A crença ou não na existência de uma realidade para além da materialidade física é associada à maneira como enfrentamos a finitude, nossa e dos entes queridos
Embora seja este um tema ainda pouco debatido, a saúde mental é uma preocupação mundial, sobretudo depois da pandemia da Covid-19, quando passou a reclamar por socorro em virtude dos traumas e sequelas da crise que mexeu com o inconsciente coletivo de bilhões de pessoas.
Se você perdeu a 1ª parte, segue o link da live de 30/10 sobre o tema: https://medicospelavidacovid19.com.br/videos/live-vida-e-espiritualidade-como-lidar-com-o-medo-da-morte/
A possibilidade de vida após a morte é compreendida como uma hipótese. Mas, é neste sentido que investigações científicas realizadas nas últimas décadas apontam para evidências empíricas acerca da possibilidade de existência de algo para além da materialidade do nosso corpo físico.
Casos relativos a crianças que alegam memórias de vidas passadas, pessoas que passam por experiências de quase morte, indivíduos que testemunham eventos anômalos durante a fase final da vida de um ente querido, comunicação mediúnica, e outros; retratam um campo de investigação científica denominado Hipótese da Sobrevivência.
Campo este que provoca reflexão sobre a possibilidade de existência da alma, do espírito, ou de um fluxo de consciência que é contínuo ao longo de sucessivos processos de morte e renascimento.
A live especial desta quarta-feira (06) às 20h30, segue em sua segunda edição, se propondo a esmiuçar o tema,por meio de um diálogo reflexivo sobre espiritualidade como elemento essencial da entidade humana.
Existe vida após a morte? Se sim, para onde vamos?
A crença ou não na existência de uma realidade para além da materialidade física é associada à maneira como enfrentamos a finitude, nossa e dos entes queridos. É possível perceber tais diferenças entre distintas culturas ao redor do mundo a exemplo da cultura mexicana, nigeriana, e de países asiáticos tais como Índia e Sri Lanka. Cada uma encara a morte de um jeito diferente, amenizando a dor que ela representa para quem fica.
Para debater este tema tão instigante, fazendo parte da bancada do MPV e AM&PA, mais uma vez o Psicólogo e Doutor em saúde, Lucam Justo, com a mediação da Dra. Ana Cristina Lemos Malheiros, Psiquiatra Antroposófica.
Dr. Lucam Justo é psicólogo, especialista em ciências humanas, e saúde. Mestre em psicologia e Doutor em Saúde. Atua como psicólogo clínico, pesquisador e palestrante.
Dra. Ana Cristina Lemos Malheiros é médica psiquiatra, formada na UFMG, com certificado internacional em Medicina Antroposófica. Com 37 anos de atuação, participa de atividades educativas sobre o globalismo e consequências para a saúde física e psíquica. Seu trabalho médico mantém ênfase profissional na promoção da saúde e desenvolvimento humano. É articuladora de grupos de participação social para defesa da vida, da verdade e da liberdade. Foi palestrante no segundo e no terceiro congressos mundiais sobre COVID-19 promovidos pelo MPV. É Coordenadora do MPV.
Links para acessar a 2ª edição da Live Especial MPV e AM&PA: quarta-feira (06) às 20h30.
Qualquer pessoa pode se associar ao Médicos pela Vida, e se engajar nesta causa: www.medicospelavidacovid19.com.br – Doe para o MPV através do PIX – CNPJ: 19.548.229/0001-93
J. Aparecido é joralista e âncora do MPV
WhatsApp: 31-99953-7945