A investidura da Medalha Mérito Tamandaré aconteceu pelas mãos do Ministro da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Olsen
Quatro mineiros receberam a Medalha Mérito Tamandaré, que homenageia o Patrono da Marinha o Marquês de Tamandaré na data de seu aniversário, 13 de dezembro, quando se comemora o dia do Marinheiro. A cerimônia aconteceu no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) na Ilha do Governador no Rio de Janeiro, e em Brasília no Grupamento de Fuzileiros Navais.
Além do Diretor do Grupo Batista de Educação, Valseni Braga, que recebeu a Medalha no Rio de Janeiro, das mãos do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Olsen, o Agente de Polícia Federal – Christian Vianna de Azevedo, Subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, também foi homenageado com a investidura.
Receberam simultaneamente em Brasília o Ministro do STJ, José Afrânio Vilela, o Procurador Regional da União 6a Região João Batista Vilela. Na capital federal a cerimônia foi presidida pelo também mineiro Vice-Almirante Alvarenga.
A Medalha Almirante Tamandaré é uma honraria concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento a personalidades e instituições que se destacam por seus serviços ou ações que contribuíram para o fortalecimento dos vínculos entre a Marinha e a sociedade brasileira.
A medalha homenageia o Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, que é considerado o Patrono da Marinha do Brasil. Ela é entregue, tradicionalmente, no dia 13 de dezembro, data do nascimento de Tamandaré em 1807, na cidade de Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul, onde começou a sua longeva carreira aos 15 anos, como voluntário da Armada, indo servir na Fragata “Niterói”. Daí em diante sua história se confunde com a do Brasil.
A honraria é concedida a militares, civis, autoridades e organizações que atuam de maneira relevante em prol dos interesses marítimos ou da imagem institucional da Marinha, e representa uma forma de reforçar o reconhecimento público da Marinha do Brasil por aqueles que contribuem para o desenvolvimento de atividades navais, marítimas ou que valorizam a cultura marítima.
Estiveram presentes na solenidade na Ilha do Governador para a entrega da Medalha, além do homenageado, o presidente da Soamar BH, o Professor Paulo Roberto Cardoso, o Diretor de Expansão do Grupo Batista de Educação, professor Claudinei Franzini, que é também Diretor Executivo do Instituto Hexis.
Quem é Valseni Braga
Valseni José Pereira Braga é diretor-geral da Rede Batista de Educação, uma instituição referência em ensino de qualidade fundamentado em valores cristãos, hoje presente em 7 cidades mineiras e mais 6 cidades em outros estado do Brasil, totalizando 21 unidades. Ele também atua como presidente do Instituto Batista de Educação de Minas Gerais e possui um histórico de contribuição significativo. Valseni é Diretor Emérito da Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas.
Formado em Engenharia Elétrica pela PUC Minas e com mestrado em Administração pela FPL Educacional, Valseni Braga é conhecido por sua expertise em gestão escolar e pelo desenvolvimento de metodologias inovadoras que integram educação, tecnologia e valores éticos. Além disso, ele foi nomeado para o Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão responsável por formular e avaliar políticas educacionais no Brasil.
Sob sua liderança, a Rede Batista tem expandido sua atuação por todo o Brasil, sempre com o objetivo de promover um ensino transformador, que fortaleça tanto a formação acadêmica quanto o desenvolvimento humano dos alunos. É uma das escolas de ensino confessional que mais crescem no país.
Além disso Valseni foi um dos responsáveis pela construção do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Aeroporto Tancredo Neves, quando atuava como funcionário de carreira na Infraero. Participou ativamente da consolidação deste importante aeroporto que é um dos mais movimentados do país.
Depois da construção de Confins, assumiu a superintendente do Aeroporto da Pampulha, onde teve uma atuação marcante com inovações e parcerias que transformaram o aeroporto em uma vitrine de serviços reconhecido nacionalmente.
Em seguida assumiu a superintendente geral da Infraero em Brasília, ocasião em que todos os grandes aeroportos do país eram administrados pela estatal, antes das privatizações. Marcou época na Infraero e é reconhecido pela competência também na gestão de aeroportos e no associativismo.
Cenas da solenidade de entrega da Medalha Mérito Tamandaré.
Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) na Ilha do Governador no Rio de Janeiro.
José Aparecido Ribeiro é jornalista, e membro da SOAMAR BH – Cavaleiro da Ordem do Mérito Naval – Amigo da Marinha!
www.zeparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945
Fortaleça o jornalismo independente, anuncie, compartilhe, sugira pauta ou doe pelo pix: 31-99953-7945