Convidado pelo presidente Rodrigo Pacheco, Luis Cláudio aceitou o novo desafio e já está em Brasília para comandar a Diretoria de Assuntos Técnicos e Jurídicos do Senado da República
Foto: Advogado Luis Cláudio Chaves e o Presidente do Congresso Nacional Senador Rodrigo Pacheco(PSD-MG)
O Presidente do Congresso Nacional, senador mineiro Rodrigo Pacheco (PSD-MG), confirmou convite feito e aceito pelo advogado, ex-presidente da OAB-MG, Luis Cláudio Chaves para assumir a Diretoria Técnica e Jurídica do Senado Federal nesta quinta-feira (3).
Luis Cláudio assume o lugar do também mineiro de Ipatinga, ex-deputado federal por dois mandatos, Alexandre Silveira, que foi Secretário de Saúde de Minas e superintendente do DNIT Nacional. Silveira assume a cadeira de Senador da República pelo PSD-MG deixada por Antônio Augusto Anastasia, ex-governador, que deixa a carreira política para se dedicar ao Tribunal de Contas da União, em cargo que é vitalício.
Atribuições da Diretoria de Assuntos Técnicos e Jurídicos
A Diretoria de Assuntos Técnicos e Jurídicos do Senado da República é responsável pela manutenção e defesa dos interesses da Casa Legislativa junto aos diversos órgãos e instancias dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo no Brasil. É peça fundamental nas relações com o Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Tribunal de Contas e os mesmos poderes nos planos estaduais, no Distrito Federal e nos municípios.
Cabe também à Diretoria Técnica e Jurídica do Senado as petições que são feitas em nome da Casa, desempenhando papel estratégico de suporte ao Senado da República representando ele judicialmente ou administrativamente, sempre que o presidente demandar.
“Tenho muitos projetos ainda no plano das ideias, e um deles é criar informativos e livros eletrônicos para que as pessoas possam conhecer melhor o papel do parlamento, possibilitando que o leigo acompanhe os tramites dos projetos de leis, emendas, tudo isso para fortalecer a democracia e aproximar o Senado da República do povo que o elegeu”, relata o novo Diretor que já está em Brasília e inicia sua rotina no Senado na segunda-feira (7).
Foto: Advogado Luis Claudio Chaves
Luís Cláudio Chaves tem 57 anos, é advogado militante há 34 anos. Ele comandou a OAB-MG de 2010 a 2015, e até perder a última eleição em novembro de 2021 para chapa encabeçada por Sérgio Leonardo, em diferença de 375 votos. Luis presidiu a Caixa de Assistência dos Advogados – CAAOAB MG, que ele havia criado em 2010 com altos índices de aprovação. O advogado tem uma longa história com a Ordem em Minas, e ocupou vários cargos importantes além da presidência.
Luis Cláudio é professor universitário há 33 anos, mestre em Direito e autor de vários livros jurídicos. Filho de professores, Wilson Chaves e Lílian Chaves, tem dois filhos, Mariana e Bernardo, mora em Lagoa Santa e parte para Brasília com a missão de representar o Senado Federal juridicamente, defendendo a “ordem”, a democracia e o Parlamento brasileiro.
José Aparecido Ribeiro é jornalista
www.zeaparecido.com.br – www.conexaominas.com – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com
Colabore com a manutenção deste Blog anunciando, doando qualquer quantia ou simplesmente compartilhando!