A prefeitura conta com a parceria do Itaú Social no atendimento de 38 instituições de educação que atendem a pré-escola e primeiro ano, beneficiando mais de quatro mil crianças
Foto: Reprodução internet – Itaú Leitura
Vespasiano (MG) é um dos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e uma das 13 cidades ligadas ao território da capital. Vespasiano é mais perto do centro do que vários bairros de BH. Apesar da proximidade, a cidade mantém uma vida pacata e ar de interior, com altas taxas de qualidade de vida face ao seu modo simples de viver, embora sua população seja de 130 mil habitantes.
Na última semana a cidade recebeu do Itaú Social, quatro mil livros que serão distribuídos em 38 instituições públicas de educação da rede municipal, beneficiando 4.412 crianças. Cada instituição recebe um conjunto com 100 títulos de literatura para crianças, jovens e adultos. A iniciativa ocorre por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a instituição bancária como forma de fortalecer a atuação de docentes como mediadoras de leitura e aproximar as crianças do universo literário e da cultura escrita.
Dados do último Censo Escolar, mostram que apenas 31% das instituições públicas de Educação Infantil têm bibliotecas e só 23% contam com sala de leitura. O Blog conversou com a gerente de Implementação do Itaú Social, Cláudia Sintoni, sobre os impactos positivos da literatura no desenvolvimento da crianças e qual a motivação para o Banco para se engajar nesta causa.
Foto: LinkedIn – Claudia Sintoni
“O contato com o livro na primeira infância está diretamente associado à aquisição da habilidade da leitura durante as próximas etapas da Educação Básica. Além disso, quando essa aproximação ocorre por meio da mediação de leitura com um adulto com o qual possui um vínculo, a experiência se torna ainda mais significativa, estimulando a aprendizagem, a imaginação, a criatividade, bem como a empatia para lidar com sentimentos e emoções, tornando-se uma ótima oportunidade para a construção da identidade da criança”, relata a gerente.
A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2022 mostram que quatro a cada dez crianças (40,8%), entre seis e sete anos, não sabem ler e escrever. Além disso, o resultado da pesquisa do Pacto pela Alfabetização, do MEC (Ministério da Educação), realizada em 2023, destaca que 56% dos estudantes não são alfabetizados na idade certa e apenas 43% apresentam níveis adequados de alfabetização no final do segundo ano do Ensino Fundamental.
Porque Vespasiano?
A cidade que fica colada a capital mineira a 29 km do centro da capital conquistou 5.6 e 5.2 para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, respectivamente. O resultado é próximo à média nacional de 5.8 e 5.1. Segundo o atual PNE (Plano Nacional de Educação), até 2024, todas as escolas municipais devem ter uma nota superior a seis.
Os critérios que o Itaú Social utiliza para escolher as cidades que receberão atenção estão ligados ao desempenho não só dos alunos mas também dos docentes das instituições de educação infantil. Com destaque para formação de Mediadores de Leitura na Educação Infantil, desenvolvidos com apoio técnico da “A Taba”, projeto que une adultos e crianças em encontros on-line e ao vivo, para as atividades práticas e mediação da leitura.
Com a educação exibindo níveis altos de performance, a rede de ensino de Vespasiano recebeu o programa “Mentalidades Matemáticas”, desenvolvido pelo Itaú Social em parceria com o Instituto Sidarta. A iniciativa é inspirada na abordagem de mesmo nome, criada pela professora de Educação Matemática da Universidade Stanford (EUA), Jo Boaler. Desde 2022, são realizadas formações para docentes e equipe técnica sobre possíveis estratégias para tornar o ensino da disciplina que encontra mais resistências entre as crianças, em algo atrativo.
José Aparecido Ribeiro é jornalista
www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Este blog é acessado mensalmente por mais de 100 mil pessoas, boa parte delas formadoras de opinião, e você pode ajudar na manutenção anunciando, doando e compartilhando seu conteúdo. Doe pelo pix: 31-99953-7945