A guerra em Manaus é contra o pior de todos os inimigos, o cinismo de políticos corruptos

Não é só a Covid-19 que está matando em Manaus, mas a falta de planejamento, incompetência e o descalabro de políticos corruptos com a vênia do STF

Os áudios a seguir são relatos dramáticos do que foi a quinta-feira (14) na capital do Amazonas, Manaus. Apenas dois dos vários que profissionais da saúde gravaram e publicaram na redes sociais. Sozinhos em um campo de batalha dominado pela pior de todos os inimigos, a corrupção, o cinismo de políticos malandros e desonestos, eles lutaram para salvar vidas com suor, lágrimas e recursos próprios.

Um deles foi gravado por uma enfermeira que atua no front da saúde na capital do Estado mais rico do Brasil, que abriga a maior floresta tropical do planeta, e também o maior Rio do mundo, o Amazonas. Ela prefere não se identificar, mas falou com o blog na noite desta terça-feira (14) dia que entra para historia de Manaus como um dos piores que profissionais da saúde já viveram. Minha entrevistada é diretora do Sindicato de Profissionais da Saúde. Enfermeira com larga experiência profissional.

Em 23 anos de profissão ela relata que nunca havia presenciando um drama como esse, numa cidade acostumada com violência. Na voz embargada que revela o estresse é possível notar que o desespero é igual ao de uma guerra, porém sem armas de fogo, mas não menos letal do que um conflito bélico de grandes proporções. Contra essa guerra só o rigor da Lei e a educação de um povo que desempenha papel de juiz da democracia, e que vem errando feio na hora do voto.

Incompetência e corrupção deixam hospitais públicos de Manaus sem oxigênio

O colapso no sistema de saúde do Amazonas se deve a um conjunto de fatores, quase todos de cunho político, com destaque para a falta de planejamento, descompromisso de gestores públicos com os mais pobres, incompetência, monopólio de mercado (leia-se White Martins) e corrupção generalizada. O governo federal despejou quase R$8,9 bilhões no Amazonas, destes recursos, pasmem R$600 milhões foi escandalosamente desviados pelos gangster que dirigem o estado e a capital, velhas raposas da política. A afirmativa não é especulação, ou deduções baseadas em fatos relatados neste episódio específico, mas depoimentos de gente séria quem vive perto do poder no Amazonas.

A desfaçatez de secretários de governo corruptos e do próprio governador não têm limites. Eles são protagonistas do terror e assassinos de centenas de pessoas inocentes. Pagarão por isso perante Deus e os homens, se houver justiça no Brasil e ela agir, ao invés de assistir o caos de férias no conforto do lar.

Não é possível que diante de tantas evidências e desfaçatez o alto escalão em Manaus e no Estado, alguns com antecedentes criminais incontestáveis, possam continuar escondidos atrás do voto num sistema asséptico que parece ser condescendente com a corrupção. Não menos pior é notar que tem gente desonesta querendo atribuir o problema que é de polícia e falta de justiça, ao governo federal.

Onde foram parar os homens de bem do Amazonas, os guardiões das Leis? O que está fazendo neste momento o Ministério Público; Tribunal de Contas; a Polícia Federal; o Tribunal de Justiça; a Assembleia Legislativa; Câmara Municipal; Amagis; OAB; o bispo e principalmente o STF que delegou aos governadores e prefeitos a gestão da pandemia?

Abaixo documentos que provam a falta de planejamento, a covardia e o descompromisso do governo com a saúde pública na capital do Amazonas.

José Aparecido Ribeiro  é jornalista de opinião.
Contato: jaribeirobh@gmail.com – 31-99953-7945 whatsapp – www.zeaparecido.com.br

0602339-57.2021.8.04.0001

NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL 04_2021-ASJUR – LIBERAÇÃO DE GASES LÍQUIDOS MEDICINAIS.assinado

  • Este Blog não recebe verbas públicas, por isso aceita doações e patrocínios. Doe qualquer quantia, ajude na manutenção da autonomia e liberdade de expressão deste jornalista.

 

 

10 thoughts on “A guerra em Manaus é contra o pior de todos os inimigos, o cinismo de políticos corruptos

  1. To passando aqui de novo, pois já tinha salvo nos meus
    favoritos para ler depois com calma outras postagens.
    Quero te dar uma Sugestão… Como Anda as suas
    Divulgações? Já Pensou em Dar uma Turbinada no Número
    de Visitantes Reais por Aqui? E Quem Sabe Conseguir
    Novos Clientes? Se eu puder te ajudar de alguma forma
    gratuitamente, entra em contato comigo pelo email.

  2. Perguntaram para O Presidente Figueiredo sobre Copa do Mundo no Brasil , ele respondeu que o quanto tiver favela e pobreza ,seria irresponsável apoiar este absurdo .$80bilhoes é o que custou está maldita Copa no Mundo . Mudou alguma coisa?O que se vê hoje são clubes construindo o seu próprio Estádio e aqueles que foram reformados vão virar museu

  3. AINDA SOBRE O SISTEMA DE 1988 :
    Amigos do WhatsApp : Já tenho seguidamente lembrado a conclusão de Einstein sobre a dimensão maior do universo. Quando um sistema estabelece que o voto para escolha dos governantes seja obrigatório e que a vitória seja atribuída ao resultado majoritariamente apurado, o que esse sistema prioriza é, sem sombra de dúvidas, apenas a quantidade. De qualidade nem, sequer, se cogita. UM TAL CRITÉRIO INDICA AUSÊNCIA COMPLETA DE INTELIGÊNCIA E SENSATEZ. É estúpido demais para que possa dar certo ! E, na verdade, NUNCA DEU CERTO em lugar ou tempo algum. A Rússia, até 1917, era um verdadeiro paraíso se comparada ao completo caos em que tornou-se depois. ENTÃO, JÁ É MAIS DO QUE TEMPO PARA QUE O SISTEMA MUDE ESSE ENFOQUE, TENTANDO PRIORIZAR A QUALIDADE, E NÃO MAIS A QUANTIDADE. O difícil é fazer com que uma maioria SIGNIFICATIVA o compreenda e verdadeiramente trabalhe por isso. Se assim não acontecer, está fadada à morte toda e qualquer esperança !!!
    OBSERVAÇÃO: Digo “maioria SIGNIFICATIVA” porque, obviamente, uma “maioria ABSOLUTA” sempre será absolutamente impossível. Dependeria de vencer a burrice, e já sabemos que é ela a dimensão maior do universo.

  4. O governo do estado foi e está sendo muito incompetente, mas para a União intervir , a legislação exige muito mais que meia dúzia de palavras. A real atuação do governo federal em todas as unidades da federação nos faz orgulhosos de sermos brasileiros.

  5. O descaso, incompetência, desonestidade, e falta de caráter desses políticos leva a nação ao sofrimento.
    Faço perguntas a quem souber responder:
    1. Quem vai ser o culpado por tudo isso
    2. Onde estão as promotorias públicas
    3. Haverá punição
    4. Vão prestar conta do dinheiro enviado pelo gov. federal
    5. Será que isso vai ter um fim

  6. É UM ABSURDO TUDO ISSO!! ESSES POLÍTICOS CORRUPTOS, VERDADEIROS GENOCIDAS ROU BANDO TODO O DINHEIRO QUR BOLSONARO MANDA PRA SAÚDE!! ELES DEVIAM ESTAR TODOS NA CADEIA, A POLICIA FEDERAL TEM QUE INVESTIGAR ESDES BANDIDOS!!

  7. Na minha opinião se o governo estadual foi incompetente e não soube resolver os problemas a união foi omissa em não intervir e tomar a responsabilidade para com o ente da federação. Não estão tratando a covid19 e ainda estão politicando e culpando a população. Falta capacidade e competência na gestão pública. Impeachment já por crime de responsabilidade, já que assumiu o governo mas não governa.

  8. O prefeito de Manaus deu uma entrevista hoje (15/01/201 – 9:00 hs), na CBN para o Milton Young e meteu o dedo na ferida. Pensei até que o entrevistador fosse tirá-lo do ar. O problema começou com o monopólio da White Martins que garantiu o fornecimento do oxigênio e não cumpriu. E só avisou que não ia cumprir próximo do final da data para entregar o oxigênio. Só lembrando, o prefeito de Manaus, DAVID ALMEIDA, está no cargo há 15 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.