A interferência da indústria alimentícia nos hábitos nutricionais humanos tem sido cada vez mais agressiva
O tema da Live Especial desta quarta-feira (4) é instigante e tem a ver com a saúde diretamente em sua essência. O Médicos pela Vida & Aliança Medicina e Pedagogia Antroposófica trazem para o centro do debate a “Nutrição e o Desenvolvimento Saudável”.
Nas últimas décadas, a interferência da indústria alimentícia na alimentação humana tem sido cada vez mais agressiva, com oferta de alimentos ultraprocessados e campanhas de marketing sistematizadas capazes de mudar hábitos e interferir nas decisões alimentares.
Mais recentemente, sob o pretexto de proteção ambiental, tem-se combatido o consumo de carne, restringindo o espaço de cultivo e a prática da agropecuária (como ocorreu na Holanda) com incentivo ao consumo de proteína de insetos.
No entanto, sabe-se que a ética da indústria alimentícia não é a mesma da medicina. As alterações dos hábitos alimentares têm convergência com a reengenharia social, com a “indústria da doença”, e sobretudo com as metas da Big Pharma, nem sempre “republicanas”.
A nutrição é hábito estruturador da saúde e da civilização, ela determina a capacidade digestiva e a assimilação dos nutrientes advindos da dieta, sendo um dos aspectos determinantes da boa saúde do indivíduo.
Se não é realizada adequadamente, gera campo fértil para doenças agudas e crônicas, tais como diabetes, obesidade, alergias e intolerâncias, câncer, doenças hepáticas, doenças inflamatórias e outras do coração.
Para ampliar o diálogo, o MPV em parceria com Aliança Medicina e Pedagogia Antroposófica convidou três nomes de peso duas da medicina e uma da nutrição para o debate desta quarta-feira (4) às 20h30. São elas:
Dra Maria de Fátima Oliveira Antunes é Nutricionista, Terapeuta natural, Nutricionista Integrativa com especialização em: Orientação Antroposófica; Fermentação de Alimentos; Florais de Bach e Quânticos; Auriculoterapia; Aromaterapia; Orientação em Agricultura Urbana Biodinâmica; Trabalha com grupos familiares em Home Care e atendimento clínico.
Dra. Gina Pontes (Curitiba/PR) é formada em medicina pela UFPA. Especialista em pediatria. Pós-graduada em UTI infantil, medicina ortomolecular, nutrologia, medicina estética. Médica pediatra do Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba. Mãe do Heitor de 11 anos e da Bianca de 10 anos.
Dra. Ana Cristina Lemos Malheiros é médica psiquiatra, formada na UFMG, e com certificado internacional em Medicina Antroposófica. Com 35 anos de atuação, participa de atividades educativas sobre Bioética na pandemia e consequências para a saúde física e psíquica. Com ênfase profissional em promoção da saúde e desenvolvimento humano. É articuladora de grupos de participação social para defesa da vida, da verdade e da liberdade.
Médicos pela Vida;
Aliança Medicina e Pedagogia Antroposóficas;
Links para acesso:
https://medicospelavidacovid19.com.br/live/
https://gettr.com/user/medicospelavida
Associe-se ao MPV, acessando o site www.medicospelavidacovid19.com.br – Doe para o MPV pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001- 53
José Aparecido Ribeiro é jornalista e Assessor do MPV
www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com WhatsApp: 31-99953-7945