Minas Tênis Clube - 90 Anos de História

12o Batalhão de Infantaria Leve de Montanha recebe homenagem pelos 100 anos na Confraria do Fogão - BLOG CONEXÃO MINAS

12o Batalhão de Infantaria Leve de Montanha recebe homenagem pelos 100 anos na Confraria do Fogão

Homenagem ao 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha na Confraria do Fogão teve a presença de membros dos três poderes e da sociedade civil nesta noite de segunda feira (4). A solenidade foi presidida pelo anfitrião Roberto Gontijo e a entrega de placa comemorativa contou com a presença da ex-deputada federal Jô Morais, do Comandante da Capitania dos Portos de Minas Gerais o Capitão de Mar e Guerra, Nicácio Satiro, imprensa e o homenageado, Comandante do 12º BIL Mth, Coronel Martins Mota.

Mota esteve acompanhado de membros do comando do Batalhão que ele lidera, e fez questão de lembrar dos 100 anos de historia do 12 BIL Mth destacando os momentos que foram importantes não só para a trajetória do Batalhão de Infantaria do Exército, mas para  a historia nacional, cuja memória é rica em atos de heroísmo e defesa da pátria. O 12 BIL Mth fez parte da resistência de 1930, ocasião em que a Polícia Militar de MG cercou o batalhão e por seis dias travaram-se intensos combates numa guerra que terminou com 17 militares mortos.

A Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com a deposição do presidente da república Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha.

O ENTÃO 12o RI PARTICIPOU DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA NA ITÁLIA

O então 12o Regimento de Infantaria (12o RI) compôs a Força Expedicionária Brasileira enviando mais de 1000 combatentes para o front Italiano durante a Segunda Guerra Mundial, perdendo 14 integrantes. Durante a revolução de 1964, o 12 BIL Mth desquartelou e com duas colunas marcharam em direção a Brasília e ao Rio de Janeiro. O Batalhão Participou de Missões de Paz, com destaque para Angola e Haiti, Canal de Suez, além de operações no Brasil como as ações de pacificação no complexo de favelas do Alemão e na Maré no Rio de janeiro. Recentemente o Batalhão deu suporte a eventos importantes como a Copa do Mundo e Olimpíadas.

Trata-se de uma unidade de combate de montanha, que forma soldados para atuar em terrenos difíceis. Serviram neste batalhão, lembrou o Comandante Martins Mota em seu discurso de agradecimento pela honraria, figuras ilustres da história, algumas conhecidas como o Marechal Castelo Branco e o Cabo Luís Gozaga (o Rei do Baião) outros nem tanto no Brasil, mas na Suécia e na Alemanha, como o 3o sgt Mathias e Junior, o sd Geraldo Rodrigues de Souza, esse homenageado pelo próprio inimigo nazista, admirado pela sua coragem e desprendimento, bem como pela banda Sueca de Rock Sabaton com a música Smoking Snakes, além do 3º Sargento Clério Bortolo que tombou contra as forças do eixo, mas recebeu a Cruz de Combate, maior honraria que um militar pode receber por ato de bravura durante a 2ª Guerra Mundial.

CONFRARIA DO FOGÃO A LENHA

A Confraria do Fogão é comandada pelo empresário Roberto Gontijo e o espaço democrático de convivência agrega empresários, políticos, servidores, instituições publicas ou privadas que merecem reconhecimento por serviços prestados a comunidade e à Minas Gerais. A Confraria é composta por 27 membros de vários seguimentos da sociedade que são responsáveis pelas indicações e que entre os meses de março e novembro oferecem a honraria e condecorações.

O anfitrião é um cidadão com talentos raros, dono de uma network eclética e de alto nível. Amizades que ele conquistou ao longo de 50 anos de careira como gestor e consultor de marketing. Nascido em Bom Despacho, Roberto Gontijo é a síntese do mineiro hospitaleiro que faz da sua casa um espaço de convivência “prá lá de informal”, como ele mesmo gosta de denominá-lo. A regra para ser homenageado ou pertencer à confraria é deixar títulos e investiduras na porta. “Na confraria o lugar é do cidadão e do que ele significa para o conjunto da sociedade com o seu trabalho” lembra o anfitrião. Roberto faz questão de dizer que naquele espaço, o ser humano é o que vale e não os títulos.

Pelo fogão já passaram os homens que fizeram e fazem a historia de Minas, incluindo o atual Governador Romeu Zema, mais da metade dos deputados federais e estaduais que representa Minas, vereadores, os três senadores da república e os comandantes das três forças representadas no Estado: Marinha, Aeronáutica e agora o comandante do 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, pelo centenário do Batalhão.

Quem não conhece não sabe o que esta perdendo. Quem frequenta é testemunha do quanto o espaço é importante para Minas e para Belo Horizonte.

jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

Comentários
By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas