Belotur realiza a I Conferência Municipal de Turismo da história de Belo Horizonte, e prepara o setor para um futuro alvissareiro na capital mineira
Foto: Presidente da Belotur – Gilberto Castro
Às vésperas da comemoração dos 125 anos da capital, a Prefeitura de Belo Horizonte, através da Empresa Municipal de Turismo – Belotur realizam um feito inédito na cidade. Pela primeira vez acontece em Belo Horizonte uma conferencia de turismo, a I Conferência Municipal de Turismo de Belo Horizonte, que começou na segunda-feira (5) com a presença do prefeito Fuad Noman e do presidente da Belotur, Gilberto Castro, e terminou nesta quarta-feira (7) com resultados palpáveis e perspectivas alvissareiras.
Foto: Palestrante – Caio Esteves
O evento inédito reuniu o trade turístico, teve a presença de vários players e aconteceu em formato presencial, com intensa programação nos três dias, de 8h às 13h. A Conferência aconteceu na sede da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena, 1212 – Centro, e teve três eixos temáticos: Experiências Turísticas; Estratégias do Marketing Turístico; e Superando desafios para Cooperação no Turismo.
Foto: Plateia da I Conferencia Municipal de Turismo
Das exposições, debates e painéis, foi confeccionada uma minuta de um plano estratégico de turismo que será disponibilizado eletronicamente para consulta pública em janeiro de 2023 e publicado definitivamente em março do mesmo ano. A I Conferência Municipal de Turismo de Belo Horizonte chamou atenção pelo formato, com a participação popular na construção das políticas públicas empreendidas pela Belotur ao lado de instituições e agentes do setor.
Foto: Prefeito Fuad Noman, Gilberto Castro e Marcelo Souza
O projeto é um desdobramento e a continuidade do Programa Dialoga Turismo, cujo objetivo foi a preparação para o Plano Estratégico de Turismo de Belo Horizonte 2023/2027, norteando as políticas públicas de longo prazo para o setor e orientando a gestão da PBH e da Belotur para o turismo na capital, aproveitando as suas potencialidades.
Cada painel foi composto por dois convidados e um mediador. Na segunda-feira, após abertura do prefeito, que falou do compromisso do município com o setor, associando a proposta de uma cidade mais feliz pós-pandemia, o prefeito discursou com entusiasmo sobre a vocação da capital que ele governa para o turismo e se comprometeu a fazer do turismo uma de suas prioridades de governo.
Foto: Gilberto Castro
“Em que pese os problemas estruturais, a governança está sendo preparada, e vamos avançar com o turismo de forma organizada e planejada aproveitando este momento em que o prefeito Fuad compreendeu a importância do setor”, relatou o presidente da Belotur, Gilberto Castro.
O primeiro painel trouxe o tema Inovações para Experiências Turísticas cujos palestrantes foram Ana Paula Jacques e Tom Pires, com a mediação de Mirian Rocha. No segundo dia o painel foi sobre Estratégias do Marketing Turístico, com a participação de Caio Esteves e Thiago Akira, com mediação de Izabella Ricci. No terceiro e último dia, o tema foi Superando desafios para Cooperação no Turismo com as palestrantes Ana Clévia Guerreiro e Fernanda Fedrigo e mediação de Marco Mandacaru (BH Airport).
Foto: Marcos Mandacaru, Fernanda Fedrigo e Ana Clévia Guerreiro
Participaram nos três dias de Conferência, dirigentes de entidades ligadas ao trade com destaque para o CDL/BH, Abav-MG, ABIH/MG, BH Convention & Visistours Bureau, Abrajet-MG, Aeroporto Internacional de BH – (BH Airport), entre outras. A Consultoria que confeccionou a minuta do Plano Estratégico tem larga experiência, é a empresa Lab Turismo Consultoria cuja direção é de Richard Alves, Marcela Saad e Ronaldo Flaviano Jr.
Foto: Marcos Boffa – Diretor da Belotur
“A empresa tem até o final de janeiro para apresentar os resultados que serão transformados em documento para consulta pública com possibilidade de ampliação e participação popular. Acho que pela adesão e participação de todos nestes três dias, vamos conseguir elaborar um plano que seja o retrato da necessidade de Belo Horizonte para o Turismo, possibilitando que as gestões futuras tenham um marco para o turismo e que o trabalho não dependa só do poder público”, revelou o responsável pelo planejamento e pela organização do evento, o diretor da Belotur, Marcos Boffa.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG
www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – Wpp: 31-99953-7945
Este blog não recebe verbas públicas para sua manutenção, aceita anúncios e doações pelo pix: 31-99953-7945