Uma das atrações é o estande de Minas Gerais que chamou atenção pelo projeto ousado do arquiteto Gustavo Penna
Foto: Leônidas Oliveira e Romeu Zema
Começou hoje e vai até sexta-feira (7) a maior feira de turismo da América Latina, a WTM Latin America no Expo Center Norte em São Paulo. O Blog vai acompanhar até quarta-feira (5) este evento que é um dos mais importantes do mundo na área do turismo. A feira é considerada a maior B2B de viagens e turismo do hemisfério Sul Americano e tem a finalidade de oferecer oportunidades de negócios num ambiente preparado para reunir compradores, influenciadores e profissionais da maior indústria sem chaminés do planeta, o turismo. O Brasil está engatinhando, mas possui potencial de crescimento significativo.
Foto: Deputado Professor Cleiton e Leônidas Oliveira
A feira este ano tem muitas novidades, e uma delas foi o badalado estande de Minas Gerais que chamou atenção pela montagem despojada e designer que remete a elementos do barroco Mineiro. O estande é um projeto do renomado arquiteto Gustavo Penna com 220 M2 de área. O arquiteto esteve com a esposa, presente na abertura. O estande fica ao lado dos anfitriões paulistas, local escolhido pelo secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, ele que comanda a pasta deste de agosto de 2020, quando assumiu e vem fazendo uma revolução no setor, transformando o turismo de Minas Gerais, um dos estados mais desejados pelos turistas nacionais e internacionais que visitam este pedaço do Brasil rico em diversidade, cultura, história e belezas naturais.
Foto: Marcelo Souza, Luiz Carlos Braga, Thiago Toscano e Monica Miranda
“Minas vive um momento único no turismo, somos o estado que mais cresce, mais do que a média nacional e temos que aproveitar este ambiente da WTM Latim América para conquistar novos mercados. Todos os player estão presentes aqui, e mais importante, abertos para negociações. Fizemos um estande que por si só é um atrativo. O Gustavo conseguiu captar nossa mensagem e esmerou no projeto junto com a equipe dele que aproveito para agradecer. O estande é a síntese do que representa Minas e as nossas fortalezas, um destino inclusivo que sabe tratar bem o turista e que tem muito a oferecer para quem busca diversidade, cultura, liberdade e aconchego, é isso que vamos mostrar neste cinco dias de WTM”, revela o secretário responsável pela pasta do turismo Mineiro
Foto: Jornalista Marden Couto, Luiz Carlos e Gustavo Mendicino
O secretário agradeceu a confiança do governador que esteve presente na abertura oficial da WTM ao lado do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o presidente da Embratur Marcelo Freixo e outras autoridades. “É a primeira vez que um governador de Minas Gerais comparece na WTM Latin America e estou muito feliz por isso, pois é uma prova inequívoca de que ele confia no nosso trabalho e na importância do turismo para o estado que ele governa com competência e paixão”, agradeceu o secretário que tem carta branca do governador para comandar o turismo, e não por acaso o sucesso bate à porta.
Foto: Leônidas Oliveira e Iris Duarte
A WTM Latin America reúne participantes de toda a cadeia de viagens e turismo latino-americana e mundial. O Expo Center Norte fica próximo ao terminal do metrô do Tietê, o que facilita o acesso de visitantes e expositores na maior cidade da América do Sul, cujos problemas de mobilidade são crônicos. Players da cadeia produtiva do turismo dos seguimentos de hotéis, locadoras de veículos, agentes de viagens, operadores, companhia aeras, imprensa especializada, organizadores de eventos, empresas de tecnologia encheram o pavilhão do centro de eventos neste primeiro dia de feira, que promete recorde de público e negócios.
Foto: Abertura oficial da WTM – Estande de Minas Gerais
O Governador de Minas Romeu Zema discursou na abertura da WTM e destacou a importância da indústria do turismo para o Brasil, e em especial para Minas Gerais que vem se destacando com competência. “Nosso estado acordou para o turismo, e não é por acaso, temos trabalhado com profissionalismo diuturnamente para permitir que o turista desfrute dos atrativos que são muitos e são únicos. Somos um povo acolhedor e esta qualidade virou atrativo além da riqueza cultural, história e patrimônio naturais, viramos um dos 10 destinos mais acolhedores do mundo, segundo o site de reservas Booking.com”, lembrou o governador que está sendo cotado como nome de peso para a sucessão presidencial de 2026.
Foto: Prefeito de Ouro Preto – Angelo Oswaldo
Quem esteve na abertura ao lado do governador foi o deputado estadual Professor Cleiton (PV-MG) que fez questão de citar o case da Catedral de Notre-Dame de Paris. O professor lembrou que antes do incêndio que destruiu parte do teto da catedral, 6 milhões de turistas visitavam este ponto turístico de Paris: “Depois do incêndio, o numero passou para 9 milhões. Reparem que o turismo movimenta multidões por razões diversas, e o estado de Minas Gerais tem um potencial de crescimento gigantesco para ser explorado”, lembrou o parlamentar. Professor Cleiton parabenizou o secretário Leônidas pelo trabalho e o governador Romeu Zema por dar a liberdade para que o turismo seja promovido, levando o nome de Minas para o mundo pelas mãos dos profissionais da Secult-MG.
Foto: Natália Dornellas, João Carlos Cursino, Gustavo Penna e Maria Cristina Penna
Na WTM expositores e público encontram informações e ambientes de negócios para produtos relacionados ao turismo dos cinco continentes. Além disso, a feira é uma oportunidade de aprendizado, pois vai oferecer cursos, treinamentos e conferências importantes nos três teatros que os organizadores estão disponibilizando para os participantes: Explore Trends, Explore Technology e Explore Transformation, conteúdos atuais que serão ministrados por renomados profissionais e estrelas do setor.
Foto: Deputado Professor Cleiton e a Esposa Elaine Mangiapelo
Quem acha que é só trabalho, engana-se, pois não vai faltar entretenimento para os expositores e os visitantes durante estes cinco dias de feira. A WTM Latin America de 2023 está sendo um caldeirão cultural transcontinental com muita música, dança e gastronomia, representando um encontro de culturas em escala planetária. E isso inclui também as iguarias. Minas trouxe na mala o Mercado Central com os queijos, doces e a boa cachaça.
Foto: Estande de Belo Horizonte na WTM Latin América
O último encontro do gênero em 2022 promoveu mais de seis mil reuniões batendo recorde de adesões. Este ano as perspectivas são de que haja um incremento de 20% nos negócios, de acordo com o CEO da WTM, Daniel Zanett, “Este ano, com a Covid perdendo status de pandemia para endemia, as pessoas estão mais seguras e o engajamento será ainda maior”, relata Zanetti, que discursou na abertura e chamou atenção para a importância do tema tecnologia, que deve ser o protagonista da feira.
Foto: Secretário Sérgio de Paula ladeado de Maria Aparecida, Paula Cusinato e Eduardo Galine, todos de Uberaba
“Esperamos os influenciadores digitais, que até pouco anos atrás não eram foco para ações de marketing das corporações e que este ano vem com força total”, destaca. Daniel lembra da importância da plataforma de agendamento ConnectMe, ás reuniões e conexões, que foi customizada para a WTM Latin America. “Esperamos conteúdos qualificados por meio de debates, palestras e cases centrados em temas como diversidade, inclusão, sustentabilidade e ESG, com foco em dados e experiências com potencial para transformar o turismo”, encerra o organizador deste gigantesco evento que vai até sexta feira na capital paulista.
Estiveram presentes na abertura da WTM o presidente do CDL BH e do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva; o Prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, que também é presidente dos Circuitos Históricos; o diretor da CVC, Fabio Marden, que anúncio inclusão de roteiros da operadora para Minas Gerais; a primeira dama do Servas, Christiana Noronha Renault de Almeida, o superintendente do Mercado Central, Luiz Carlos Braga; os Secretários Fernando Passalio, João Paulo e Thiago Toscano; o presidente da EMC Empresa Mineira de Comunicação, Rede Minas, Gustavo Mendicino, o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Palacio das Artes, Sérgio Rodrigo Reis; a superintendente de Marketing da Secult-MG, Natália Dornellas e a chefe da Comunicação, a jornalista Luciana Melo Borges.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG
www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Este jornalista é associado da Abrajet Nacional
Faça sua sugestão de pauta, colabore com a manutenção deste Blog anunciando e doando: Pix para doações: 31-99953-7945