Solenidade oficial de transmissão de comando da Capitania Fluvial de MG acontece na próxima terça-feira (17) com a presença do Comandante do 1o Distrito Naval
Foto: Sra. Bianca Barros e Capitão de Mar e Guerra Viera Barros
Em petit comitê, na noite da última quinta-feira (12) o empresário Roberto Gontijo, fundador da Confraria do Fogão a Lenha que leva o seu nome e completa 18 anos, prestou homenagem ao Capitão de Mar e Guerra, Vieira Barros que passa o comando da Capitania Fluvial de Minas Gerais para o seu parceiro de farda de mesma patente, recém-chegado do Rio de Janeiro, o Capitão de Mar e Guerra Lucena.
Foto: Bruna Lucena e Capitão de Mar e Guerra Lucena
Esta é a terceira substituição no comando da Capitania Fluvial de Minas Gerais pela Marinha do Brasil que aportou em Belo Horizonte em dezembro de 2018 e que completou 4 anos com duas unidades em BH, na Av. Raja Gabaglia e no bairro Belvedere. O primeiro comandante foi o também Capitão de Mar e Guerra Nicácio Satiro que ficou dois anos, passando o comando para Vieira Barros. Nicácio concluiu doutorado recentemente na Escola de Guerra Naval, após deixar Minas, e assumiu cargo de destaque no GSI em Brasília.
Foto: Procuradora Elke Moura, Sra Bruna Lucena, Capitão de Mar e Guerra Lucena e Roberto Gontijo
Vieira Barro volta para o Rio de Janeiro e fica à disposição do comando do 1º Distrito Naval, responsável pela Capitania Fluvial que em 4 anos conseguiu ocupar espaço nos vários lagos e rios que cortam o estado mediterrâneo de Minas Gerais, e que é caixa d´água do Brasil. A presença da Marinha em Minas tem agradado a comunidade dos locais onde ela atua, pois a disciplina, organização e segurança aumentaram substancialmente. A presença era mais intensa em Pirapora e Três Marias até 2018, mas de lá pra cá, todo o Estado recebe a atenção da Armada brasileira, sob o comando da Capitania Fluvial com sede na capital.
Foto: Secretário Sérgio de Paula, Desembargador Afrânio Vilela e o jornalista Walter Freitas
Uma das principais áreas de atuação da Marinha é o lago de Furnas, conhecido como o Mar de Minas. Desde que chegou em BH, e instalou uma Delegacia Fluvial na cidade de São João Batista do Glória-MG, os acidentes no lago diminuíram assim como as ações de criminosos que agiam usando o espelho d´agua que soma mais de 1.440 km 2, com um perímetro que possui muitas ramificações, e cerca de 3 500 quilômetros, banhando 34 municípios.
Foto: Sra Bianca Barros e a Desembargadora Maria Inês Rodrigues
A Marinha intensificou ações de fiscalização e incentivo ao turismo e não por acaso o estado lidera o ranking dos que mais crescem, tendo o turismo náutico e aventura como chamarizes para turistas de várias partes do Brasil que buscam por natureza e segurança. A Marinha incentiva o turismo e é parceira da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo – Secult-MG, liderada pelo competente e atuante secretário Leônidas Oliveira, que estava fora do país na última quinta-feira, e foi representado pelo subsecretário Sérgio de Paula.
Foto: Coronel de Exército Zanine, CMG-Lucena, CMG-Vieira Barros e Toninho Araújo
A homenagem realizada na noite do último dia 12 de janeiro, contou com presenças das esposas dos homenageados, Sra Bianca Barros, e Sra Bruna Lucena, além de outras presenças ilustres como as do desembargador, Caldeira Brant, Rinaldo Kennedy e a esposa, a Advogada Amélia Kennedy, o desembargador Afrânio Vilela e a desembargadora Maria Inês Rodrigues e o marido Henrique German. O delegado da Polícia Federal Juvercino Guerra, o empresário e ator Fabiano Cazeca – Consórcio Multimarcas, o Coronel de Exército Zanine, o prefeito de Guapé, Nelson Lara, a procuradora do Ministério Público de Contas Elke Andrade Soares de Moura.
Foto: Jornalista J. Aparecido, desembargador Caldeira Brant, Cel. Zanine, empresário Toninho Araújo
O empresariado foi representado também por Toninho Araújo da rede de Drogarias que leva o nome no Bisavô, os jornalistas Walter Freitas, Waldez Maranhão e Mauro Butt, o subsecretário de turismo de Minas Gerais, Sérgio de Paula, a ex-deputada federal Jô Moraes com a assistente, o presidente da Soamar BH, o Professor Paulo Roberto Cardoso, o Capitão de Mar e Guerra Silvio Aderne, que cuida das relações institucionais da Capitania Fluvial de Minas e que é mineiro de BH, entre outros. Durante a solenidade o cantor Felipe Galdino deu um show com repertório dos anos 80.
Foto: Roberto Gontijo e o Delegado da PF Juvercino Guerra
Roberto Gontijo prestou comovente homenagem às esposas presenteando-as com orquídeas que foram entregues pela Procuradora Elke e pela desembargadora Maria Inês. Após as homenagens e discursos emocionados, foi servido um jantar para os convidados. A cerimônia oficial de transmissão de comando será na próxima terça-feira (17) e contará com a presença do Vice-Almirante Eduardo Machado Vasques, comandante do 1º Distrito Naval.
Crédito de fotos: Waldez Maranhão
José Aparecido Ribeiro é jornalista e membro da Soamar BH
www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-9953-7945
Este Blog precisa de anúncios para a sua manutenção ou doações que podem ser feitas pelo pix: 31-99953-7945