O vice-governador Mateus Simões foi o porta voz de Minas ao lado do secretário Leônidas Oliveira da Secult-MG em visita oficial a Paris na França
Foto: Secretário Leônidas Oliveira, Embaixador Ricardo Neiva e vice-governador Mateus Simões
A França é o país mais visitado na Europa, e Paris é disparado a cidade que mais recebe turistas no velho Continente, foram mais de 44 milhões de viajantes em 2022 . E isso é motivo mais do que suficiente para o governo de Minas iniciar uma força tarefa em prol do intercambio cultural e de turismo com a Cidade Luz.
Na semana que passou, enquanto o Brasil homenageava os mortos, o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, acompanhado pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, cumpriam compromissos oficiais na Capital Francesa, estreitando relações com autoridades e players da cultura e do turismo em busca de investimentos e parcerias para o estado que eles governam com grande aprovação popular.
O primeiro encontro oficial foi na manhã da última quinta-feira (2) com o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva. No encontro, foram discutidas as intenções do governo de Minas em estreitar relações com o país europeu que é exemplo para o mundo no turismo. Com um olho no peixe e outro no gato, o secretário de Cultura e Turismo, foi ao encontro sabendo que em 2025 está de volta o Ano do Brasil na França, simultaneamente ao Ano da França do Brasil.
Razão da Missão Mineira em Paris
O Blog conversou com o vice-governador e com o secretário por telefone e eles estão otimistas com a visita: “A conversa com o embaixador foi muito importante para abrir a missão aqui em Paris. As relações do Brasil com a França são antigas e estão baseadas em uma série de negociações e trocas tanto comerciais como culturais. Como essa nossa viagem tem uma força grande na questão do turismo e da cultura, foi importante, por exemplo, ter algumas notícias do Ano do Brasil na França e da França no Brasil, porque nós temos grandes expectativas de trocas de mostras – aqui e lá. Também foi importante para entender um pouco da situação atual das trocas do Brasil e França para a gente começar a desenhar uma forma de aprofundar a relação de Minas Gerais neste cenário”, comentou o vice-governador, percebendo as oportunidades do país europeu para Minas.
Mineiro tem fama de ser bom anfitrião e não por acaso o site de reservas Booking.com elegeu dois destinos de Minas entre os dez mais acolhedores do planeta, em 2021 e 2022: São Bartolomeu e Lavras Novas. Sabendo disso e como bom mineiro, o Professor Mateus Simões não perdeu a oportunidade de levar na mala um mimo para o embaixador. A lembrancinha foi uma queijeira de cerâmica típica do artesanato do Vale do Jequitinhonha.
Foto: Embaixador Ricardo Neiva, vice-governador Mateus Simões e secretário Leônidas Oliveira
Ir a Paris e não levar um queijo na bagagem, seria uma desfeita e por isso mesmo o embaixador recebeu dos visitantes mineiros algumas peças da especiaria que está em vias de se transformar em patrimônio imaterial do estado, os três de procedência: O queijos Juá do Serro, e o Pingo do Mula e Roça da Cidade ambos da região da Canastra. Ricardo Neiva recebeu também das mãos do secretário Leônidas um pacote do café de Campos Altos, deixando o diplomata brasileiro satisfeito com a originalidade dos presentes. Nada combina mais do que uma xícara de café e um queijinho de Minas.
O secretario Leônidas lembrou que um dos principais motivos da missão do Governo de Minas Gerais na Europa é exatamente fortalecer a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, processo já iniciado e que aguarda parecer oficial.
“A presença do Professor Mateus comandando as agendas em Londres e Paris possui um significado muito especial e traduz a centralidade das políticas públicas de Cultura e do Turismo para o Governo de Minas. Unesco, eventos internacionais para Minas, turismo: é nossa cultura no mundo e o mundo na direção de Minas”, observou o secretário que não para.
Visita à sede da Unesco
Aproveitando a viagem, o secretário e o vice-governador visitaram no número 7 da PIace de Fontenoy a sede da Unesco – Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura, obra dos arquitetos Bernard Zehrfuss, Pier Luigi nervi, Marcel Breuer, inaugurada e 3 de novembro de 1958. O secretário estava se sentindo em casa, pois como arquiteto de formação, elegeu como tema do seu doutorado, a Cultura no Velho Continente. Leônidas é MC e PhD em Cultura Européia pela Universidade de Valladolid na Espanha, outro país que leva o turismo muito a sério.
A missão segue na próxima semana com visitas agendas na capital Britânica – Londres e o blog fica de olho acompanhando a empreitada, trazendo informações sobre a investida do governo de Minas em solo europeu.
Veja a programação da missão brasileira chefiada pelo vice Governador Mateus Simões:
02/11/2023 – Visita oficial – Embaixada do Brasil na França – Embaixador Ricardo Neiva Tavares.
Encontro com o empresário Antônio Cançado de Araújo – Monsieur Pão de Queijo.
03/11/2023 – Reunião Delegação Permanente do Brasil junto à UNESCO – Embaixadora Paula Alves de Souza (Queijo Minas e Geoparque de Uberaba).
Visita ao Centro Georges Pompidou – Gaële de Medeiros e Elisa Vignaud – Parcerias e exposições em Minas Gerais .
Visita ao Museu Quai Branly – Christine Drouin, Chih-Chia Chung e Clément Touger.
04/11/2023 – Assinatura Protocolo de Intenções Copa do Mundo de Mountain Bike Araxá – Warner Bros Discovery Sports.
Em Londres a partir do dia 06/11 a comitiva visita o WTM – World Travel Market – Visita técnica.
Visita oficial – Embaixada do Brasil em Londres – Embaixador Antônio de Aguiar Patriota.
Retorno ao Brasil no dia 7/11.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG
www.conexaominas.com – Wpp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com
Colabore com este Blog cuja a audiência é de 100 mil visualizações mês, anunciando, doando e compartilhando o seu conteúdo. Pix para doações: 31-99953-7945