Comportamentos que geram confiança e que consolidam marcas mundiais – Exemplos de desvio na Daihatsu que fortaleceram ainda mais a confiança da Toyota perante os consumidores
Foto: Reprodução internet – Assinatura do acordo de fusão Toyota Daihatsu
POR: Joel Barbosa Francisco – Militar veterano – É articulista no Blog.
“O Brasil vem acumulando crises pela falta de transparência, uma certa infidelidade genuína dos políticos e gestores públicos que gozam de estabilidade com os princípios basilares da democracia, gerando inclusive a insegurança jurídica que afasta investidores e empresários que poderiam investir no país, trazendo empregos, renda e melhoria na qualidade de vida da coletividade.
“A Daihatsu, montadora japonesa cuja proprietária é a conhecida Toyota, interrompeu a produção nacional depois de admitir que falsificou os resultados dos testes de segurança de seus veículos durante mais de 30 anos. Uma prática inaceitável no Japão.
Tanto que o mal feito aqui, fez a empresa anunciar lá que a linha de produção estará fechada por um período indefinido até que seja solucionado o problema”. Este fato foi divulgado nos principais veículos de comunicação do Brasil. Que lições podemos tirar dele?
Os brasileiros que admiram os produtos da marca guarda-chuva (Toyota) não deixarão de usá-la em virtude deste desvio na Daihatsu. Ao contrário, passaram a ter mais respeito por ela. Isso por que nos habituamos com a falta de transparência e os desrespeito das empresas nacionais com os consumidores pouco exigentes.
Exemplos como esse abrem possibilidades para evoluirmos enquanto nação. São eles que nos faz enxergar que é através de atitudes honestas e transparentes que evitamos danos a terceiros e a nós mesmos. Dizem que é o erro que nos ensina.
A tradição e a seriedade milenares dos japoneses refletem uma prática natural de transparência e retidão, comum na cultura daquele país. São exemplos dignos de serem compartilhados e disseminados para que através deles, possamos melhorar comportamentos por vezes arraigados, e evoluirmos.
Não é por acaso que os produtos japoneses gozam de credibilidade. A qualidade e longevidade dos veículos produzidos pela Toyota, por exemplo, conquistou a confiança de bilhões de pessoas em todos os cantos do planeta, garantindo para a empresa e seus investidores, a liderança nas vendas com resultados expressivos que crescem, fazendo a roda da prosperidade girar num contínuo.”
José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor do Blog
www.conexaominas.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Colabore com a manutenção deste Blog anunciado, compartilhando e doando qualquer valor pelo Pix: 31-99953-7945