Aceitando a provocação do leitor Rodrigo Paulo que acompanha nossos artigos no blog, trazemos o assunto barulho provocado por escapamentos de motocicletas adulterados nas ruas de BH. Motocicletas que precisam sair de circulação urgente. O leitor mora em bairro próximo a Av. Raja Gabaglia e vive noites de pesadelo, fazendo alerta para os efeitos na saúde de quem trabalha no dia seguinte e em especial para enfermos e crianças que despertam assustadas durante toda a madrugada.
Algumas motocicletas emitem ruídos que podem ser ouvidos a quilômetros de distância. Contudo não se vê blitz para impedir o abuso da lei do silencio. Vale lembrar que excesso de ruídos prejudica o próprio condutor da motocicleta. As irregularidades não ocorrem apenas com as motocicletas, é fácil encontrar veículos, ônibus e caminhões emitindo ruídos acima do permitido nas ruas da capital.
O leitor Rodrigo Paula sugere que sejam realizadas blitz periódicas em sistema de mutirão pelo batalhão de trânsito da Policia Militar, BHTrans e Secretaria do Meio Ambiente, com ações de fiscalização coibindo os excessos. Com efeito, chamo atenção para os caminhões de coleta de lixo noturno que usam a marcha ré para alcançar as ruas mais íngremes de alguns bairros da capital, disparando automaticamente apitos de alerta que são verdadeiras sirenes.
Se não bastasse o ruído provocado pelo motor do caminhão e da caçamba, ainda tem os gritos dos profissionais responsáveis pela coleta, que são ouvidos a distancia, transformando a noite de muita gente também em pesadelo. Sabemos e valorizamos estes profissionais, aliás, são indispensáveis, muito mais do que a maioria dos políticos, mas eles precisam receber orientação no sentido de evitar barulho quando estão recolhendo o lixo durante a madrugada.
Existe outro barulho pior do que o mencionado e que causa prejuízos à saúde das pessoas, refiro-me ao latido incessante de cachorros cujos donos costumam apreciar, ou tratar como “musica” aos ouvidos. Mas isso é assunto para outro artigo exigindo depoimentos e consultoria de advogado especialista.
José Aparecido Ribeiro
Jornalista – jaribeirobh@gmail.com
WhatsApp – 31-99953-7945 – Sugestões de temas e opinião