Uma mobilização jamais vista na história de Belo Horizonte e do Estado para que foliões tenham todas as garantias de tranquilidade durante 7 dias, começando já na próxima quarta-feira (15)
Foto: Léo Bicalho – Divulgação – Leônidas Oliveira – Secult-MG
O governador Romeu Zema reuniu seu secretariado na manhã desta quinta-feira(9) para uma coletiva de imprensa no Palácio da Liberdade para anunciar total apoio do governo ao maior Carnaval já realizado no Estado de Minas Gerais, tendo BH como portão de entrada do Estado. Presentes, o maestro de toda essa articulação, o secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira e os colegas da Segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretário de Saúde, Chefe da Secretaria de Defesa Social e todo o gabinete do governador.
Uma mobilização jamais vista na história de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais para que foliões tenham todas as garantias de tranquilidade nos 7 dias de festa, que começa já na próxima quarta-feira (15) com o programação diversificada e eclética, iniciando com o concerto “Esquentando os Tamborins”, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.
São esperadas 10 milhões de pessoas exclusivamente para brincar o carnaval em Minas Gerais, sendo 5 milhões em circulação por BH, de acordo com dados da Belotur, que é a Empresa Municipal de Turismo da capital (soma dos 7 dias de movimentação de pessoas, moradores de BH e Região, além de turistas). Uma injeção de R$ 1 bilhão na economia de Minas. A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional, estima que neste mês de fevereiro 800 mil passageiros circulem pelo terminal que acaba de ser reformado e que virou atração turística para quem mora em na capital e Região Metropolitana.
O Governador foi enfático em sua fala: “Queremos um Carnaval seguro para o mineiro e também para os que vierem de fora. Nosso objetivo é que esse Carnaval transcorra com a maior tranquilidade tanto em termos de opção para quem quer descansar, viajando para cidades que estão se preparando para receber esses turistas, quanto para aqueles que querem aproveitar a folia porque gostam. Isso já está significando em diversas cidades, incluindo, Belo Horizonte, a ocupação quase completa da rede hoteleira, o que representa mais empregos, mais renda e também uma divulgação maior de Minas Gerais”, afirmou Romeu Zema, durante a coletiva no Palácio da Liberdade.
Foto: Foto: Léo Bicalho – Divulgação – Leônidas Oliveira – Secult-MG
A expectativa de ocupação hoteleira em Belo Horizonte é de 90%, segundo dados Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. Já no interior de Minas a ocupação deve girar na casa dos 65% a 90%, dependendo da região. A Secult trabalha em parceria com a Belotur na divulgação do estado e da capital em mercados emissores de turistas como São Paulo, Rio de Janeiro, capitais do Nordeste e até no exterior por meio das redes sociais, veiculando campanha digital nos veículos de turismo e mídia dos Aeroportos, além de cobertura e promoção dos destinos na Rede Minas e Rádio Inconfidência que fazem parte da estrutura do estado e chegam em praticamente todos os 853 municípios de Minas Gerais, sendo 400 deles com programação totalmente digital. Projeto da Empresa Mineira de Comunicação e Empresa Brasil de Comunicação – EBC. O jornalista Gustavo Mendicino comanda a Rede Minas.
Alternativas de sossego para quem não curte o tradicional e carnaval
Algumas cidades mineiras vão aproveitar o potencial de natureza para receber aqueles turistas que preferem tranquilidade no período de festas carnavalescas, geralmente barulhentas. Os que possuem cachoeiras em seus territórios, e eles somam mais de 255 municípios, estes vão integrar o Carnaval da Tranquilidade. Entre outros, Cidade do Prata, Turmalina, Formiga, São Gonçalo do Rio Preto, Caetanópolis , Caparaó, São Roque de Minas etc. Além disso tem atrativos para todos os gostos no Circuito das Águas, Região do Mar de Minas com apoio da Capitania Fluvial de Minas Gerais da Marinha, também no Lago de Três Marias, Várzea das Flores e até na Lagoa dos Ingleses em Nova Lima. As cidades que possuem produtos turísticos específicos como Catas Altas, Barão de Cocais e outros destinos históricos receberam total apoio da Secult-MG.
Quem escolher Belo Horizonte para curtir o carnaval, a programação gastronômica é rica e diversificada em toda a cidade. Será montado na Praça da Liberdade, o Atrium da Liberdade, um espaço para momentos de descanso, reposição de energias e convívio, com apoio da Copasa que vai distribuir copinho de água gratuitamente. Na programação oficinas, dicas de customização, maquiagem, música e dança, com destaque para os blocos afros, como Magia Negra e Orisamba, e oficinas de turbantes, além de intervenções de música e dança com direito a poltronas para descanso no entorno do Palácio da Liberdade. O espaço é de descanso e recarga de baterias, além de paqueras, claro.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira conversou com o Blog Conexão Minas e ressalta a importância do envolvimento de várias pastas do governo nesta empreitada que vai colocar Minas definitivamente no calendário nacional do carnaval. “Esta é a primeira vez na história do Estado de Minas Gerais em que o governo coloca o Carnaval como uma política de Estado porque há várias nuances que são importantes. Primeiro o cuidado com a pessoa humana visto que temos um fluxo grande de pessoas nesse momento. Por isso a saúde conosco, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, as políticas sociais e da cultura em si, pensando, sobretudo, no bem-estar das pessoas que são de Minas e dos turistas que nós estamos esperando”, destaca o Secretário que comanda a pasta.
Foto: Arilda Mac CLive – Leônidas Oliveira e Gustavo Mendicino – EMC
A segurança redobrada e atenção à Mulher – Campanha “Não é Não”.
Todas as forças de segurança do Estado vão trabalhar de forma conjunta e integrada preventivamente e repressivamente se necessário, utilizando drones, ciclo patrulhas, motocicletas e observadores em pontos estratégicos. Todo efetivo da PM, incluindo a parte administrativa está empenhada nas ruas para dar segurança aos foliões. Um dos focos neste ano estará no atendimento à mulher em ocorrências que envolvam assédio e importunação sexual em eventos de Carnaval. Além do acolhimento à vítima, haverá aplicação da Lei Maria da Penha com oferecimento de medidas protetivas de urgência.
Durante o período do carnaval, as Patrulhas de Prevenção à Violência Doméstica da PM, distribuídas em 128 municípios, serão empregadas exclusivamente no acolhimento à mulher em ocorrências que envolvam assédio e importunação sexual em eventos de carnaval. Serão ao todo 350 postos ativados por dia no Estado. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será ativado o Batalhão de Proteção à Mulher, composto por militares que compõe as Companhias de Polícia Militar Independente de PVD. O governo lançou a campanha “Não é Não”, que visa fortalecer a prevenção a crimes de ordem sexual.
O estado vai contar até com suporte aéreo para o carnaval
O CBMMG possui 4 aeronaves com equipe médica embarcada no Suporte Aéreo Avançado de Vida em condições de acionamento. Além de manter as equipes prontas para atendimento, o CBMMG realiza ao longo do ano diversas ações para redução do risco de desastres, como o afogamento. A estimativa é de que cerca de 350 militares sejam empenhados para atuarem exclusivamente no atendimento das demandas do carnaval de Belo Horizonte, totalizando aproximadamente 670 empenhos de bombeiros militares no período de carnaval, somente na capital mineira e região metropolitana.
Foto: Foto: Léo Bicalho – Divulgação – Leônidas Oliveira – Secult-MG
Na Sala de Operações do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que funciona na Cidade Administrativa, vai funcionar em status operacional pleno entre os dias 16 e 22 de fevereiro, monitorando todo o Estado de Minas Gerais, com atenção às ocorrências registradas pelo Estado e acionamento das áreas responsáveis sempre que necessária intervenção. Todas as instituições estaduais, federais e municipais que compõem o CICC estarão empenhadas no trabalho integrado e em alinhamento constante com o trabalho realizado no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (Cop-BH).
No CICC mais de 80 telas monitoram, 24 horas por dia e sete dias por semana, cerca de 1.300 pontos de Belo Horizonte e Região Metropolitana, além de rodovias pelo estado. Todo esse esforço de integração visa, em primeiro lugar, a tomada de decisões ágeis e inteligentes e, a partir daí, a otimização de recursos e a execução de ações coordenadas de segurança pública.
Saúde é foco de atenção do governo durante o carnaval
Foto: Fábio Baccheretti Vitor – Secretário de Saúde de Minas
O foco da Secretaria de Saúde são as ações de prevenção às ISTs que devem ser realizadas de forma contínua e são intensificadas durante as festividades do Carnaval. A Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais já realizou a distribuição de insumos preventivos para todas as Unidades Regionais de Saúde do estado, que são responsáveis pela remessa para os municípios. Foram enviados preservativos externos e internos, gel lubrificante, teste rápido para diagnóstico de HIV, triagem de Sífilis e Hepatites Virais B e C. A pandemia arrefeceu, e de acordo com o secretário de saúde Fábio Baccheretti Vitor, a população pode brincar o carnaval sem neuras.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG
www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Deixe sua sugestão de pauta e colabore com a manutenção deste Blog anunciando e doando pelo pix: 31-99953-7945