Para debater em alto nível um tema de tamanha relevância, o MPV convidou 4 médicos com larga experiência no tratamento das arboviroses
A 93ª Live Comunica Médicos pela Vida de terça feira (29) às 20h30 traz para o centro do debate um tema que vem ocupando a agenda da saúde brasileira, as arboviroses transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypt e que são doenças endêmicas no Brasil, tanto nos ambientes silvestres como também nos urbanos.
A dengue conhecida há décadas ganhou a companhia da Chikungunya e da Zika vírus e possuem sinais e sintomas distintos. Os surtos recorrentes dessas arboviroses trazem muita preocupação para as autoridades sanitárias e para os gestores em saúde.
Recentemente, a comunidade médica e a sociedade receberam a notícia de que uma vacina para dengue poderia ser a solução no controle de casos e que diferente da antiga vacina, a Dengvaxia não incorreria no fenômeno ADE (tradução de amplificação anticorpos dependentes). O tema virou polêmica nas redes sociais e sugere perguntas: Afinal, o SUS não deveria prover essas vacinas para a população?
Para debater em alto nível um tema de tamanha relevância, o MPV convidou 4 médicos com larga experiência no tratamento das arboviroses, que atuaram e atuam no front da saúde pública. Vamos conhecer as propostas que permitem a prevenção dos quadros graves enquanto as vacinas não chegam.
Apesar das entidades médicas não reconhecerem nada além de hidratação e antitérmicos, alguns protocolos já foram publicados oficialmente e são adotados por médicos hipocráticos de forma segura e eficaz.
Na bancada de 93ª Live Comunica Médicos pela Vida:
Dr. Paulo Olzon Monteiro da Silva é medido formado pela Escola Paulista de Medicina, hoje Unifesp. Fez clínica médica e nefrologia, foi preceptor da disciplina de nefrologia e pronto socorro, além de coordenador da residência de clinica médica da mesma escola onde também atuou como professor na cadeira de doenças infecciosas e parasitárias. Foi médico do hospital Emílio Ribas, onde coordenou a residência médica por 15 anos. Por ocasião do programa televisivo TV House, foi citado em quatro páginas da então imparcial revista Veja como sendo o house médico brasileiro na arte de fazer diagnóstico. Na mesma ocasião os Jornais Agora, do grupo Folha, Jornal da Tarde e Grupo Estadão, quando os mesmo ainda faziam jornalismo, citaram o médico com significativo destaque pelo seu trabalho e reconhecimento público. Dr. Paulo Olzon foi colunista de saúde da BandNews FM.
Dra. Maria do Carmo Barbosa da Mota é formada em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, foi servidora do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social INAMPS) 1979-1981. É Oficial Médica concursada da Primeira Turma de Oficiais Femininos na Marinha de Guerra Brasileira tendo sido primeiro lugar no concurso – Hoje na reserva. Médica Intensiva com pós graduação em Saúde Coletiva pela Universidade de Ribeirão Preto. Tem pós graduação em Controle Descentralizado em Endemias pelo Centro de Pesquisas Ageu Magalhães/Fiocruz. Tem mestrado em Epidemiologia pela UFPE. Médica concursada da SES de PE e da Funasa/MS. Supervisora Médico-Pericial no Ministério da Previdência e Assistência Social e Ministério do Planejamento. Ocupou chefias na Secretaria de Saúde de Pernambuco. Foi chefe da Divisão Regional de Auditoria em Perícia Médica no INSS em Recife. É médica da Associação Médicos pela Vida Covid-19 desde abril/2020. Participou como palestrante nos dois congressos mundiais sobre Covid.
Dra Gelse Campos é medica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Tem Pós doutorado em Clínica Médica, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, com o tema Viroses Emergentes e Conhecimento Médico. Especialista em Virologia Clínica e Epidemiologia de Doenças emergentes, Dengue, Hantavirose, Influenza, HIV/AIDS, medicina preventiva e vigilância ambiental. Especialista em Terapêutica Homeopática e Medicina Chinesa em São Paulo. Atua em Medicina de Urgência e Pronto Atendimento de Clínica Médica.
Dr. Jandir de Oliveira Loureiro Junior é formado pela UNI-RIO, concursado na rede municipal do SUS – RJ, Pós graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Medicina do Trabalho no Hospital Santa Casa do RJ e RQE em ultrassonografia – Foi emergencista durante a pandemiano Polo Gripal de Silva Jardim, município que manteve um dos menores índices de letalidade por Covid em todo o estado do Rio. E Coordenador das Lives Comunica Médicos pela Vida.
Links para acesso:
HTTPS://medicospelavidacovid19.com.br/live/
HTTPS://gettr.com/user/medicospelavida
Associe-se ao MPV, acessando o site www.medicospelavidacovid19.com.br – Doe para o MPV pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001-93
José Aparecido Ribeiro é jornalista e ancora do MPV
www.conexaominas.com