O ALAGRO SUMMIT acontece na sala Tiradentes do Renaissance Work Center em Bh nesta terça-feira (25) das 8h às 18h

A Capital Mineira vai sediar no próximo dia 25 de março, terça-feira, o maior evento da mineração, e do agronegócio, portanto, da economia latino-americana. Trata-se do Alagro Summit 2025. Entre os tema de destaque, a aliança global contra a fome, a transição da matriz energética, a segurança alimentar e jurídica, os verdadeiros e modernos cavaleiros do apocalipse da atualidade.
A Academia Latino Americana do Agronegócio – Alagro, que tem como um dos principais articuladores Manoel Mário de Souza Barros, foi criada pelo ex-ministro da agricultura e potencializador da Embrapa, um dos artífices e responsáveis pelo Brasil ser a maior potência agrícola do planeta, pai da agricultura tropical mundial, engenheiro agrônomo e professor Alysson Paolinelli, mineiro, que foi indicado três vezes ao Prêmio Nobel da Paz, deixando legado para as futuras gerações.
O evento acontece na Sala Tiradentes no Renaissance Work Center, Rua Paraíba, 550 – Savassi, zona sul de Belo Horizonte, e vai reunir players da mineração e do agronegócio em um mesmo espaço, com presença do representante do Governador Romeu Zema, o Subsecretário de Estado de Política e Economia Agropecuária de Minas Gerais, Dr. Gilson de Assis Sales, o ex-ministro da agricultura do Uruguai, Fernando Matos, que vai falar sobre o agronegócio na América Latina, como epicentro das transformações geopolíticas, além do Ministro Afrânio Vilela do STJ, que vai palestrar sobre segurança jurídica no agronegócio e o ex-ministro Roberto Rodrigues, decano e líder do agronegócio brasileiro, ao lado de Alysson Paolinelli, que serão homenageados.
Outro notícia que merece destaque e que é esperada pelos produtores rurais em todo o Estado de Minas Gerais com euforia, é o relançamento da patrulha rural com novas viaturas, equipamentos com tecnologia de ponta para o monitoramento e ampliação da segurança, levando tranquilidade para quem produz e trabalha no campo. Serão 35 painelistas com temas ligados a mineração, ao agronegócio brasileiro e latino-americano.
O Blog conversou com um dos principais líderes latino-americanos do agro, e também responsável por dar continuidade ao legado do ex-ministro Alysson Paolinelli, o mineiro Manoel Mário de Souza Barros que é presidente da Alagro e diretor da Rede de Sustentabilidade que leva o nome do responsável pela virada de chave da agricultura nacional, que teve início na década de 70 e transformou o país em potência agrícola global, sobre a importância deste evento nacional que desvela os grandes fantasmas que assolam a humanidade:
“O Mundo precisa encarar a questão da segurança energética definitivamente e resolvê-la o quanto antes. Neste evento, estamos trazendo os nomes mais importantes do Brasil da América Latina para destrinchar este tema. Outro assunto caro para o setor e para as economias mundiais é a segurança climática. Outro tema que merece atenção supra partidária, independente das fronteiras, é a segurança alimentar, tendo o Brasil sobretudo neste momento da história como protagonista e seleiro da humildade. Já internamente, o assunto que mais impacta e que queremos discutir em alto nível, é sem dúvida a reforma tributária, haja visto seus efeitos no agro e na economia como um todo”, destaca o presidente Manoel Mário.
Alem disso ele destacou a importância da segurança minerária: “Estas duas commodities, agro e mineração, não podem ficar reféns de intempéries ocasionais ideológicas ou partidárias, são assuntos de estado e estratégicos para o país, que precisam de segurança jurídica e marcos regulatórios confiáveis e perenes”, destaca o presidente.
A Alagro Summit é o maior evento da Academia que hoje integra mais de 20 países, com sede em Montevideo no Uruguai. No Brasil a entidade tem sua sede nas instalações da Sociedade Rural em São Paulo, tendo um dos seus escritórios mais ativos em Minas Gerais. Com sede também em solo Norte Americano, na cidade de Miami-Flórida, a Academia atua no fomento a ciência, pesquisa avançada e inovações para o agro latino-americano.
A Academia estará presente na COP 30 Conferencia para o Clima que vai acontecer em Belém-PA onde líderes globais discutem o futuro sustentável do Planeta. O evento, pela primeira vez na história de Minas Gerais, estado que leva o nome da mineração na sua constituição, reúne os dois setores mais importantes da economia. Além do governo de Minas apoiam o evento o IICAA. Instituto de Integração e Cooperação para a Agricultura das Américas, que é grande parceiro da ALAGRO na defesa dos produtores rurais, das trades e desta commoditie tão importante para o Brasil e a América Latina.
Para obter informações mais detalhadas sobre este importante evento, o Blog recomenda que você visite a página da Alagro na internet. Lá você encontra todas as orientações sobre a programação e como se inscrever: https://www.alagroacademy.org/post/alagro-summit-2025

Palestrantes de destaque no evento que começa às 8h e termina às 18h de terça-feira (25):
Governador Romeu Zema Neto, representado pelo Subsecretário de Estado de Política e Economia Agropecuária de Minas Gerais, Dr. Gilson de Assis Sales
Ex-Ministro da Agricultura e Pecuária Fernando Mattos
Ministro do STJ Afrânio Vilela
Comandante Geral – PMMG Coronel Carlos Frederico Ottoni Garcia
Vice-Presidente da FPA – Deputado Federal/SP – Arnaldo Jardin
Presidente da SIAMIG – Mário Campos Filho
CEO da CMU e Diretor da ACMinas – Walter Froes
Chefe de Relações Internacionais da Embrapa – Marcelo Morandi
Diretor Executivo do IBA – Embaixador José Carlos da Fonseca
Produtor Rural e Líder do Agronegócio Deputado Estadual/MG Antônio Carlos Arantes
Doutro e Mestre Em Agronegócio Xico Graziano
Subsecretáio – SEAPA Gilson de Assis Sales
Presidente da AMIF Adriana Maugeri
Ex-Chefe e Pesquisador da Embrapa Evaristo Miranda
Vice-Presidente da ALAGRO Rafael Lacerda
Sócio da Lacerda Diniz Machado Paulo Machado
Presidente Honorário da ABRADT Valter Lobato
Diretor da ALAGRO/SP Fabio Pallaretti Calcini
Presidente da IBDA Renato Buranelo
Presidente ABPA Ricardo Santin
Presidente ABAG Caio Carvalho
Presidente da CCPR Marcelo Candiotto
Diretor Agronegócio FGV Guilherme Bastos
Presidente da SRB Sérgio Bortolozzo
Presidente Executivo ILPF Francisco Maturro
Diretor do Banco Safra Joaquim Levy
Ex-Ministro da Agricultura Antônio Cabrera Mano Filho
Mestre e Doutro em Ciências Políticas – USP Chistian Lohbauer
Presidente do ICL Emerson Kapaz
Sócio da Galapagos Capital Gabriel Guimarães
Diretor Jurídico da Cedro Mineração S/A Eduardo Couto
CEO da Itaminas Mineração S/A Thiago Toscano
Presidente da SINDIEXTRA Luiz Márcio Viana
Diretor Corporativo Mineração Morro do Ipê S/A Cristiano Parreiras
José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor
www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmal.com
Fortaleça o jornalismo independente, anunciando, compartilhando, sugerindo pautas e doando pelo pix: 31-99953-7945