O Prefeito de BH, Alexandre Kalil, aquele que prometeu abrir a “caixa preta” da BHTrans encomenda estudos para devolver a empresa que cuida do trânsito de BH o direito de usar a caneta como método educativo.
Como se não bastasse a quantidade de radares, detectores de avanço e todos os meios eletrônicos disponíveis para faturar nas costas do motorista belo-horizontino. Tudo legal, politicamente correto, mas imoral.
Antes da legitimidade o Prefeito deveria se preocupar em devolver ao gestor do trânsito a credibilidade que ela perdeu há muito. E isso além de necessário, deveria ser urgente, pois deslocar por BH além de estressante, está ficando Impraticável, assunto de saúde pública.
Vale lembrar que a população nao adere a nada que vem da BHTrans. Sabe-se que dela, além de BRT, ciclovias e medidas restritivas de afunilamento de vias, alargamento de passeios, mesmo os que não tem trânsito de pedestre, e instalação de sinais, sem sincronia, nada se vê de novo e ousado. É sempre mais, do mesmo.
Para devolver a credibilidade do gestor municipal do trânsito o prefeito precisa quebrar paradigmas, começando pelo Estatuto da BHTtans, transformando ela em uma CETT (Cia. de Engenharia de Transito e Transporte), com foco e engenharia, gestão e não em arrecadação ou mera cumpridora de tabela. Sem a caneta a BHTrans já fatura, imagine com?
Evidentemente que só isso não basta. Ele precisa além de mudar o nome e o norte do que viria a ser uma autarquia, fazer uma faxina tirando a turma do deixa disso e convocando gente nova, com gás, sem vícios, assim como ele fazia quando era presidente do Galo. No comando a 25 anos, o mesmo grupo segue mostrando a que veio, ou seja, nada. Resultados medíocres e nenhuma inovação.
Kalil precisa compreender que a cidade é dinâmica, tem suas peculiaridades de clima, topografia e que não pode ficar copiando modelos importados da Europa, que servem a outras culturas muito diferentes da nossa. A cidade clama por medidas capazes de dar fluidez ao tráfego e por transporte coletivo decente, que não seja só ônibus insalubres.
José Aparecido Ribeiro
Consultor em Assuntos Urbanos
Autor do Blog SOS MOBILIDADE URBANA
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