A segurança e a diversidade inclusiva são destaques na Virada da Liberdade – 30 mil pessoas devem passar a noite de Réveillon na Praça da Liberdade em BH
A segunda edição da Virada da Liberdade cresceu e vai receber do Governo de Minas a infraestrutura necessária para fazer bonito com os turistas de todo o país que estarão em BH no Reveillon de 2024, colocando a cidade na prateleira dos destinos nacional mais desejados. O palco para este espetáculo é o Circuito Liberdade que vai oferecer múltiplas opções de música, artes visuais, criatividade, dança, gastronomia com destaque para Cozinha Mineira.
Além da decoração que já está instalada na Praça da Liberdade e que atrai moradores e turistas de todas as partes, a Virada da Liberdade vai oferecer espetáculo tecnológico de luzes, show de drones e surpresas instigantes. A grade de eventos inclui manifestações populares reunindo no mesmo espaço o ancestral e o urbano. Os organizadores esperam 30 mil pessoas na Alameda da Praça e no seu entorno, entre turistas e moradores da Capital e das cidades que fazem parte do Projeto Natal da Mineiridade.
A Virada da Liberdade tem impactos positivos na economia, com destaque para hotelaria que por muito anos ficava completamente vazia neste período do ano. A aposta do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura e da Fundação Clóvis Salgado, visa além da promoção do turismo, a geração de empregos. Nos dias que antecedem o evento um volume expressivo de pequenos comerciantes aproveitam para faturar. Os empregos diretos e indiretos ligados ao evento somam mais de 1,5 mil.
O Blog conversou com o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira que vem fazendo uma revolução no setor: “Minas Gerais está na liderança do turismo nacional, crescendo 100% acima da média e ultrapassando todos os estados no crescimento da atividade econômica. No ano passado, criamos mais de 100 mil empregos na economia da criatividade e no turismo, e neste também chegaremos perto dos 100 mil empregos. Quase 30% dos empregos criados na gestão são da área do turismo e da cultura, que é eminentemente comercial. Esses números são objetivos dos programas Mais Turistas e Minas Criativa, e a Virada da Liberdade é uma festa de paz, de união, para celebrar esse bom momento de Minas Gerais”, destacou o secretário que é PhD em Cultura e já teve passagens pela PBH e pela Embratur, antes de assumir a pasta em 2020 em plena pandemia.
Com patrocínio da Cemig e recursos via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Associação Mineira de Municípios (AMM), FECITUR – Federação das Instâncias de Governança Regional de Minas Gerais e da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a Virada da Liberdade vai contar com vários espaços espalhados no entorno da Praça da Liberdade e atrações para todos os públicos a partir das 18h do dia 31 de dezembro.
A Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, falou com o Blog sobre a participação da estatal mineira de energia no estimulo a eventos como a Virada da Liberdade: “Para nós, da Cemig, é uma satisfação apoiar mais uma vez essa iniciativa que celebra a chegada de um ano novo, e não poderia haver um local mais apropriado para essa iniciativa do que o Circuito Liberdade, um cartão postal da nossa cidade. Como a maior incentivadora de cultura, a Cemig segue fortalecendo e impulsionando as produções artísticas existentes nas diferentes regiões mineiras, de maneira a democratizar e ampliar o acesso às práticas culturais em Minas Gerais. Esperamos que a Virada da Liberdade seja um momento de muita alegria e união. Que todos se divirtam muito, celebrem a chegada de 2024, aproveitando tudo que preparamos com muito zelo e carinho”, desejou Kumaira.
A programação é gratuita, inclusiva e contempla todas as idades com diversidade de estilos e referências musicais. Tudo isso com a marca da segurança da Polícia Militar de Minas Gerais que vem garantindo aos turistas e moradores de Belo Horizonte, ambiente de paz e harmonia para quem busca programações públicas, especialmente em locais de grandes aglomerações.
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é outro termômetro importante para medir o sucesso dos eventos de final de ano na capital e no estado. Mais de um milhão de passageiros vão utilizar o terminal neste mês de dezembro, entre pousos e decolagens. De acordo com a concessionário do BH Airport é esperado um crescimento de 7,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
Só no período de 22 de dezembro de 2023 e 2 de janeiro de 2024 o movimento de passageiros no Aeroporto Internacional deve ultrapassar 313 mil passageiros. Na rodoviária de BH, a previsão é que sejam realizados 92.603 desembarques entre 27 de dezembro e 02 de janeiro.
A Virada da Liberdade não se limita a capital, mas integra a programação do Natal da Mineiridade, ação que, até 6 de janeiro de 2024, une 450 municípios de todas as regiões do estado em mais de 600 eventos. A movimentação turística nos município envolvidos deve ultrapassar 3,2 milhões de pessoas, com um crescimento de mais de 20% em relação ao ano passado. A estimativa é que a ocupação hoteleira atinja 80% durante as festas de dezembro.
Foto de capa: Leo Bicalho – Secretário Leônidas Oliveira – Secult-MG
José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG
www.conexaominas.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Colabore com a manutenção deste Blog anunciando, compartilhando e doando pelo pix: 31-99953-7945