A ironia refinada do advogado especialista sugere uma pergunta: Como estão sendo tratadas as conexões da Cemig SIM, empresa do mesmo grupo, será com a mesma régua?
Foto: Reprodução internet – Portal Ekko Green
POR: Dr. Thiago Bao Ribeiro – Advogado Especialista em Geração Distribuída
“Já presenciamos muitas inovações no mundo da energia, mas a CEMIG D superou todas as expectativas, apresentando a mais nova fronteira na geração de energia solar: a energia solar noturna! Sim, você leu corretamente.
Após avaliar um pedido de conexão de uma usina solar fotovoltaica de potência instalada de 75kW, a CEMIG D descobriu que a única maneira “viável e de menor custo global” para lidar com uma inversão de fluxo de potência seria restringir a injeção de potência da microgeração ao sistema elétrico no horário das 19:00h às 05:00h.
Nesse exato momento, engenheiros ao redor do mundo devem estar coçando a cabeça, pensando: “Por que não pensamos nisso antes? Energia solar à noite, é claro!” Esqueça aquela antiga ciência que nos ensinava que a geração de energia solar ocorre durante o dia quando o sol está brilhando. Em vez disso, acenda a lua! Ou talvez as estrelas? Cometas, talvez?
A pergunta que não quer calar é: a CEMIG D encontrou uma nova fonte de luz, desconhecida para a física até hoje, capaz de gerar energia fotovoltaica durante a noite, ou simplesmente negligenciou a Resolução 1.000/2021 da Aneel, que especifica que as restrições de injeção devem ser condizentes com o tipo e fonte de geração de energia?
É preciso lembrar que tal resolução tem por base o princípio da razoabilidade, que não parece ter sido aplicado neste caso. O mais interessante é que os estudos que levaram a CEMIG D a essa conclusão mirabolante de “injeção noturna” não foram apresentados ao consumidor, uma violação clara da regulamentação.
Afinal, quem não gostaria de ler esses estudos que desafiam as leis da física? Aguardamos que a CEMIG D revele sua inovação na geração de energia solar noturna ou simplesmente cumpra com as regulamentações em vigor. Afinal, em um mundo onde a energia solar é produzida à noite, tudo é possível, não é mesmo?”
A prova do “crime”, assinada pela Cemig:
José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor do Blog
www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Este blog é acessado mensalmente por mais de 200 mil pessoas, boa parte delas formadoras de opinião, e você pode ajudar na manutenção anunciando, doando e compartilhando seu conteúdo. Doe pelo pix: 31-99953-7945