A 135ª Live Comunica MPV debate um tema pra lá de instigante: “O papel da fé na cura de doenças.” com o Dr. Alexandre Barros. Terça-feira (21) às 20h30!

Embora complexo, por envolver aspectos culturais, espirituais, científicos e filosóficos, o tema precisa ser esmiuçado, e este é o propósito desta 135ª Live Comunica MPV

A relação entre medicina e religião é milenar. Parece não haver dúvidas de que a fé e a oração ajudam a curar. Embora complexo, por envolver aspectos culturais, espirituais, científicos e filosóficos, precisa ser esmiuçado, e é este o propósito desta 135ª Live Comunica Médicos pela Vida com o médico ortopedista, Dr. Alexandre Barros, e mediação do médico emergencista e cordenador da Comunicação do MPV, Dr. Jandir Loureiro.

Em que pese a fé, a oração e a medicina, terem o potenciais complementares no cuidado à saúde, geram duvidas nos mais céticos. Baseado na ciência e na evidência o tratamento médico utiliza conhecimento técnico, estudos clínicos e intervenções específicas (como medicamentos, cirurgias e terapias) para tratar doenças e promover a saúde. Mas eles não devem se dissociar.

A crença de que forças espirituais, orações ou práticas religiosas podem influenciar positivamente a saúde de uma pessoa, seja mental, emocional ou fisicamente existe e não pode ser negada pela medicina. A fé pode oferecer conforto, esperança e resiliência emocional, o que auxilia no enfrentamento de doenças crônicas ou terminais.

Estudos mostram que práticas espirituais podem reduzir a ansiedade, melhorar a qualidade de vida e até acelerar a recuperação em alguns casos. A crença em uma cura ou melhora pode desencadear respostas biológicas positivas no corpo, como a liberação de endorfinas e a redução do estresse.

Muitos profissionais da saúde reconhecem o impacto positivo da espiritualidade no tratamento, promovendo cuidados integrados que consideram corpo, mente e espírito. A medicina e a fé não precisam ser vistas como opostas. Ambas podem trabalhar juntas para oferecer suporte integral ao indivíduo, desde que haja respeito mútuo e compreensão sobre seus papéis.

A busca pela saúde é um processo único para cada pessoa, e a fé pode ser uma fonte poderosa de força ao lado da ciência. O Médicos pela Vida valoriza a boa ciência, é uma entidade aberta ap debate, ainda que possam ser os temas polêmicos.

A entidade não tem fins lucrativos e precisa da sua colaboração para continuar trazendo informações valiosas que podem salvar vidas. Qualquer pessoa pode se associar ao MPV e contribuir com essa causa. Abaixo o site para filiação e o pix para doações: https://vendas.medicospelavidacovid19.com.br/associacao/ 

Na bancada da 135ª Live Comunica Médicos pela Vida desta terça-feira (21) às 20h30!

Dr. Alexandre Barros é médico formado pela Universidade Estadual de Londrina. RQE 17461 Ortopedia e Traumatologia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica(SBOP). Ortopedista Pediátrico pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp – EPM) – Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo / FMUSP e membro do Grupo de Defesa da Autonomia Médica do MPV. Atleta faixa preta de Judô, esporte que o ajudou na resiliência do enfrentamento no período da pandemia. Foi um dos idealizadores de protocolos de tratamento da covid 19 no Paraná.  Divulgador do tratamento integral, na câmara de vereadores em Londrina e nas igrejas cristãs no Brasil. Autor do livro “Não tenha medo”. Um relato profundo da própria experiência de vida frente às perseguições que enfrentou no período da pandemia. Influenciador digital e fundador do Projeto Calebe: Projeto que ensina o equilíbrio entre corpo, alma e espírito levando a uma saúde integral e plena através da fé.

Dr. Jandir de Oliveira Loureiro Junior é formado pela UNI-RIO, concursado na rede municipal do SUS – RJ, Pós graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Medicina do Trabalho no Hospital Santa Casa do RJ  e RQE em ultrassonografia – Foi emergencista durante a pandemia no Polo Gripal de Silva Jardim, município que manteve um dos menores índices de letalidade por Covid em todo o estado do Rio. E Coordenador das Lives Comunica Médicos pela Vida.

Links para acessar a live: https://medicospelavidacovid19.com.br/live/

Engaje-se nesta causa, doe pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001-93

José Aparecido Ribeiro é jornalista e âncora do MPV

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas