A escolha do local é aleatoria, a cidade inteira tem pontos iguais ou piores do que esse que será citado. Alguns debaixo do “bigode” da BHTrans, outros da sede da SUDECAP e do Prefeito.Todos esperando por ações que não vem. No quesito trânsito a cidade esta abandonada. Isso é fato.
Há alguns anos gastava-se 20 minutos do trevo do BH Shopping pela Av. Raja Gabaglia até o cruzamento com a Av. Barão Homem de Melo, no Buritis. Estamos falando de 600 metros. Hoje o tempo gasto em média é de 40 minutos ou mais.
Subir a Av. Raja Gabaglia ao invés da Nossa Senhora do Carmo em direção ao Buritis, antes gastava-se 30 minutos, agora tem passado de uma hora do Gutierrez ate a Av. Barão Homem de Melo. Lembro que a frota de veículos em circulação aproxima-se a passos largos, independente de crise, de 2 milhões de unidades.
Ladainhas a parte, de que obras apenas transferem engarrafamentos de um cruzamento para o outro, o fato é que ninguém escapa do gargalo que compõe o cruzamento das duas avenidas já citadas e a Rua Jose Rodrigues Pereira. Iguais a esse, existem mais de 150 pontos críticos que precisam de intervenções de engenharia, INEVITAVELMENTE.
Concluo sem medo de errar que os engenheiros da BHTans e da SUDECAP não andam pela cidade, ou por alguma razão estão de pirraça. O COP (Centro de Operações da Prefeitura) orgulho do ex-prefeito Marcio Lacerda, vitrine do atual presidente da BHTrans, local que ele usa para encantar os incautos, parece não existir, ou ser propaganda enganosa.
Concebido para administrar o trânsito em tempo real, não mostrou a que veio. E é fácil comprovar: não existe uma única via ou corredor de tráfego em BH onde os sinais funcionam em sincronia. Não há exceções, a onda vermelha está presente em todas as ruas e avenidas da cidade, a qualquer hora.
Esperar que o silêncio faça motorista de carro virar passageiro no BRT ou ciclistas, é desrespeito a inteligência alheia e atestado de incompetência. Prefeito Kalil, ordene que a turma da engenharia tire a bunda da cadeira e apresente soluções, ou peçam pra sair. É o mínimo que a população espera de V.Exa.
José Aparecido Ribeiro
Consultor em Assuntos Urbanos
ONG SOS MOBILIDADE URBANA – Autor do Blog.
99953-7945