A Av. Nossa Senhora do Carmo segue em obra por três meses, e uma de suas pistas laterais no sentido centro, pouco abaixo do cruzamento com Av. Uruguai foi fechada. Isso significa que todo o fluxo que desce a BR 356, procedente do bairro Belvedere e do portal sul da cidade, somado ao fluxo de veículos que saem do bairro Sion em direção a Savassi ou Avenidas Professor Morais e Contorno, terão apenas duas pistas, uma para cada sentido. Um funil inconcebível.
Não precisa ser especialista para deduzir, e quem passa por lá é testemunha, que o caos se estende diariamente até o Ponteio e o BH Shopping a qualquer hora do dia, em especial no período da manha. O percurso que tem aproximadamente 3 km e é feito em 5 minutos está levando, pasmem, até uma hora. Provocada pelo BLOG, a BHTRANS liberou a “bus way” (a mais inútil do mundo que se tem notícia) de 15H as 21H. neste horário, a pista que é exclusiva para ônibus poderá ser usada por carro sem que a maquina de arrecadação seja acionada através dos detectores de invasão de faixas.
Chego a pensar que os técnicos que ainda trabalham não estiveram lá para medir as consequências da supressão de uma das pistas da Avenida. Aliás passo constantemente neste local e até hoje não vi um único agente de transito por lá. O que deveria ser monitorado de 6H às 21H por presença humana, enquanto a obra durar, segue à deriva de sinais, a maioria das vezes sem sincronia. A falta de compromisso e respeito da BHTRANS com os motoristas de BH é algo a ser estudado. PATOLÓGICO E DE INCOMPETÊNCIA COMPROVADA. Sorte deles é que o povo está ocupado com o futebol… azar nosso e do meio ambiente que estão sofrendo duplamente.
Não existe qualquer indicador que tenha como meta promover fluidez nos corredores de trânsito da cidade. Tampouco há planos de emergência que considere o carro como meio de transporte. O desespero do gestor do trânsito para tirar carro da rua na marra por meio de bicicleta e BRT é algo insano, que deixa outra pergunta: Será que o Prefeito anda pela cidade, conhece o trânsito e os gargalos que provocam estresse em praticamente 100% dos motoristas e passageiros da capital que ele administra? Se não o faz, sugiro que deixe seus assessores na PBH e passe a dirigir pela cidade.
Inacreditavelmente as pessoas estão perdendo o direito a cidadania se escolheram o carro como meio de transporte. Todas as ações do gestor do transito são no sentido de restringir e humilhar que escolheu o transporte individual como alternativa. Como não dão conta de apresentar soluções, então perseguindo, com o apoio de meia dúzia de xiitas que se dizem portadores da verdade no tema mobilidade, os munícipes que não usam bicicleta ou BRT. O principio da igualdade e da liberdade garantido na Constituição do Município foi esquecido pelo gestor da i-mobilidade. Ministerio Publico, cadê você?
Com efeito, bastaria que a “bus way” fosse liberada durante a obra na Av. Nossa Senhora do Carmo, durante todo o dia e não apenas após as 15H, para o caos ser amenizado. Lembro ainda que de 8H em diante, a maioria dos ônibus que passam ali, estão vazios. Ou seja, a decisão de mantê-la fechada para carros na parte da manha é pura pirraça. Peço ao Prefeito Kalil que visite o local e tome alguma providencia, pois a equipe que ele escalou ao que tudo indica, segue de braços cruzados esperando a aposentadoria. Falo, com honrosas exceções, de 300 engenheiros e alguns burocratas que não tem qualquer compromisso com resultados, mas tem emprego garantido.
José Aparecido Ribeiro
Consultor em Assuntos Urbano
Membro da Comissão Técnica de Transporte da SME
Autor do BLOG SOS Mobilidade Urbana – Portal uai.com.br
31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com