O Almirante Flávio Augusto Viana Rocha dos Assuntos Estratégicos da Presidência embarca nesta quarta-feira (18) para o Oriente Médio em missão especial que tem foco na indústria de defesa do Brasil
Foto: Divulgação Embaixada Iraque – Cidade de Bagdá
O secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, um dos homens de maior confiança do presidente Jair Bolsonaro, almirante Flávio Augusto Viana Rocha, está embarcando hoje, quarta-feira (18), para uma missão oficial que começa no Iraque, cujo foco é a indústria de defesa do Brasil. Além de oito países do Oriente Médio, dois países do Leste Europeu serão visitados.
Na bagagem um dos assunto que está deixando toda a cúpula do governo e os eleitores do presidente Jair Bolsonaro de cabelo em pé, o preço da gasolina e a inflexibilidade da Petrobras em relação ao papel social da empresa. O Iraque é um dos maiores produtores e exportadores de petróleo do planeta, suas reservas são cobiçadas pelo mundo e não por acaso o interesse de intercambio do petróleo com os armamentos que o Brasil produz. Assuntos de defesa e soberania, portanto, estratégicos.
A indústria de defesa brasileira vem crescendo à galope, e não por acaso, na pasta do Almirante Rocha que entende dos assuntos estratégicos, a ampliação das venda de equipamentos bélicos para o países do Oriente Médio, e quem sabe, a importação de combustíveis. No portfólio armas leves e até aviões.
O Iraque onde a missão começa, está em busca de novos parceiros fornecedores para aumentar o seu arsenal bélico de defesa, e o Brasil tentando ficar livre das imposições da Petrobrás. Depois de um conflito com a maior potencia do mundo, os Estados Unidos da América, que acabou na derrubada do ditador Sadan Russem, o desejo daquele país é de equipar suas forças policiais com armas que o Brasil produz e é competitivo.
Foto: Divulgação Fábrica da Forjas Taurus em São Leopoldo – RS
Empresas genuinamente brasileiras como Taurus e a CBC possuem credenciais para atender o mercado Iraquiano e todo o Oriente Médio, onde seus produtos são demandados e bem posicionados comercialmente. Rocha vai aproveitar a viagem para gastar seus talentos diplomáticos que incluem 8 idiomas para visitar o Marrocos, Emirados Árabes, Omã, Kuwait, Bahrein, Qatar, Egito e Arábia Saudita.
A maratona de 11.700 km de distancia começa amanhã a quarta-feira (18) e termina só no dia 7 de junho. A delegação brasileira chefiada por Rochinha vai dar uma esticada até o Leste Europeu para uma parada rápida na Hungria e na República Tcheca, ambos os países na lista dos que mantém excelentes relações com o governo do presidente Jair Bolsonaro. Haja fôlego!
José Aparecido Ribeiro é jornalista
www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com
Colabore com a manutenção deste site anunciando, doando ou compartilhando: Pix para doações: 31-99953-7945