Minas Gerais teve dois agraciados com a Ordem do Mérito Naval da Marinha do Brasil – A solenidade foi na Fortaleza de São José – RJ – na última quinta-feira (7)

A cerimonia de entrega da Ordem no Mérito Naval aconteceu no Forte de São José – Ilha das Cobras no Rio de Janeiro na última quinta-feira (7)

Foto: José Aparecido Ribeiro e Desembargador Marcos H. Caldeira Brant

A Marinha do Brasil entregou a Medalha da Ordem do Mérito Naval 2024 na última quinta-feira (7), no Forte de São José, Ilha das Cobras, Rio de Janeiro, em cerimônia prestigiada com a presença do alto comando das Forças Armadas, incluindo o Comandante Militar do Leste, General de Exército Kleber Nunes de Vasconcelos, o Comandante do Primeiro Distrito Naval Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, o Vice-Almirante Paulo Ferreira Comandante-em-Chefe da Esquadra, e dezenas de autoridades civis e militares, ex-ministros, veteranos e ex-comandantes da Marinha.

A Medalha de Cavaleiro da Ordem do Mérito Naval foi criada pelo Decreto 24.659 de 4 de julho de 1934 é uma condecoração concedida pela Marinha a militares que se distinguem no exercício da sua profissão, e, excepcionalmente, organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares brasileiras ou estrangeiras que prestaram relevantes serviços para a Marinha do Brasil, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento e engrandecimento da instituição.

Foto: José Aparecido Ribeiro, recebendo a condecoração do Vice-Almirante Paulo Ferreira Comandante-em-Chefe da Esquadra

O grau de “Cavaleiro” é um dos níveis dessa medalha, que reconhece o mérito individual em situações de especial distinção. A cerimônia de entrega ocorreu com 6 meses de atraso em virtude da tragédia no Sul do Brasil, que exigiu empenho de parte do contingente da Marinha que foi deslocada para o socorro às vítimas das enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul.

Foto: José Aparecido Ribeiro e Desembargador Marcos H. Caldeira Brant

A cerimônia ocorreu um dia após a data destinada ao Dia do Amigo da Marinha, 6/11. Foram agraciadas 190 pessoas de todo o país, 90% militares da ativa. Na mesma ocasião, mais de 200 pessoas, majoritariamente civis, também receberam a Medalha Amigo da Marinha, uma distinção concedida a personalidades e instituições civis que se destacam por suas contribuições para fortalecer os laços entre a sociedade e a Marinha.

Foto: Advogado e Assessor do TJMG Artur Bambirra, Fuzileiro Naval Músico, Desembargador Marcos H. Caldeira Brant

Minas Gerais foi representada na investidura da Medalha da Ordem do Mérito Naval por apenas duas pessoas da sociedade civil: o Desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant do TJMG e o jornalista José Aparecido Ribeiro, presidente do Conselho da Abrajet-MG e vice-presidente nacional. Ambos condecorados com a Insígnia de Cavaleiro da Ordem do Mérito Naval. A maior honraria que um civil pode receber da gloriosa e invicta Marinha do Brasil.

Foto de Capa: José Aparecido Ribeiro – Jornalista, o Comandante do 1o Distrito Naval, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, e o Desembargador do TJMG, Dr. Marcos Henrique Caldeira Brant.

José Aparecido Ribeiro –

Diretor da Sociedade Amigos da Marinha – SOAMAR BH – Jornalista filiado ao Sindijori e presidente do Conselho da Abrajet-MG – vice-presidente nacional.

Colabore com a manutenção deste Blog de notícias, anunciando, compartilhando o seu conteúdo, sugerindo pautas ou doando pelo pix: 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

8 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas