Arte, Literatura, Correspondências e Cartas de Drummond, além de homenagem para Conceição Evaristo e Portinari
Foto: Reprodução página do Flitabira na internet
O Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira chega na sua 3ª edição com o patrocínio do Instituto Vale e Ministério da Cultura. O evento promete movimentar a Cidade que tem um ex-executivo da Fiat Automóveis como Prefeito, o conhecido e competente Marco Antonio Lage, começa dia 31 de outubro, terça-feira, e termina no domingo 5 de novembro. O palco do Flitabira será o Centro Histórico (Praça do Centenário – R. Maj. Lage, 121).
“Arte, Literatura e Correspondências”, esse é o título do 3º Flitabira, cuja curadoria é do expert conhecido jornalista e escritor mineiro Afonso Borges, e do romancista sociólogo e escritor Sérgio Abranches, mineiro de Curvelo, comentarista da Rádio CBN. O evento utiliza a Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e todas as atividades do Festival são gratuitas, contando com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Prefeitura de Itabira e UBE – União Brasileira de Escritores.
Itabira vai receber uma avalanche de cultura e o Festival Literário deixa para cidade um legado permanente que se materializa na inauguração do Circuito Cultural que ocupa a parte do Centro Histórico, entre a Praça do Centenário, local da Casa de Drummond, contornando o quarteirão até a Rua Maj. Paulo, palco do corredor Gastronômico e do coreto que é o epicentro da programação musical de viola caipira.
No sábado 4 de novembro, a escritora Conceição Evaristo será homenageada com o Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano. O prêmio tem outorga da UBE – União Brasileira de Escritores. Cármen Lúcia, Ministra do STF vai liderar a mesa de debates, ela que também é mineira de Belo Horizonte e frequentadora do Festival Literário que hoje chega em mais 2 importantes cidades mineiras, Paracatú, com uma edição, e Araxá com 11 edições.
O aniversário de 121 anos de Carlos Drummond de Andrade ocorre no dia da abertura do Flitabira, 31 de outubro, terça-feira com a exibição no YouTube da sessão de leituras de cartas do poeta feitas por atores, atrizes e escritores. Paralelamente, no Twitter, acontecerá o Concurso Nacional de Palíndromos CDA, o #desafiopalindromoCDA121, sob a curadoria de Leo Cunha e Ricardo Cambraia, ambos experts no assunto. Tudo porque 121 é um palíndromo. O professor Pasquale Cipro Neto foi convidado para ser jurado.
Foto: Reprodução Internet – Sergio Abranches
No dia 1.º de novembro, quarta-feira, às 18h, acontece a abertura oficial do evento pelos curadores Afonso Borges e Sérgio Abranches, e participação de Fabiano Piúba, Secretário de Formação, Livro, Leitura do Ministério da Cultura. Nos demais dias, entre 2 e 5/11, cerca de 100 escritores e escritoras participam de palestras, debates, aulas-espetáculos e sessões de autógrafos para todas as idades: infantil, infantojuvenil e adulto.
Para compor as mesas, um elenco de grosso calibre como Aílton Krenak, Alexandre Amaro, Andréa Pachá, Ministra Cármen Lúcia, Conceição Evaristo, Danilo Miranda, Eliana Alves Cruz, Estevão Ribeiro, Eugênio Sávio, Fabrício Carpinejar, Fabrício Conde, Flávia Rocha, Ivan Vilela, Jamil Chade, Jefferson Tenório, João Carrascoza, João Candido Portinari, José-Manuel Diogo, Leo Cunha, Kakay, Lívia Sant’Anna Vaz, Márcia Kambeba, Márcia Tiburi, Marco Lobo, Marcello Dantas, Marcos Assunção, Maria Ribeiro, Mariana Paz, Paloma Jorge Amado, Pasquale Cipro Neto, Paula Pimenta, Pedro Drummond, Raquel Cané, Rejane Dias, Ricardo Prado, Ricardo Ramos Filho, Roberto Corrêa, Rodrigo Lacerda, Rosa Freire d’Aguiar, Sérgio Abranches, Silvana Gontijo, Simone Paulino, Tino Freitas, Trudruá Dorrico e Wagner Schwartz.
Paralelamente a área de Gastronomia, acontece o I Festival Literário de Viola Caipira, com o que existe de melhor do ramo: Roberto Corrêa, Marcos Assunção, Ivan Vilela e Fabrício Conde – em shows e aulas-espetáculos. Na pauta do Festival, uma exposição internacional: “Portinari Negro”, instalada na Praça do Areião, com 42 reproduções de telas de Candido Portinari, expostas em painéis de 3 metros de altura.
Para agradar a comunidade estudantil os organizadores promovem um Concurso de Redação, com o tema “Escreva para o Poeta”. O público alvo do concurso são os jovens de 8 a 18 anos, com direito a leitura de poemas do escritor mineiro que entrou para história como um dos mais importantes do Brasil.
Autoria do Flitabira
Foto: Sempre Um Papo – Afonso Borges
A autoria do Flitabira é do conhecido e consagrado jornalista e escritor mineiro Afonso Borges que tem apostado na intinerância do Festival Literário que acontecia somente em Araxá, mas que hoje expandiu para mais duas importantes cidades: Paracatú e Itabira. Afonso é responsável pelo projeto sempreumpapo.com.br, que está em atividade há 37 anos e possui uma legião de seguidores.
Vale ressaltar que Itabira fica há 110 km de Belo Horizonte pelo trecho reformado da BR 381. A cidade é terra natal de artistas de grande relevância nacional e internacional, tais como a modelo Ana Beatriz Barros o contista, cronista e poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, o romancista, biógrafo, jornalista, polígrafo, cientista, membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e poeta Horácio de Carvalho o escritor, professor e historiador João Camilo de Oliveira Torres; e a modelo Patrícia Barros, irmã da também modelo Ana Beatriz Barros. (fonte Wikipédia).
José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG
www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Este blog é acessado mensalmente por mais de 100 mil pessoas, boa parte delas formadoras de opinião, e você pode ajudar na manutenção anunciando, doando e compartilhando seu conteúdo. Doe pelo pix: 31-99953-7945