BH Airport eleva o nível do Terminal 1 do Aeroporto Internacional de BH, esbanjando criatividade

Além dos aspectos visuais e lay out, a experiência foi ampliada, transformando o local em atração

Foto: Divulgação BH Airport – Terminal 1

A BH Airport não para de inovar, e desta vez se superou ao unir num só projeto de arquitetura e engenharia, uma pitada de ousadia e cultura, esbanjando inovação no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Saindo do lugar comum, mostrando compromisso com o novo, os responsáveis pelo projeto de reforma do Terminal 1 de passageiros transformaram o ato de embarcar em uma experiência singular. Não faltou criatividade conversando com a cultura mineira em segundo plano.

Ficou pronta na última terça-feira (13) a primeira fase das obras do Terminal de Passageiros que estava fechado para reformas há 6 meses. Quem embarca para um dos 52 destinos nacionais, vai encontrar um novo terminal, muito mais moderno e atrativo, com espaço de contemplação de frente para o pátio de manobras das aeronaves e para a pista do aeroporto internacional.

Foto: Linkedin – Gustavo Anfra – BH Airport

Em conversa com o Blog, Gustavo Anfra, que é gestor de desenvolvimento aeroportuário da BH Airport conta os detalhes deste projeto que uniu criatividade, arquitetura, engenharia e sensibilidade, aproveitando marcas da história e da cultura mineira: “A ideia da reforma foi trazer toda a modernidade do Terminal de Passageiros 2 também para o terminal mais antigo. Construído há mais de 30 anos e sem nenhuma reforma dessa magnitude durante esses anos, o Terminal de Passageiros 1 tem arquitetura e estética marcadas pelo concreto. Com o projeto de reforma e modernização, o intuito foi compor harmonicamente as áreas existentes com novos materiais e texturas. O resultado o passageiro já percebe ao acessar o embarque doméstico”, explica.

Foto: Reprodução – Leônidas Oliveira – Secult-MG

Gustavo ressalta ainda que o conceito arquitetônico conversa com a proposta do Governo de Minas para o Turismo, divido em três eixos: Minas para Minas; Minas para o Brasil e Minas para o Mundo, projeto de autoria da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult-MG, comandada por Leônidas Oliveira, que é Mestre e PHD em Cultura, e que assumiu a pasta em plena pandemia no final de 2020, e vem realizando uma revolução cujos resultados são palpáveis. Minas é o estado em que o turismo mais cresce no Brasil, acima da média nacional em 19,7%. Um dos 10 destinos mais aconchegantes do mundo, pelo site de reservas Booking.com.

Reestilização inspirada nas curvas das montanhas de Minas

Os diferenciais da reforma tiveram o objetivo de transformar a antiga estrutura em uma nova ambiência que atenda as demandas crescentes de passageiros, sem descaracterizar o projeto original, de autoria do arquiteto Milton Ramos. “A ideia do conceito sempre foi trazer para o terminal uma matriz conceitual com o lema ‘De Minas para o Mundo’. O intuito é que a arquitetura se caracterize como um meio potente de identificação e valorização da história e da cultura mineira”, explica.

Foto: Divulgação BH Airport – Terminal 1

O terminal internacional de Minas Gerais, recém eleito um dos 10 melhores do mundo pela AirHelp, consultoria especializada que avaliou 151 aeroportos no mundo, ocupando a 6ª posição, e tendo o aeroporto de Tokyo no Japão como o melhor. O aeroporto de BH conta com 26 pontes de embarque divididas entre os terminais de passageiros 1 e 2. Dos portões 1 ao 16, todos fazem parte do Terminal de Passageiros 1. Do 17 em diante compõem o Terminal de Passageiros 2. Com uma infraestrutura moderna e arrojada.

Quem assinou o projeto de reforma foi o escritório Fernandes Arquitetos Associados, que já está trabalhando na ampliação das áreas comerciais. Os investimentos foram de R$ 100 milhões e vão fortalecer ainda mais o papel do aeroporto de Belo Horizonte como hub distribuidor de voos, aproveitando a localização privilegiada e as conexões estratégicas que fazem do terminal o mais premiado do país.

Foto: Divulgação BH Airport – Terminal 1

Novidades no novo terminal reestilizado

Com o início da operação do terminal reformado e reestilizado, um dos destaques é a a megastore Dufry, em formato walkthrough, em mil metros quadrados, servindo de porta de entrada da sala de embarque no Terminal 1. Já são 10 lojas Duty Free, Duty Paid e a Hudson News, empresa responsável pela operação, prevê a construção de mais três novas lojas Duty Paid.  Em breve serão anunciadas novas rotas saindo de Belo Horizonte para o Brasil e o mundo.

José Aparecido Ribeiro – jornalista e membro da Abrajet-MG

www.conexaominas.comjaribeirobh@gmail.com – Wpp: 31-99953-7945

Este Blog não recebe verbas públicas, necessita de anúncios ou doações: pix 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas