A segurança aumentou, mas ainda não é suficiente para evitar fraudes online, revela estudo da TransUnion, empresa especializada em monitoramento cibernético
Foto: Divulgação Sing Comunicação
Esta época do ano o nível de atenção com fraudes em compras online deve ser redobrado, é o que sugere a TransUnion (NYSE: TRU), empresa global de informação e insights, que acaba de divulgar novos dados sobre fraudes no comércio eletrônico. Os resultados referem-se ao período da Black Friday até a Cyber Monday. O estudo foi realizado entre 24/11 (quinta-feira) e 28/11 (segunda-feira), e apontou que 15,32% de todas as transações no e-commerce mundial foram potencialmente fraudulentas.
No mesmo estudo houve um aumento de 22,95% das transações fraudulentas se comparado ao mesmo período do resto do ano de 2022. Diariamente são realizadas bilhões de transações de risco digital, analisadas pelo estudo – TransUnion TruValidate™. Durante o período avaliado, o número médio de suspeitas de fraude digital foi 17,60% menor em relação ao mesmo período de 2021.
E, para as transações originadas no Brasil, esse percentual foi 48% menor do que no restante do ano e 52% menor do que no mesmo período de 2021. O estudo também revelou a taxa de suspeita de fraude digital para cada dia de compras no país, incluindo o período analisado que foi de segunda-feira 24/11 a segunda-feira seguinte, 28/11.
O blog conversou com Shai Cohen, que é vice-presidente sênior e head de soluções de fraude da TransUnion e ele lembra que: “A atividade fraudulenta tende a prevalecer particularmente no comércio online neste período de compras de fim de ano. Embora um grande número de consumidores tenha retomado as compras presencias no pós-pandemia, o e-commerce continua a ser a forma preferida para muitos em datas comerciais. É importante que varejistas online garantam a segurança e a proteção da privacidade de consumidores, mas de uma forma que assegure uma experiência de compra satisfatória, minimizando o atrito desnecessário.”, relata o executivo.
O abuso de promoções e a invasão de contas foram as principais formas de tentativas de fraudes, de acordo com o diretor de estratégias e planejamento da TransUnion Brasil, Celso Nogueira: “Varejistas online devem se equipar com ferramentas adequadas para detectar fraudes no primeiro sinal de alerta, sem inibir a jornada de compra do cliente”, adverte Nogueira.
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Mesmo com a queda nas taxas de suspeita de fraude digital, consumidores preocupam
O estudo Consumer Pulse no Brasil, da TransUnion, referente ao terceiro trimestre de 2022, mostra que a preocupação em compartilhar informações pessoais por medo de ser alvo de fraude atinge 83% das pessoas entrevistadas. No terceiro trimestre de 2022, 37% dos entrevistados – que relataram terem sofrido ataques online – foram vítimas de roubo de cartão de crédito e/ou compras fraudulentas.
Os golpes e fraudes digitais tem feito os consumidores buscarem cada vez mais alternativas de proteção. No período analisado, 44% das pessoas relataram ter mudado de senha nos últimos 60 dias em resposta a preocupações com a segurança digital, e 19% compraram algum sistema de segurança para a Internet, como antivírus e anti-malware, o que representa aumento de 26% em relação ao trimestre anterior.
O Consumer Pulse reportou também aumento nas tentativas de fraude entre a Geração X e Baby Boomers, chegando aos patamares de 22% (vs 19% no segundo trimestre) e 24% (vs 16% em relação ao trimestre anterior). A TransUnion monitora as tentativas de fraude digital relatadas por empresas de diversos setores, como as de jogos online, serviços financeiros, saúde, seguros, varejo e viagens e lazer, entre outras.
Para mais informações sobre o estudo referente às Tendências de Fraude nas Compras de Final de Ano, acesse o infográfico para visualizar os dados e comparativos sobre as tentativas de fraude digital em âmbito global e regional.
Sobre a TransUnion
Foto: Sede da TransUnion nos EUA
A TransUnion é uma empresa global de informações e insights que leva confiança para que empresas e consumidores se protejam de fraudes. O olhar multidimensional permite confiança e simétrica no mercado, possibilitando maior inclusão financeira. Como resultado, as empresas e os consumidores podem realizar transações com confiança, auxiliando na conquista por resultados. Chamamos isso de Informação para o Bem®.
A TransUnion está há mais de 50 anos no mercado, com presença em mais de 30 países e em cinco continentes. Opera no Brasil há 10 anos, desde 2012, com o propósito de Ajudar a Melhorar a Qualidade de Vida das Pessoas e aumentar a confiança. A companhia cria oportunidades econômicas, empodera consumidores e apoia centenas de milhões de pessoas em segmentos que incluem Serviços Financeiros, Seguros, Telecomunicações, Varejo, FinTechs e Indústrias.
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A matéria contou com a colaboração de Thamiris Galhardo – Sing Comunicação de Resultados de São Paulo
José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor do Blog
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