Advogado especialista em Direito Internacional e membro da ACMinas foi o articulador da liberação de entrada dos brasileiros em Portugal, sem necessidade de quarentena
Foto: Encontro na ACMinas articulado pelo Advogado Claudio Motta
Desde 01 de setembro de 2021 a entrada de brasileiros em Portugal está liberada. A autorização não atende somente a cidadãos portugueses e residentes naquele país, mas a todos os brasileiros, inclusive e principalmente os que viajam a turismo. Fato que contribui decisivamente para o desenvolvimento das economias de forma recíproca.
As articulações para que este feito importante que acaba com as restrições começou muito antes e tem um protagonista que defende as boas relações Brasil Portugal há anos. O nome dele é Claudio Motta, especialista em direito internacional e conhecido advogado mineiro de Barbacena que atua em Portugal e no Brasil justamente no desembaraço imigratório.
Embaixador de Portugal visita sede da ACMinas
Foto: Jornalista João Carlos Amaral, o presidente da Câmara de Barbacena Amarílio Andrade e o diretor de Assuntos Internacionais da Câmara Portuguesa em Minas Claudio Motta.
Foi por iniciativa dele e graças ás suas articulações que as autoridades daquele país se sensibilizaram para acabar com as restrições. Tudo começou com uma visita oficial do Embaixador de Portugal, Luis Faro, a Belo Horizonte, acompanhado do Diretor da AICEP (Agência para Investimento e Comércio Externo de Portugal) e pelo o Cônsul de Portugal, Rui Almeida.
Visita à capital mineira articulada por Dr. Cláudio Motta que é membro e diretor da Associação Comercial e Empresarial de Minas, ACMinas. Na reunião presencial o advogado não exitou em externar em público toda sua indignação pelo tratamento discriminatório que brasileiros estavam recebendo das autoridades Portuguesas, após a liberação de viagens na Europa aos países e cidadãos que estivessem vacinados.
O Brasil continuava de fora e os seus cidadãos obrigados à quarentena na chegada, mesmo com a vacina sendo obrigados a justificar a entrada naquele país. O advogado não ficou parado, foi atrás do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e iniciou conversa com diversas entidades portuguesas envolvidas, consulados e embaixada. Como representante de uma entidade de reconhecimento do Governo de Portugal, usou sua condição de cidadão luso brasileiro residente nos dois países, exatamente como última medida para sensibilizar as autoridades.
Articulações ocorreram em várias frentes tendo como protagonista Dr. Claudio Motta
Foto: A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, Embaixador de Portugal em Brasília, Jorge Cabral, e o Cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Rui Almeida.
Não foi uma briga fácil, mas ele não desistiu. O advogado e dirigente associativo tinha convicção que estava faltando diálogo: “Felizmente, conseguimos não só a abertura das fronteiras, mas a liberação da quarentena. Assim, enviei carta ao Sr. Embaixador de Portugal, diretamente, como “cartada” final que resolvi estabelecer, colocando o “meu pescoço” à mostra e enfrentando o risco de desgaste institucional. “Água mole em pedra dura”, o resultado chegou”, desabafou o advogado feliz com a decisão do governo do país amigo.
Portanto, é a este dedicado advogado mineiro Dr Cláudio Motta que devemos a liberação de entrada dos brasileiros ao país do nosso descobridor Pedro Alvares Cabral. É justo que ele receba, portanto, reconhecimento e respeito pela tenacidade e capacidade de articulação, usando bem sua condição de cidadão e de representante legítimo dos interesses mútuos dos dois países: “É conversando que a gente se entende”, destacou o advogado Claudio Motta em conversa com o Blog.
José Aparecido Ribeiro é jornalista
Contato: jaribeirobh@gmail.com whatsapp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br
Este blog necessita de anúncios e doações para sua subsistência. Calabore!