Os sinais, que sozinhos cumprem a tarefa de organizar o transito no cruzamento de Av. Raja Gabaglia com Barão Homem de Melo, ha muito já não mais dão conta do volume de veículos que passa por ali nos dois sentidos, praticamente o dia inteiro, de 7H às 22H. Vale lembrar que pelo local, passam, várias vezes por dia, os homens que pensam as soluções para o trânsito da Capital, uma vez que a sede da empresa municipal de transito fica no Buritis. A topografia da região esta gritando e convidando as autoridades para quem tomem uma providencia. As soluções saltam aos olhos do mais simples cidadão. Não precisa ser engenheiro ou especialista para perceber que os sinais de três tempos não dão conta do volume de carros e que é necessário urgente a construção de uma trincheira e um viaduto sobrepostos, que permitam fluidez, evitando congestionamentos e ganhos substanciais de tempo e menos estresse. Contudo, mesmo com todas as evidencias da necessidade de obras, entra ano, sai ano, entra eleição, sai eleição, e o cruzamento permanece o mesmo, dando aos sinais uma tarefa da qual eles não aguentam mais e cuja solução não cabe mais puxadinhos. Há dias em que os engarrafamentos ultrapassam o BH Shopping para quem desce, e a Av. Contorno para quem sobe, o que é um absurdo. Como este, pela cidade existem mais de 150 pontos (gargalos), onde as soluções passam por obras e intervenções humanas capazes de mitigar o caos, que piora a cada dia, debaixo do queixo das autoridades municipais que parecem ignorar o problema. Fica a sugestão para a SUDECAP e para a BH Trans, se é que ambas aceitam alguma sugestão.
José Aparecido Ribeiro
Consultor em Assuntos Urbanos e Mobilidade
Presidente do Conselho Empresarial de Política Urbana – ACMinas
CRA-MG 0094/94
31-9953-7945