A eleição aconteceu na última quarta-feira (07), pela primeira vez no modelo online, batendo todos os recorde de participação, quando 408 mil médicos votaram
A última semana foi marcada pelas eleições dos conselheiros federais do Conselho Federal de Medicina – CFM, em todos os estados do Brasil e no DF, ao todo 27 unidades da federação que terão mandatos de 2024 a 2029, com posse prevista para o dia 1º de outubro. Cada Conselho Estadual de Medicina – CRM, é representado por 2 conselheiros, um titular e um suplente.
A eleição aconteceu na última quarta-feira (07), pela primeira vez no modelo online, batendo todos os recorde de participação, quando 408 mil médicos votaram, o que representa 75% dos médicos aptos a votar, dos 598.573 cadastrados.
Não demorou para a imprensa militante palpitar a respeito das escolhas feitas por mais de 300 mil médicos, como se fossem os donos da verdade e que os médicos brasileiros necessitassem da opinião de algum jornalista “iluminado” para as suas escolhas.
A eleição do CFM foi objeto de questionamentos de jornalistas ativistas, e neste caso, valeu inclusive duvidar do modelo eleitoral, eletrônico. Para esse debate atual o Médicos pela Vida convidou dois importantes profissionais da medicina com histórico de atuação política, o Dr. Osmar Terra, que é deputado Federal e o ex-presidente da Associação Médica de Minas Gerais, o cirurgião, Dr. Lincoln Ferreira, ambos atentos às mudanças que ocorreram no corpo de conselheiros do CFM.
Para este importante debate, o MPV convidou também o Dr. Antônio Jordão Neto, presidente da Associação Médicos pela Vida, ex-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco e do 3º Congresso Mundial MPV que vai acontecer em São Paulo, no Centro de Convenções do Hotel Pestana de 6 a 8 de setembro próximo.
A missão de um conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), não custa lembrar, é de fiscalizar e supervisionar o exercício da profissão, fazer cumprir o regulamento ético, avaliar e julgar processos ético-disciplinares, decidindo sobre infrações cometidas na prática profissional; contribuir para a elaboração de resoluções, normas e diretrizes, representando a categoria, educando e orientando para que a medicina seja praticada de maneira ética, segura e eficiente, em benefício da sociedade.
A Coordenação da Live é do Médico Emergencista e coordenador da comunicação do MPV, Dr. Jandir Loureiro Junior. Na bancada da 124ª Live Comunica Médicos pela Vida de terça-feira (13) às 20h30:
Dr. Lincoln Lopes Ferreira é médico, formado em 1982 pela UFMG, Especialista em Cirurgia Geral (TCBCMG) e Gastroenterologia (TFBG). Administrador em Saúde – MBA Fundação Getúlio Vargas. Presidente da Associação Médica de Minas Gerais nas gestões 2011/14 e 2014/17. 2o Vice Presidente Nacional da AMB na gestão 2014/17. Presidente da AMB na gestão 2017/20, Presidente da Confederação Iberolatinoamericana e do Caribe de Entidades Médicas – Confemel – Gestão 2019/22, Diretor de Assuntos do Interior da AMMG – Gestão 2020/23 e 2023/26. Membro Titular da Academia Mineira de Medicina. Membro Titular Civil da Academia Brasileira de Medicina Militar. Candidato a vereador em Belo Horizonte.
Dr. Osmar Terra é médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Deputado federal Osmar Terra, MDB-RS, está no sétimo mandato. Nas eleições de 2022 fez 103.245 votos no Rio Grande do Sul. Ex-prefeito de Santa Rosa. Secretário da Saúde do RS nos governos Rigotto e Yeda Crusius. Idealizador do Primeira Infância Melhor (PIM). Primeiro prefeito do Brasil a implantar o programa Saúde da Família. Criador e do programa Criança Feliz, que recebeu prêmio internacional Wise Awards, em novembro de 2019, em Doha no Catar. Como secretário enfrentou as epidemias de dengue, febre amarela e gripe H1N1. Foi Ministro do Desenvolvimento Social do presidente Michel Temer e da Cidadania do presidente Jair Bolsonaro. Autor da nova Lei Antidrogas e da Lei que agrava as penas para quem comete crimes contra crianças e adolescentes.
Dr. Antonio Jordão Neto é médico Oftalmologista em Recife, pós-graduado em serviço público de saúde, palestrante e Coordenador Geral do MPV, presidente da Associação Médicos pela Vida. Foi presidente do 1º e do 2º Congresso Mundial sobre Covid-19 que aconteceram em 2021 na capital Federal e 2022 na cidade de Foz do Iguaçu-PR, e cuja participação expressiva de especialistas em Covid-19 somou mais de 500 médicos e cientistas de 22 países além do Brasil com a presença direta de 1.700 profissionais de saúde, do direito e da imprensa. Os dois Congressos somaram mais de 100 horas de apresentações com rico acervo científico atualizado sobre a pandemia e suas consequências na saúde de bilhões de pessoas.
Dr. Jandir de Oliveira Loureiro Junior é formado pela UNI-RIO, concursado na rede municipal do SUS – RJ, Pós graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Medicina do Trabalho no Hospital Santa Casa do RJ e RQE em ultrassonografia – Foi emergencista durante a pandemia no Polo Gripal de Silva Jardim, município que manteve um dos menores índices de letalidade por Covid em todo o estado do Rio. E Coordenador das Lives Comunica Médicos pela Vida.
Links do canal streamig no MPV:
O 3º Congresso Mundial Médicos pela Vida – A Medicina Pós-Covid-19: Você está preparado? já tem data e local: Centro de Convecções do Hotel Pestana em São Paulo de 6 a 8 de setembro de 2024 – Inscrições: https://congresso.medicospelavidacovid19.com.br
O Médicos pela Vida está irmanado com os irmão do Rio Grande do Sul na assistência e reconstrução das cidades que foram afetadas pelas chuvas que destruíram o estado. Se você quiser ajudar, o MPV recomenda doações para as Associações de Municípios que representam mais de 330 cidades afetadas pela tragédia: PIX: sosmunicipiosrs@gmail.com
José Aparecido Ribeiro é jornalista e âncora do MPV
www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945
Bom dia!
Dr. Jandir, não é preciso um estetoscópio no pescoço para confirmar ser um médico… procedimento juvenil desnecessário…