Em cerimônia concorrida na manhã deste domingo (1/6) em Pirapora-MG, o Vapor Benjamim Guimaraes inicia sua nova fase para felicidade do turismo e do patrimônio cultural no estado

O motivo para comemoração na manhã deste domingo 1/6 é histórico. Isso por que foi devolvido ao Velho Chico, em cerimônia oficial, o Vapor Benjamim Guimarães, totalmente revitalizado após um rigoroso e delicado processo de restauração. Pirapora, no Norte do estado, volta a ser ponto de partida e chegada da embarcação mais famosa do estado mediterrâneo.
O Benjamim Guimarães é a única embarcação a vapor em operação no mundo, portanto, não é apenas um bem material, mas um símbolo vivo da cultura fluvial, da memória coletiva e do espírito mineiro. A sua restauração representa um compromisso com o passado, mas também com o futuro – com o turismo sustentável e com o fortalecimento da economia da criatividade.

O blog denunciou aqui, em matéria publicada no dia 13 de janeiro de 2022, movimentos no próprio Iphan em Minas Gerais, que atrasaram a reforma do Benjamim Guimarães. Mas finalmente, depois de 5 anos a revitalização é concluída com a substituição do casco, revisão do maquinário, restauro da chaminé, camarotes, rodas de pás e demais sistemas originais da embarcação – um trabalho minucioso que respeita a história e a alma do vapor. Este retorno simbólico marca também o aniversário de 113 anos de Pirapora, comemorado neste domingo.
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), e a Prefeitura de Pirapora, proprietário da embarcação, participaram da cerimônia de entrega do Vapor Benjamim Guimarães.

O Blog conversou com o Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, artífice da maior revolução que o turismo do estado já viveu, sobre este evento histórico: “Hoje, Minas Gerais escreve mais uma página de sua história com orgulho. A entrega do Vapor Benjamim Guimarães restaurado é um gesto de cuidado com nossas raízes, mas também um investimento no futuro”, ressalta Leônidas de Oliveira.
“Para o Iepha, a restauração do Vapor não é apenas um trabalho técnico, é um compromisso com a preservação da história viva de Minas Gerais, com o reconhecimento da força simbólica do patrimônio que pulsa na vida do nosso povo”, afirmou João Paulo Martins, presidente do Iepha-MG.

Já o prefeito de Pirapora, Alex Cesar, trata-se de um resgate da história da cidade: “este é um dia histórico, de emoção e de comemoração. O Vapor Benjamim Guimarães voltou ao nosso convívio como patrimônio vivo, e Pirapora está de braços abertos para compartilhar essa alegria com todos”.
Para o Comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais, Capitão de Mar e Guerra (CMG) Alessandro de Paula Lima, o valor histórico e cultural do Benjamim Guimarães é monumental, por ser a embarcação de uma singularidade rara. “O Benjamim Guimarães é um verdadeiro ícone da navegação fluvial do nosso estado de Minas Gerais. Além disso, sua navegação no Rio São Francisco, reforça uma ligação profunda com a Marinha do Brasil, pois foi às margens do “Velho Chico” que em dezembro de 1926 foi instalada a primeira Capitania Fluvial, marco da presença da Marinha em solo mineiro, completando em breve 100 anos. Aproveito para parabenizar este grande feito que trouxe orgulho para tantas pessoas, em especial o querido povo de Pirapora”, destacou o Capitão dos Portos.
Para o experiente jornalista Márcio Fagundes Oliveira, que já ocupou o cargo de Secretário de Comunicação do Governo de Minas, durante as gestão de Hélio Garcia, nem tudo são flores nesta volta triunfal do Benjamim Guimarães.
“Esse barco a vapor de origem norte-americana é uma maravilha de séculos passado. Infelizmente, fonte de devastação da flora riquíssima do cerrado, pois movido a lenha… milhares de metros cúbicos de madeira aguardavam-no a cada subida e descida do São Francisco. Hoje uma energia que comprovadamente aumenta o efeito estufa do planeta… portanto, deveria ser exposto em museu marítimo,” encerra o periodista, amante dos livros e que possui uma das maiores bibliotecas particulares de Minas Gerais.

Várias autoridades estiveram presentes na cerimônia deste domingo 1/6, incluindo o Ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, deputados da região, o comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais, Capitão de Mãe e Guerra (CMG) Alessandro de Paula Lima, o Comandante da Delegacia Fluvial de Pirapora, o Capitão de Corveta (CT) Addison Tavares Couto, o Tenente Freitas, Comandante do Corpo de Bombeiros Militares de Pirapora, o Tenente Coronel Tóffoli, Comandante Regional, o Comandante do 55 Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, Tenente Coronel Amintas Junior e prefeitos da região.

Histórico do Vapor Benjamim Guimarães
Construído em 1913 nos Estados Unidos, o vapor tem 43,85 metros de comprimento e três decks. Após operar no Mississippi e no Amazonas, circulou em Pirapora em 1920, tornando-se parte inseparável da paisagem e da vida local. Agora, em pleno aniversário de 113 anos da cidade, a entrega da embarcação revitalizada celebra também o renascimento de um de seus maiores símbolos históricos.
O projeto de revitalização é fruto de um convênio firmado em 2019 entre o Iepha-MG e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com recursos do Ministério de Minas e Energia, via Eletrobrás, totalizando um investimento de R$ 5,8 milhões. A restauração, iniciada em 2020, foi liderada pela INC Indústria Naval Catarinense, com acompanhamento técnico do Iepha, da Marinha do Brasil, da Delegacia Fluvial de Pirapora e da Prefeitura de Pirapora.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor
www.zeaparecido.com.br – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99404-9753
Fortaleça o jornalismo independente, anuncie, compartilhe, sugira pautas e doe pelo pix: 31-99953-7945