O que você precisa saber sobre os metatarsos, ossos que são fundamentais no equilíbrio do peso que os pés suportam
Foto: Montagem Metatarso – Francesco Gandolffe
Fraturas nos pés costumam ser incapacitantes, e são comuns em atletas de alta performance como o craque do futebol e ídolo Neymar Jr., um dos atletas mais ricos do planeta. Diversas vezes ele sofreu lesões no local, além de fratura no ano de 2018, que por pouco o teria deixado fora da Copa do Mundo da Rússia. Se não bastasse, um edema na região já incomodava o jogador desde 2014, quando ainda atuava pelo Barcelona.
Para entender o que implica ter uma lesão em um dos ossos metatarso, é preciso ter noção de como funcionam as ligações no pé. Os dedos precisam ser ligados ao tornozelo, para que o movimento e a sustentação sejam completos e bem feitos pelo corpo. No caso do pé, eles possuem três tipos de ossos ligando toda a estrutura. O conjunto de ossos que são chamados, propriamente, de dedos, recebem o nome de falanges. Na parte que recebe o nome de calcanhar, eles representam o Tarso.
O Blog conversou com um dos maiores especialistas no tema, o médico ortopedista Dr. Tiago Baumfeld sobre o tema. “É justamente na parte que faz a junção dessas duas áreas onde fica o metatarso. Esses ossos são bem maiores que os outros do pé e são divididos em cinco, para cada dedo. Conforme a ligação, o tamanho do osso será diferente, e o tratamento pode variar também”, explica o ortopedista, especialista em pé e tornozelo, Dr. Tiago Baumfeld.
O caso que envolveu Neymar foi exatamente no metatarso, o quinto. Ele é o maior e o responsável pela ligação do dedo mindinho com o calcanhar. Segundo Baumfeld, as fraturas e lesões são mais comuns nos ossos mais próximos ao dedão, e ocorrem por impacto direto ou esforço repetitivo do local.
O problema neste caso do jogador é o tempo de recuperação que acaba incapacitando ele para às suas atividades laborais: “A importância do metatarso para o corpo é que ele fornece base sólida para suportar o peso da estrutura corporal. Ele está diretamente envolvido na distribuição do peso durante a caminhada e corrida. Nesses casos de fratura, o tempo de afastamento pode variar com base no metatarso afetado e na gravidade da lesão. Fraturas simples podem exigir cerca de 6 a 8 semanas de imobilização e reabilitação, enquanto fraturas mais complexas podem requerer mais tempo”, relata o especialista.
No caso do jogador Neymar o procedimento mais apropriado para uma boa recuperação é o cirúrgico, com posterior acompanhamento fisioterápico e medicamentos que devem ser descritos para ajudar na recuperação do paciente. Por ser uma região de grande importância para o equilíbrio do corpo, esse tipo de trauma pode representar necessidade de repouso que torna o atleta incapacitado para exercer sua atividade laboral. Para que isso não ocorra, é possível buscar formas de prevenção, especialmente quem não exerce atividades como as de um atleta, cujo risco é maior, usando calçados adequados para o dia a dia e se protegendo de traumas.
“Sapatos e treinamento adequados, fortalecimento muscular, evitar atividades de alto impacto e aumento gradual da intensidade dos treinos são formas de diminuir a possibildade de contusões. É importante lembrar que, por mais que não seja um atleta, um edema ou uma fratura podem acontecer a qualquer momento”, encerra o médico ortopedista.
Sobre Dr. Tiago Baumfeld: Graduação em medicina pela Universidade Federal de Ouro Preto. Residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialização em Medicina e Cirurgia do Pé e do Tornozelo pela Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP). Fellowship na Technische Universitat Munchen (2015). Fellowship na Universitat sKlinikum Heidelberg (2015) no mesmo ano. Fellowship com o Prof. Beat Hintermann com ênfase em Artrosplastia do Tornozelo – Basel – Suiça (2019). Supervisor Médico do Cruzeiro Esporte Clube (2020- 2021); Mestrado e Doutorado em Ortopedia pela UFMG. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Asociação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTpé) e American Ortopedic Foot and Ankle Society (AOFAS); Membro da Comissão científica da SBOT/MG
O Blog foi provocado pela Boosti Assessoria de Imprensa – Jornalista Fernando Gomes
José Aparecido Ribeiro é jornalista e âncora do MPV
www.conexaominas.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Colabore com a manutenção deste Blog anunciando, compartilhando o seu conteúdo e doando pelo pix: 31-99953-7945
Prezado amigo José Aparecido. Ótima matéria sobre esta patente do corpo, os pés, através do especialista Dr. Tiago Baumfeld.
Muito bom o mementário!
É um alerta, especialmente para quem sente dores nos pés, nos tornozelos e não tem estabilidade no caminhar.