O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi um dos homenageados com a comenda “Mérito Girolando”, concedida a personalidades que vêm contribuindo para o avanço da pecuária leiteira nacional
Foto: Megaleite – Reprodução Megaleite
A 18ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite 2023) coincide com o feriado prolongado de Corpus Christ em Belo Horizonte e encerra hoje no Parque de Exposições da Gameleira. Começou na última quarta-feira (7) e vai até a noite deste sábado (10). Participam criadores das principais raças leiteiras do Brasil, realizando negócios expressivos que devem passar de R$80 milhões.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi um dos homenageados com a comenda “Mérito Girolando”, concedida a personalidades que vêm contribuindo para o avanço da pecuária leiteira nacional. Zema foi agraciado na categoria Liderança Nacional. A homenagem foi entregue durante a solenidade de abertura oficial na manhã de quarta-feira (7).
Foram homenageadas lideranças do agronegócio, como o presidente da FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo, a chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Elisabeth Nogueira Fernandes, o presidente da Cooperativa Central de Produtores Rurais (CCPR), Marcelo Candiotto, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid.
A lista de agraciados ainda conta com a deputada federal Ana Paula Leão (Progressistas) e com os criadores Afonso Celso de Resende, Antonio de Souza Salgueiro, José Afonso Bicalho e Marcos Amaral Teixeira. Na abertura do evento estavam presentes diversas autoridades políticas do país, de lideranças do agro e de pecuaristas do Brasil e da América Latina.
São mais 1.500 animais das raças bovinas Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Pardo-Suíço, Jersey, Guzerá, Sindi, Simental, Simbrasil, além de Búfalos. Eles estão concorrendo nas competições de julgamento e torneio leiteiro. A Megaleite é uma vitrine internacional importante para a pecuária brasileira, oportunidade de mostrar durante os quatro dias de evento, toda a evolução genética dos animais.
Na solenidade, o governador Romeu Zema salientou a importância da agropecuária em Minas Gerais e reforçou o compromisso com o setor. “O agro para o estado é importantíssimo. Tem batido recordes na exportação, na participação no PIB, e, também, figura como um dos grandes geradores de empregos para Minas Gerais. Isso demonstra a importância desse setor que vai continuar recebendo nosso total apoio“, salientou Romeu Zema que é um dos líderes políticos cotados para a sucessão presidencial de 2026.
O Blog conversou com Domício Arruda, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, entidade organizadora do evento e ele destaca que além dos produtores nacionais, vários criadores internacionais estão participando do evento: “Incentivamos a participação de criadores de todo o Brasil, por meio de descontos graduais nas inscrições de animais Girolando e foi um sucesso a ação. A Megaleite tem cumprido seu papel de ser uma vitrine internacional da genética leiteira nacional e, a cada ano, apresenta animais de extrema qualidade. Além disso, é a oportunidade de a comunidade conhecer as inovações que vêm ocorrendo no campo para a produção de leite de qualidade”, relata o presidente.
A Megaleite recebeu milhares de visitantes do Brasil e de outros países interessados em conhecer as novidades do setor. Mais de 100 empresas expositoras estão participando. A feira está promovendo leilões, mostra de animais, eventos técnicos e culturais, uma vila gastronômica com a melhor comida mineira, dentre outras realizações e vai até domingo 11 de junho.
O evento tem como Parceiro Premium a Embaré; Parceiros Master: ALLFLEX, Tortuga, uma marca DSM, Agener União, UCBVET, Sobcontrole Fazenda, Berrante, Agroceres Multimix, Zoetis, Mosaic Fertilizantes, Alta, GENEX Brasil; Canal Master: Terraviva; Apoio Master: Bebamaisleite. Para o engenheiro Ricardo Catão que é produtor de leite e construtor, diretor do Sinduscon e do Seconci, o Megaleite está consolidado e é uma oportunidade de fortalecimento do setor.
Ele lembrou ainda que paralelamente ao Megaleite são realizados vários eventos como palestras técnicas, o Congresso da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos, reunião da Câmara Setorial do Leite da CEPA/SEAPA, 6º Encontro Regional Reunião do Conseleite-Minas, reunião da Comissão Técnica da Pecuária de Leite da FAEMG/SENAR. A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando publica durante o evento o Sumários de Touros e de Fêmeas do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando.
Foto: reprodução Megaleite – Eng. Ricardo Catão
“Para quem gosta de queijo, a Megaleite acontece paralelamente ao Festival do Queijo Minas Artesanal e Seminário Técnico do Queijo Artesanal. O público está degustando produtos de regiões reconhecidas na produção de queijo artesanal no estado, incluindo vários premiados no Concurso Mundial em Tours na França”, ressalta o engenheiro Ricardo Catão.
Quem acha que acabou, engana-se, o evento teve a participação de chefs de cozinha, além da exposição de cafés, azeites, cervejas artesanais, cachaça, mel e outros produtos típicos do estado. O festival é coordenado pela FAEMG.
Na parte comercial, a Megaleite realiza ao todo oito leilões de bovinos, permitindo aos visitantes adquirirem exemplares de alto valor genético das raças Girolando e Gir Leiteiro. A agenda de remates começou na terça-feira (6) e terminou ontem, sexta-feira (9) com todos os eventos ocorrendo no interior do Parque da Gameleira.
Fonte: Assessoria de Comunicação Megaleite
José Aparecido Ribeiro é jornalista
www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Este blog é acessado mensalmente por mais de 200 mil pessoas, boa parte delas formadoras de opinião, e você pode ajudar na manutenção anunciando, doando e compartilhando seu conteúdo. Doe pelo pix: 31-99953-7945