A Bahia é um caldeirão efervescente onde arte, cultura, turismo, diversidade, música, literatura e alegria se encontram. É também uma terra de empreendedores e de indústrias de ponta
Foto: Conselheiros IBesc na Fiep
POR: Jussara Ribeiro – jornalista e presidente do IBesc
Desta vez, o Instituto Besc de Humanidades e Economia esteve reunido com os seus conselheiros em Salvador, dos dias 15 ao 17 de dezembro, para colaborar na busca de soluções para o crescimento logístico na Bahia. Com a segunda maior baía do mundo, perdendo apenas para a de Bengala, localizada na parte nordeste do oceano Índico, não tem um único ramal ferroviário que chegue a qualquer de seus terminais portuários.
Para tratar desse tema, realizamos na sede da Companhia das Docas do Estado, a Codeba, a 37ª. Edição da ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional, com oito convidados palestrantes, representantes dos governos federal e estadual, da Fieb – Federação das Indústrias, da autoridade portuária e de operadores portuários no Estado. No canal do YouTube do Instituto Besc, encontra-se a gravação do debate na íntegra.
Foto: Conselheiros IBesc em visita ao terminal portuário
Se, por um lado, é chocante a falta de integração de modais nessa baía, há uma Bahia industrial que nos surpreende sobremaneira pelas suas realizações. Capitaneada pela Fieb, a indústria baiana está dando saltos da maior importância para a geração de riquezas no Estado, pela atração de novos investimentos na agroindústria, na mineração, metalomecânica, petroquímica, celulósica, e muito mais.
Na passagem do IBesc pela capital baiana, que também nos encheu de alegria pela remodelação urbanística da orla (está linda!), visitamos o Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (TECON), do nosso parceiro Wilson Sons, que está recebendo os trilhos para a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). A capacidade desse terminal vem crescendo exponencialmente nos últimos anos em razão dos altos investimentos em tecnologias e equipamentos portuários, pioneiros no Brasil.
Foto: Apresentação do Cimatec aos representantes do Ministério da Infraestrutura, do Ibesc e Valec
Ainda no TECON, visitamos o operador logístico Intermarítima, uma empresa familiar, sendo gerida também com os olhos voltados para o futuro, que acredita ser através da tecnologia que irá se superar e ganhar competitividade.
E foi na Bracell, o mais novo parceiro do IBesc para 2022, que conhecemos o estado da arte da indústria da celulose solúvel. Pensa num produto que utiliza essa matéria prima. Pensou? Certamente, você acertou! Da indústria alimentícia, cosmética, farmacêutica, tabagista, têxtil a tintas e esmaltes a celulose solúvel está em todas elas. E o apetite dos investidores asiáticos é grande. Estão em busca de novas áreas para aumentar o plantio do eucalipto, a árvore de onde extraem a celulose, para ser exportada para o mundo inteiro, gerando emprego, renda, riquezas e divisas para a Bahia e o Brasil.
Foto: Codeba – Cia. das Docas da BA, onde foi realizado a 37a Edição da ASPEN
Mas, então, no último dia em Salvador, entendemos de onde vem a formação inovadora e tecnológica do profissional baiano, que assegura competitividade às indústrias que estão no estado. Trata-se do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai/Cimatec), um dos principais centros de pesquisa brasileiros. Ali, tudo impressiona pela alta eficiência, performance , tecnologias de ponta, inovação por metro quadrado, podemos dizer! Para falar com justeza do que é essa instituição de ensino, pesquisa e manufatura tecnológica, criada pela Fieb, seriam necessários alguns megabytes de texto. Naturalmente, não dispomos desse espaço. Sugiro, portanto, aos que têm interesse por ciência aplicada e inovação tecnológica, que vão buscar conhecer o Cimatec.
Foto: Visita do grupo ao Polo Petroquímico de Camaçari – Fabrica da Bracell
Sugiro, ainda, a quem não conhece esse lado produtivo da Bahia, de portos, negócios do mar, indústrias de ponta que reserve alguns dias na sua agenda da próxima vez que for ao estado, celeiro das artes, da literatura, da intelectualidade, de todos os Santos e da indústria também!
Jussara Ribeiro é jornalista e presidente do IBesc.
José Aparecido Ribeiro é jornalista
www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com
Colabore com a manutenção deste blog anunciando, doando ou compatilhando!