A preocupação do CDL/BH com a segurança de motociclistas dá resultado e faixas exclusivas devem ser instaladas nos grandes corredores de BH

A próxima campanha do CDL-BH envolvendo motocicletas precisa ser o combate à poluição sonora provocada por escapamentos adulterados

Foto: Divulgação – Faixa Azul

As motofaixas exclusivas para o tráfego de motocicletas já é uma realidade em algumas capitais do Brasil, incluindo a maior delas, São Paulo. Pensando na segurança dos motociclistas e também dos motoristas que reclamam das conhecidas e arriscadas costuradas que impedem a visualização pelos retrovisores dos automóveis,  provocando acidentes, a entidade que representa os lojistas da capital solicitou aos órgãos de trânsito a criação das faixas exclusivas, conhecidas “Faixas Azuis”.

Por intermédio de articulação feita pelo CDL-BH uma verba expressiva foi incluída no orçamento da cidade para a demarcação das motofaixas, através de uma emenda de R$ 400 milhões, que já está na Lei orçamentária Anual de 2025 destinada à criação de corredores exclusivos para motos. O prefeito de BH, Álvaro Damião, concorda com a implantação das motofaixas, e lembrou, em entrevista, que onde não houver limitações relativas à largura da calha do corredor, elas serão instaladas.

A criação de corredores exclusivos para motocicletas, as motofaixas, é uma solicitação antiga da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Desde 2016, a entidade solicita aos órgãos de trânsito da capital estudos para viabilizar a criação delas em algumas vias em caráter experimental. O projeto da criação de motofaixa também inclui a zona de espera, o motobox, que já foi implementada nas principais vias.  A iniciativa surgiu dentro da campanha educativa ‘Ande Seguro’, promovida pela CDL/BH, ação realizada anualmente que tem como foco a conscientização dos motociclistas quanto à importância dos equipamentos de segurança, manutenção preventiva e pilotagem segura.

Motofaixas podem evitar acidentes e salvar vidas

O Blog conversou com 0 presidente do CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, que revelou sua preocupação com a segurança dos profissionais motociclistas para a economia, especialmente para o setor de comércio e serviços, já que acidentes envolvendo motociclistas, via de regra são graves e incapacitantes, quando não ocorre óbitos: “Eles desempenham um papel fundamental na logística urbana da cidade e tornaram-se ainda mais essenciais desde a pandemia, com o aumento dos serviços de entrega. É necessário garantir que os veículos que utilizam, bem como o trajeto que fazem, estejam em condições seguras”, lembra o líder dos lojistas da capital.

A motocicleta é um meio de transporte atrativo ágil mas possui riscos, sobretudo quando o motociclista não respeita o código de trânsito, mas vem ganhando espaço entre os meios de locomoção em Belo Horizonte e em outras cidades. Com as faixas, a chamada costura no meio dos carros diminui e com isso os acidentes devem cair também: “Acreditamos que a alternativa para aumentar a segurança desse grupo está na implantação de uma faixa exclusiva de motos, conhecida em outras cidades como motofaixa”, salienta o presidente.

Os recursos para a criação das motofaixas está previsto no orçamento da PBH

A CDL/BH articulou a inclusão de uma emenda de R$ 400 milhões na Lei Orçamentária Anual (LOA), destinada à criação de faixas exclusivas para motos. A iniciativa, sancionada pela Prefeitura, marca um passo importante para a mobilidade urbana em Belo Horizonte. A emenda foi apresentada pela CDL/BH por meio de Sugestão Popular durante a tramitação da LOA na Câmara Municipal. Após aprovação pelos vereadores, a proposta foi incorporada ao orçamento e oficializada pelo Executivo. De acordo com a LOA, deve ser obrigatoriamente executada em 2025.

Além de garantir a previsão orçamentária para a implementação das motofaixas, a entidade entregou à Prefeitura uma série de sugestões e análises relacionadas à medida. Entre os pontos apresentados estão o mapeamento de vias que podem receber os corredores exclusivos, bem como um panorama das experiências bem-sucedidas de implantação desse modelo em outras cidades brasileiras. Com as recentes mudanças na Prefeitura, a CDL/BH quer intensificar o diálogo para viabilizar a proposta. A expectativa é a de que as discussões avancem para o planejamento e execução das motofaixas em pontos estratégicos da cidade.

Para o presidente este é um passo importante para diminuir os acidentes envolvendo motos na capital: “Esperamos que a indicação de recursos e o levantamento de informações que fizemos seja um ponto de partida para a Prefeitura implementar um projeto-piloto das motofaixas em vias com maior tráfego de motos em Belo Horizonte. Com essa iniciativa, visamos aumentar a segurança dos motociclistas e melhorar o fluxo do trânsito na cidade. Agora que a proposta foi apresentada às autoridades municipais, aguardamos a avaliação e a implementação desse espaço dedicado para as motos, que pode reduzir o risco de acidentes e facilitar a circulação de veículos nas vias. Estamos confiantes de que essa medida trará benefícios para todos”, encerra o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Audiência Pública na Câmara Municipal debateu o tema

Por inciativa da Comissão de Mobilidade Urbana, Comércio e Serviços, presidida pelo vereador Bráulio Lara (NOVO-BH) o assunto foi debatido na presença de parlamentares, representantes da SUMOB e da BHTrans, além de empresas de transporte de aplicativo e motociclistas da capital, na última quinta-feira (10) quando ficou definido que a Câmara Municipal vai apoiar as intervenções. Os acidentes envolvendo motociclistas somaram mais de 16 mil ocorrências com vítimas nos últimos 12 meses, um aumento de 13% em comparação ao mesmo período entre 2023 e 2024.

Outra campanha importante envolvendo motos tem a ver com a poluição sonora

A população espera que o CDL/BH se engaje em campanhas preventivas que incluam a diminuição da poluição sonora provocada por motocicletas com escapamentos adulterados. As reclamações de poluição sonora, sobretudo no decorrer da madrugada quando motociclistas transitam em alta velocidade, atrapalhando o descanso da população que precisa acordar cedo é uma bandeira que o CDL/BH deve encapar e levar a cabo como fez com a motofaixas. Trata-se de assunto de saúde e utilidade pública que deve contar com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais através do Comando de Policiamento da Capital. Os abusos são constantes e causam prejuízos para a saúde dos trabalhadores do comércio de BH.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor

www.zeaparecido.com.brjaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

Fortaleça o jornalismo independente, anuncie, compartilhe, sugira pautas e doe pelo pix: 31-99953-7945

Comentários
By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas