“Estou ciente da missão, comprometida com o trabalho em prol do desenvolvimento e fortalecimento do setor hoteleiro” – Flávia Araújo – Presidente da ABIH-MG
Foto: Flávia Araújo – Arquiteta, empresária e presidente da ABIH-MG
Uma inesperada mudança na mais importante entidade da hotelaria mineira, em função da renúncia do empresário Pablo Ramos – Impar Hotéis, alegando problemas pessoais, desde o último dia 8 de abril, leva a arquiteta, empresária e hoteleira Flávia Araújo a assumir a presidência da Associação Brasileira da Indústria e Hotéis – Seção Minas Gerais – ABIH-MG.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional foi fundada no dia 09 de novembro de 1936, é uma das entidades de classe mais antigas do turismo nacional. Sua regional em Minas Gerais existe desde 30 de dezembro de 1950, e congrega o setor hoteleiro mineiro, tendo como associados os mais destacados hotéis de Minas Gerais. Um dos mais importantes setores da cadeia produtiva do turismo que gera milhares de empregos e contribui para o desenvolvimento do estado.
Pablo estava no seu primeiro mandato para o qual foi eleito em abril de 2023, e teria pela frente a possibilidade de mais uma reeleição. Com a renúncia, a 1ª vice-presidente que é diretora da Arco Administradora, leia-se San Diego Hotéis, há 26 anos no mercado e com 10 hotéis no seu portfolio, assume a presidência da ABIH-MG, uma das regionais mais importantes do Brasil.
Flávia iniciou sua carreira na hotelaria com a inauguração do San Diego Flat de Belo Horizonte em 1998 na função de diretora de operações. Ao lado das primas Ana Paula Araújo, diretora comercial e Cristiane Araújo Michel, diretora financeira, as três estiveram à frente da expansão da Arco Administradora e da bandeira San Diego Hotéis para outros mercados dentro e fora de Minas Gerais.
Primeiro foi em Ipatinga, capital nacional do aço, inaugurado em 2002, com 144 aptos de alto padrão. O San Diego Suites Ipatinga é um dos hotéis mais premiados de Minas Gerais, obra que colocou o Vale do Aço na vanguarda da hotelaria. Em seguida a empresa fincou bandeira na capital do agronegócio, Uberlândia, com a inauguração em 2004 do San Diego Suítes Uberlândia, belíssimo projeto de 165 unidades em localização privilegiada na capital do Triângulo Mineiro.
De Uberlândia a Arco Administradora, braço do Grupo Arco Engenharia, empresa cujos sócios são os pais de Flávia, Ruy Araújo; Cristiane, Márcio Araújo e de Ana Paula, José Dalmo Araújo – (recentemente falecido), aterrissaram na capital do petróleo, Macaé-RJ, onde inauguraram o San Diego Suites Macaé em 2005 com 132 unidades habitacionais, outro belíssimo projeto na Praia do Pecado, e que teve grande sucesso no auge da pré-sal.
Com a venda da Arco Engenharia para o Grupo espanhol Promobam em 2007, os três sócios e as filhas passaram a se dedicar exclusivamente a expansão da marca San Diego Hotéis em várias cidades mineiras e no interior de São Paulo. A Arco Administradora está hoje em 9 cidades mineiras com 10 hotéis. Em breve abrirá unidade em Extrema-MG, uma das cidades mais promissoras do estado, com um hotel que ficará pronto em 2025, além de outros projetos em pape line que elevará o portfólio da empresa para 15 hotéis, incluindo Manhuaçu, Governador Valadares e outros, ainda em negociação. A empresa se especializou em gerir hotéis em cidades que são polos regionais.
A presidente Flávia esteve presente nos projetos construídos pela Arco Engenharia e nas conversões que fizeram da Arco Administradora uma das mais respeitadas administradoras hoteleiras de Minas Gerais. Além da experiência adquirida nos 26 anos de atuação em vários mercados, o domínio da arquitetura imprimiu nos hotéis San Diego um toque de charme que não passa desapercebido pelos hóspedes habitués.
É o talento de Flávia, sua sensibilidade para os detalhes e capacidade de liderança que fazem a empresária ser comparada a uma das hoteleiras mais conhecidas do Brasil, a nisei Chieco Aoki da Rede Bluetree, com o diferencial do jeito mineiro de fazer hotelaria. A diretora tem uma rotina disciplinada de visitar os hotéis, chega sem avisar e com os seus olhos de lince, bom gosto e experiências internacionais de viagens que realizou ao longo da vida, está sempre inovando.
O Blog conversou com a presidente que assume a ABIH-MG com o compromisso de elevar o nome da hotelaria mineira para um patamar superior: “É com grande honra e responsabilidade que assumo a presidência desta entidade que é uma das mais antigas do Brasil, com mais de 74 anos. Estou ciente da missão, comprometida com o trabalho em prol do desenvolvimento e fortalecimento do setor hoteleiro em Minas Gerais que vive um dos melhores e mais importantes ciclos virtuosos da sua história”, declarou a presidente.
Flávia Araújo lembrou ainda do importante trabalho que a Secult-MG vem realizando para levar o turismo de Minas para as prateleiras mais importantes do Brasil e do mundo: “O trabalho da Secult, na pessoa do secretário Leônidas Oliveira nos deixa otimistas. Poucas vezes nestes 26 anos de hotelaria, presenciei uma equipe que trabalhasse com a garra que assistimos hoje. Leônidas por coincidência é meu colega, arquiteto também, mas se especializou e ganhou gosto pelo turismo. Recebeu do governador Romeu Zema a missão de fazer uma revolução no turismo mineiro e está levando a cabo a tarefa, com galhardia e um enorme sucesso. O que faremos é o que já vinha sendo feito pelo presidente Pablo Ramos, que fez uma excelente gestão, é dar continuidade e participar de tudo que possa trazer negócios para o nosso estado. Negócios para as cidades mineiras significa vida longa para hotelaria”, encerra a hoteleira Flávia Araújo que assume a presidência em momento positivo da hotelaria mineira.
Ao deixar a presidência Pablo Ramos vai se dedicar aos seus negócios e a carreira futebolística do filho. No lugar da presidente que assume o comando da ABIH-MG, o engenheiro e hoteleiro Rodrigo Cançado, leia-se Intercity BH-Expo, (segundo maior hotel de BH), assume a vice-presidência da entidade.
A dupla, Flávia e Rodrigo têm em comum a facilidade de trato, a visão ampliada comum aos engenheiros e arquitetos, inteligência emocional e o compromisso de manter a qualidade da hotelaria mineira em patamares superiores, que permitam ao estado figurar no radar dos organizadores de eventos e turistas do mundo inteiro. É graças ao bom trabalho dos hoteleiros que Minas está entre os 10 destinos mais aconchegantes do mundo, segundo o site de reservas internacional Booking.com.
Boa sorte Flávia Araújo e sucesso no comado da entidade máxima da hotelaria mineira!
José Aparecido Ribeiro é jornalista e vice-presidente da Abrajet-Nacional – ex-presidente da ABIH-MG
www.conexaominas.com – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com
Você pode colaborar com a manutenção deste Blog anunciando, compartilhando e doando pelo pix: 31-99953-7945
Parabéns Flávia! Muito sucesso pra você.