Carnaval 2024 une governo de Minas e Prefeitura de BH em lançamento oficial no Palácio da Liberdade

Governador de Minas e o Prefeito de Belo Horizonte estiveram juntos no Palácio da Liberdade para o lançamento do Carnaval 2024 

Foto: Secretário Leônidas Oliveira em discurso no Palácio da Liberdade

A solenidade de lançamento do Carnaval de Belo Horizonte, versão 2024, aconteceu na tarde desta quinta-feira (14) no Palácio da Liberdade com a presença do Governador Romeu Zema e do Prefeito de BH, Fuad Noman. Além de secretários do governo, incluindo o de Cultura e Turismo do Estado,  artífice do projeto de requalificação do Carnaval, Leônidas Oliveira; o presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Azevedo; o presidente da Belotur Gilberto Castro; o Comandante do Policiamento da Capital, Coronel Micael Henrique Silva, vereadores e representantes das forças de defesa do estado e do município; representantes do trade turístico e a ex-Secretária de Turismo e ex deputada Maria Elvira Sales Ferreira.

Uma união poucas vezes vista em prol de um evento que a cada ano ganha importância e robustez. O Carnaval de BH que por muitos anos exportava foliões, se consolida como um dos mais desejados e seguros do país. Em 2022, de acordo com estatísticas da Polícia Militar, nos 4 dias de folia, não foi registrado nenhuma ocorrência relevante de crimes em locais de grandes aglomerações. Um fato raro e que mostra a eficiência da Policia Militar de Minas Gerais que marcou presença com todo o seu efetivo de 48 mil militares, não só em BH, mas em todo os 853 municípios do Estado.

Foto: Prefeito Fuad Noman no Palácio da Liberdade

As estimativas da Belotur – Empresa Municipal de Turismo, segundo o presidente Gilberto Castro é que a cidade quebre todos os recordes de público em 2024. São esperados foliões do interior de Minas, do Brasil e do exterior. Os números são controversos, pois fala-se em 6,7 milhões de pessoas nas ruas. Porém, a matemática confunde as pessoas, uma vez que a população de BH é de 2.316.560 habitantes. A cidade não suportaria nos 4 dias um contingente de pessoas deste tamanho. Sobretudo se considerarmos os graves problemas de mobilidade urbana que a BH enfrenta. 

A conta, para melhor compreensão é feita somando a quantidade de eventos e o número de pessoas (foliões) que participam deles durante os 4 dias oficiais do carnaval. Uma mesma pessoa pode participar de vários blocos espalhados pela cidade e a somatória destas participações, segundo a Belotur, faz o cálculo chegar neste número de 6,7 milhões de presenças no conjunto da festa. Um bom termômetro para medir a temperatura do evento é a hotelaria da cidade que possui 20 mil quartos e, segundo dados da  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-MG, todos eles estarão lotados durante os 4 dias de folia.  

Foto: Entrevista coletiva – Romeu Zema, Leônidas Oliveira, Gilberto Castro e Fuad Noman

O próprio governador, que se auto intitula um disseminador do turismo mineiro por onde vai, por ossos do ofício e pelo sotaque, contou para os convidados presentes no lançamento que ao indagar um conhecido se viria a BH para o carnaval, recebeu a informação de que ele tentou fazer reserva na capital e não conseguiu face a alta taxa de ocupação. Se considerado os quartos de hotéis das 13 cidades vizinhas a BH, ligadas umbilicalmente, o número chega a 50 mil vagas. Ou seja, só nos meios de hospedagem oficiais podemos contar 200 mil pessoas de fora. 

Mas o prefeito Fuad Noman em seu discurso lembrou que milhares de pessoas ficam em casas de parentes ou em quartos particulares alugados para receber foliões especialmente do interior de Minas Gerais e de outros estados. É impossível um número real, mas estima-se que seja próximo de 400 mil pessoas de fora da capital.

O executivo municipal fez questão de destacar a segurança como atrativo e não escondeu as limitações da prefeitura para a realização do maior evento da cidade, que hoje figura entre os maiores do país, e por isso a importância da parceria com o estado. “Temos consciência das nossas limitações e razão pela qual queremos agradecer ao secretário Leônidas e ao Governador Romeu Zema o apoio para a realização no carnaval. As vezes perdemos o controle do tamanho do evento, foi isso que aconteceu com o carnaval que começou pequeno e hoje é um dos mais procurados do país, caminhando para ser o maior, porque não?” Indaga o prefeito com bom humor. 

Foto: Secretário Leônidas Oliveira, Bárbara Botega – Secom, Robhson Abreu – Jornalista e Coronel Mikael – CPC

“O carnaval de BH é antes de tudo um evento de paz, e isso ficou provado em 2023 quando nenhuma ocorrência significativa foi registrada pela nossa eficiente Policia Militar que eu aproveito para agradecer ao Coronel Micael. Aqui todo folião tem o direito de se divertir com tranquilidade, sem se preocupar com violência. É muito provável que em nenhuma outra capital do Brasil esta segurança ocorra com tanta eficiência para as mulheres, população LGBTQIA+ e para as crianças. Aqui prevalece a liberdade, o clima de festa que é o desejo de quem sai para as ruas de BH em busca de diversão com a certeza de que será protegido”, destacou o secretário de Cultura e Turismo de Minas. 

Leônidas lembrou ainda dos números surpreendentes de Minas Gerais no cenário nacional. “O IBGE mostrou que o turismo em Minas foi o que mais cresceu entre todos os outros estados, foram 130% a mais do que os outros, e não foi por acaso, foi graças a nossa maior virtude, que é a de receber bem e de acolher com carinho as pessoas que nos visitam. Aqui em Minas o turista se sente abraçado e se transforma em um disseminador natural da nossa cultura e hospitalidade. Não é também por acaso que o site de reserva Booking.com elegeu Minas como um dos 10 destinos mais acolhedores do planeta, numa eleição que teve o turista como balizador”, ressaltou o secretário. 

Foto: Solenidade de lançamento do carnaval 2024

Além disso o titular da pasta de turismo chamou atenção para a importância do trabalho da imprensa atribuindo todo o sucesso do carnaval a ela, que segundo ele, cumpriu seu papel de disseminadora. Lembrou que cabe aos agentes públicos oferecer a estrutura, mas que sem a imprensa fazendo o seu trabalho, levando informações fidedignas do que é o carnaval de BH, o ciclo virtuoso não se fecharia: “Cada um fazendo a sua parte e todos focados na consolidação da cidade como destino consagrado para carnaval, numa cidade que já foi praticamente fantasma neste período do ano, quando todo mundo saia em busca de praia ou de destinos no interior que realizam o carnaval. Eles continuam existindo e recebendo turistas, não perderam público, numa perfeita harmonia com a capital”, encerrou Leônidas Oliveira.

Há quem diga que a ala da esquerda do governo municipal bateu palmas para a parceria, o que não é muito comum em se tratando de um governador de direita confesso que é do Partido Novo liderado por Zema. A parceria com a Prefeitura mostra a preocupação do governo estadual com a capital. No seu discurso, Romeu Zema abriu dizendo que os recursos para o Rodoanel, para o Metrô, Linha 2 do Barreiro e as obras de contenção de enchentes na Av. Tereza Cristina, estão todas garantidas e já não dependem mais da vontade de quem sucedê-lo, é fato consumado.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – 31-99953-7945

Colabore com a manutenção deste blog anunciando, doando e compartilhando o seu conteúdo. Pix para doações: 31-99953-7945 

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas