Em coletiva de imprensa na Câmara dos Deputados, ao lado de Rodrigo Maia e do Ministro dos Transportes Tarcísio de Freitas, Jair Bolsonaro entrega em mão ao presidente daquela casa legislativa, o projeto que modifica o Código de Trânsito propondo mudanças significativas que afetam a vida de milhões de motoristas brasileiros, para melhor é claro, dando mais um tiro nas asas da famigerada indústria da multa.
Os itens mais importantes alteram prazos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação, que terá validade ampliada de cinco para dez anos. Mudanças também valem para a pontuação que pode levar a perda da carteira. Atualmente o máximo permitido é de 20 pontos. A proposta sugere o limite de 40 pontos. O Ministro Tarcísio de Freitas lembrou que “a pontuação foi estabelecida há 20 anos atrás e que o Código de Trânsito precisa se atualizar”, salienta.
Ele destacou também a questão da exclusividade de algumas clínicas na aplicação dos exames de saúde que são renováveis a cada 5 anos e que agora poderão ser feitos por qualquer médico e inclusive pelo SUS, com o detalhe de poder ser GRATUITAMENTE, acabando com os acordos por vezes pouco republicanos entre clínicas particulares e DETRANS.
A documentação também poderá ser digitalizada e valerá para verificação de autoridade de trânsito em blitz ou abordagens de rotina, eliminando a necessidade do motorista andar com a carteira de habilitação e certificado de propriedade dos veículos. Ele propõe também alterações na obrigatoriedade da luz baixa em rodovias. No novo texto a obrigatoriedade será apenas em rodovias de pista simples.
O Projeto agora segue para que deputados possam apresentar emendas, discutir, negociar e em seguida votar. E isso significa um longo caminho; Portanto, aos motoristas apressadinhos, sugiro cautela. O Blog segue acompanhando as mudanças que irão facilitar a vida do motorista no Brasil.
jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp 31-99953-7945