A cerimonia de entrega da Ordem no Mérito Naval aconteceu no Forte de São José – Ilha das Cobras no Rio de Janeiro na última quinta-feira (7)
A Marinha do Brasil entregou a Medalha da Ordem do Mérito Naval 2024 na última quinta-feira (7), no Forte de São José, Ilha das Cobras, Rio de Janeiro, em cerimônia prestigiada com a presença do alto comando das Forças Armadas, incluindo o Comandante Militar do Leste, General de Exército Kleber Nunes de Vasconcelos, o Comandante do Primeiro Distrito Naval Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, o Vice-Almirante Paulo Ferreira Comandante-em-Chefe da Esquadra, e dezenas de autoridades civis e militares, ex-ministros, veteranos e ex-comandantes da Marinha.
A Medalha de Cavaleiro da Ordem do Mérito Naval foi criada pelo Decreto 24.659 de 4 de julho de 1934 é uma condecoração concedida pela Marinha a militares que se distinguem no exercício da sua profissão, e, excepcionalmente, organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares brasileiras ou estrangeiras que prestaram relevantes serviços para a Marinha do Brasil, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento e engrandecimento da instituição.
O grau de “Cavaleiro” é um dos níveis dessa medalha, que reconhece o mérito individual em situações de especial distinção. A cerimônia de entrega ocorreu com 6 meses de atraso em virtude da tragédia no Sul do Brasil, que exigiu empenho de parte do contingente da Marinha que foi deslocada para o socorro às vítimas das enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul.
A cerimônia ocorreu um dia após a data destinada ao Dia do Amigo da Marinha, 6/11. Foram agraciadas 190 pessoas de todo o país, 90% militares da ativa. Na mesma ocasião, mais de 200 pessoas, majoritariamente civis, também receberam a Medalha Amigo da Marinha, uma distinção concedida a personalidades e instituições civis que se destacam por suas contribuições para fortalecer os laços entre a sociedade e a Marinha.
Minas Gerais foi representada na investidura da Medalha da Ordem do Mérito Naval por apenas duas pessoas da sociedade civil: o Desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant do TJMG e o jornalista José Aparecido Ribeiro, presidente do Conselho da Abrajet-MG e vice-presidente nacional. Ambos condecorados com a Insígnia de Cavaleiro da Ordem do Mérito Naval. A maior honraria que um civil pode receber da gloriosa e invicta Marinha do Brasil.
Foto de Capa: José Aparecido Ribeiro – Jornalista, o Comandante do 1o Distrito Naval, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, e o Desembargador do TJMG, Dr. Marcos Henrique Caldeira Brant.
José Aparecido Ribeiro –
Diretor da Sociedade Amigos da Marinha – SOAMAR BH – Jornalista filiado ao Sindijori e presidente do Conselho da Abrajet-MG – vice-presidente nacional.
Colabore com a manutenção deste Blog de notícias, anunciando, compartilhando o seu conteúdo, sugerindo pautas ou doando pelo pix: 31-99953-7945
Meu prezado amigo José Aparecido.
Muito bom mais esta matéria da Cerimônia de entrega da Ordem no Mérito Naval 2024.
São reconhecimentos a militares e civis que, no anonimato, colaboram com nossa Marinha do Brasil.
Parabéns à você por receber a merecida Comenda de nossa Marinha Brasileira.
Parabéns meu amigo guerreiro. Merecido!
Meus efusivos cumprimentos ao prezado jornalista, pela Comenda concedida pela Marinha de Guerra do Brasil. Um valoroso “ papa bravo”,
Que LINDO ZÉ! Você merece Patriota de Ouro!🥰😍😍😍🤝🤝🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Parabéns José Aparecido merecida homenagem pelo trabalho que vc tem feito, jornalismo sério e digno.
Parabéns pela merecida homenagem.
Merecida homenagem ao Jornalista Aparecido Ribeiro; um dos ícones da Imprensa da Terra das Alterosas.
Parabéns José Aparecido pela distinção e honra merecida.
Sua jornada e dedicação ao turismo mineiro, somado às atividades comunitário e defesa dos interesses da coletividade belo horizontinas, justificam a honraria.