A Live Comunica MPV de terça-feira (23) às 20h30 debate as limitações físicas e psíquicas do médico quando exposto ao estresse da profissão, no mesmo momento em que surge a IA

Os dramas psíquicos que acompanham as pessoas quando estão diante de uma doença, fazem dos médicos também indivíduos mais humano e empáticos

As Lives Comunica Médicos pela Vida chegam da edição de número 122 debatendo a exposição do profissional de saúde ao estresse do dia a dia, as consequências na própria saúde, os riscos a que ele está sujeito e suas limitações frente ao fator humano, suas limitações físicas e psíquicas.

Nessa live, três médicos com larga experiência, dois cirurgiões com prática em centros de alta complexidade e um emergencista, relatam suas experiências no campo do humanismo na medicina, quando por força de suas limitações físicas e psíquicas, vão parar do outro lado da mesa, como pacientes.

Vamos saber se de fato o médico não é um bom paciente. E se ele fica melhor ao se colocar no lugar do enfermo. Na condição de fragilidade, conhecendo o corpo e as suas limitações, os dramas psíquicos que acompanham as pessoas quando estão diante de uma doença, e do outro lado da mesa, ele também se torna mais humano?

A importância do acolhimento frente à ameaça da Inteligência Artificial. Neste momento em que a mídia é chamada para superestimar a IA, vendendo eficácia e segurança, a população deve confiar nos algoritmos para cuidar da saúde nas emergências médicas?

Ou o fator humano, a experiência clínica, a boa formação acadêmica e a sensibilidade do médicos continuam fazendo diferença nas horas em que a medicina é chamada a prevalecer diante dos interesses multimilionários da indústria farmacêutica?

Na bancada da 122ª Live Comunica Médicos pela Vida desta terça-feira (23) às 20h30:

Dr. Eduardo Leite é médico cirurgião, de Feira de Santana – BA. Ex-diretor do Hospital Estadual Cleriston Andrade. Foi chefe de equipe do Hospital Getúlio Vargas de Salvador. Atuou como Preceptor da residência de cirurgia geral nos Hospitais HGV e da Irmã Dulce em Salvador. Foi até recentemente, chefe do Serviço Público de Saúde de Feira de Santana-BA, cidade cuja a área de influência na saúde é de 5 milhões de habitantes. É autor de três livros: Política e Corrupção na Saúde parte I e II. É co-autor do livro Aspectos Sociológicos,Criminológicos e Jurídicos da Corrupção e do livro que segue fazendo sucesso: COVID-19 a Pandemia da Estupidez.

Dr. Mauro Reis Junior, médico neurocirurgião de urgências há 30 anos, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-graduação em neurocirurgia, mestrado neuro-radiologia pela universidade Louis Pasteur de Strasbourg. Atuou como neuro-radiologista em Londres. Estudou Neurocirurgia vascular com Dr Spetzler em Phoenix no Arizona-USA. Em Paris, atuou no Hospital Lariboisiere com professor Merland e na Fondation Rothschild estagiou com o professor Jacques Moret. Fala inglês, português, francês e alemão. Dr. Mauro atuou na linha de frente do Hospital Odilon Behrens que é um dos maiores centros de atendimento de Covid do mundo. A UPA-Odilon recebeu pacientes de Covid da grande BH (metrópole com 36 municípios e área de abrangência com contingente populacional de 7 milhões de pessoas). O médico atou até recentemente como chefe do plantão deste que é o segundo maior pronto socorro de MG.

Dr. Jandir de Oliveira Loureiro Junior é formado pela UNI-RIO, concursado na rede municipal do SUS – RJ, Pós graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Medicina do Trabalho no Hospital Santa Casa do RJ e RQE em ultrassonografia – Foi emergencista durante a pandemia no Polo Gripal de Silva Jardim, município que manteve um dos menores índices de letalidade por Covid em todo o estado do Rio. E Coordenador das Lives Comunica Médicos pela Vida.

Assista pelo Canal Streaming do MPV: https://medicospelavidacovid19.com.br/live/

3º Congresso Mundial Médicos pela Vida – A Medicina Pós-Covid-19: Você está preparado? já tem data e local: Centro de Convecções do Hotel Pestana em São Paulo de 6 a 8 de setembro de 2024 – Inscrições: https://congresso.medicospelavidacovid19.com.br   

O Médicos pela Vida em parceria com 6 Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, que representam 336 cidades afetadas pela catástrofe, incentiva a doação pelo pix: sosmunicipiosrs@gmail.com – Ao doar tenha a certeza que os recursos chegarão aos mais necessitados. Engaje-se nesta causa!

José Aparecido Ribeiro é jornalista e âncora do MPV  – WhatsApp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br!

 
By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas