mandatos, lugar de destaque em várias entidades do trade turístico, incluindo o Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais e atualmente como presidente da Associação Brasileira der Jornalistas de Turismo – Abrajet-MG, nunca vi um secretário trabalhar tanto e com tanto afinco pelo turismo do que Leônidas Oliveira e sua equipe. Eles são incansáveis e profissionais altamente competentes. Isso sim merece destaque.

Em nome dos jornalistas de turismo que trabalham pró-ativamente comprometidos com a verdade para levar o nome de Minas aos mercados emissores, em defesa da verdade e da honestidade no exercício da profissão, pela ética e pelo turismo de Minas Gerais, pedimos desculpas ao secretário Leônidas e aos convidados pela matéria tendenciosa e flagrante demonstração de imaturidade do aprendiz de repórter Pedro Augusto Figueiredo que agiu como um estudante “ativista do contra” (vermelho) em busca de fama, e não como um profissional de imprensa exercendo com ética e respeito a profissão. Uma Vergonha para o Jornal mineiro que é dirigido por gente séria e não por amadores.

O repórter aprendiz aliás praticou discriminação e xenofobia contra o povo do Rio de Janeiro. O que é muito mais grave. Qual a razão do pré conceito dele contra os cariocas?

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.zeaparecido.com.br – WhatsApp:31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com

Anúncios e doações para o Blog podem ser feitos diretamente no cel: 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas