Um misto de carisma, competência, espírito de liderança, leveza de alma e bom caráter, fizeram de Hiury Gutemberg um ser humano iluminado
A semana foi de tristeza para quem conheceu Hiury Gutemberg, CEO da TMX Energy, empresa referência em energia fotovoltaica com sede em BH. Ele foi um visionário incansável, realizador em tempo integral, profundo conhecedor do tema. E por falar em energia, a do Hiury era diferenciada. Ele deixa saudades pelo ser humano que foi, dos raros, que a vida presenteou aos que tiveram o privilégio da convivência, e que Deus levou, certamente para ocupar lugar de honra ao lado Dele que é o criador onipotente.
Só quem conheceu Hiury consegue compreender o tamanho das suas virtudes, leveza de alma, vocação para o empreendedorismo, e a falta que vai fazer para família, amigos, colaboradores, clientes e em especial para o Sr. Júlio, pai que ele soube honrar e tinha sempre por perto. Hiury era um filho carinhoso e exemplo para os amigos de como se deve tratar os pais.
Não está sendo fácil para os que caminharam com ele até aqui admitir que o Hiury foi embora para nunca mais voltar. Compreender os desígnios de Deus costuma ser um desafio. Aceitá-los é inevitável, concordar no entanto está custando para quem teve o privilégio de compartilhar momentos de convivência com este indivíduo que emanava luz.
São muitas as razões, pois Hiury conseguia transformar o ambiente de trabalho, o clima organizacional em uma grande diversão, fazendo o dia a dia maçante do escritório ficar mais leve, não por ser o chefe, mas por ser um líder nato. A TMX Energy é uma grande família graças a esse talento que o CEO emanava e sabia compartilhar.
Hiury construiu uma carreira admirável, era portador de um carisma e de uma coragem para o empreendedorismo que gerava segurança e confiança nas pessoas, sabia a gavetinha de cada um e cuidava delas com atenção, de forma customizada, considerando o que cada um tinha de melhor e fazendo elas se sentirem importantes. Hiury morreu aos 46 anos na última segunda-feira (19) “inexplicavelmente”, vítima de um infarto fulminante, sem registro de doenças pregressas…
A carreira que ele construiu começou muito cedo quando aos 23 anos assumiu a gerência geral de uma agência do Unibanco, o mais novo gerente do Brasil. Nasceu com um brilho natural, magnetizante e dom para transformar, assumir riscos. Sua visão ampliada lhe garantiram sucesso nas empreitadas. Sentia prazer em criar e fazer de suas ideias oportunidades para ele e para os que o cercavam. Era do time do ganha ganha, tinha alma de banqueiro, mas comportamento de monge, de repartir resultados.
Sua coragem e astúcia, lhe empurraram para o outro lado do planeta, cruzou oceanos tornando-se empresário na China, onde montou empresa que empregava mais de 600 pessoas. Por lá ficou tempo suficiente para adquirir conhecimento sobre novas fontes de energia limpa, e sonhar com oportunidades que mais tarde seriam concretizadas ideias no Brasil.
Mas antes passou pelo Estados Unidos, também na condição de empreendedor, mergulhou no espírito americano de valorização do trabalho e do respeito por quem trabalha e tem coragem de criar. Com o conhecimento adquirido no mercado financeiro, nos concorridos mercados chinês e americano, voltou pra o Brasil e colocou em prática seu sonho de energia limpa para o Brasil, nele está a gestão da TMX Energy S.A, hoje referência no setor de energia fotovoltaica, onde atuava como CEO.
Hiury tinha o dom de escarafunchar novas oportunidades, era inquieto, obstinado, e sua paixão pela energia solar fez ele se transformar em fonte de conhecimento, um profundo entendedor do tema. Tinha um temperamento amistoso, raciocínio rápido, intrepidez, sempre alegre e bem humorado, conseguiu com isso abrir portas e fazer amizades na “Faria Lima”.
Não titubeava, e com a bagagem, o espirito desbravador que lhe conferiam confiança de investidores, disparou rumo ao sucesso no setor da energia solar. Foram mais de 3 mil usinas construídas e um caminhão de oportunidade pela frente, pavimentou a estrada do sucesso. Recentemente entrou firme no projeto Alagro Finance, dedicado ao agronegócio brasileiro e sua independência energética.
Atleticano apaixonado, com o perdão do pleonasmo, fazia parte do Clube dos 113. Tinha em Marcos Dinelli, também gestor da TMX Energy S.A, um irmão que ele não teve, pois foi filho único, exemplo de dedicação aos genitores que lhe deram boa educação, ensinaram o respeito e generosidade pelo próximo, somados à inteligência emocional, senso crítico e formação acadêmica.
Hiury era exemplo de competência quando estava numa negociação, tinha domínio total do produto que vendia e conhecia os números de “frente pra trás e de trás pra frente”, sempre preocupado em agregar valor para quem acreditasse nos projetos da empresa que comandava ao lado de um time dedicado que o respeitava e acreditava nos seus sonhos.
A TMX Energia Solar S.A nasceu no ano de 2008, a princípio atuando no setor de eficiência energética. Com a entrada de Marcos Dinelli, conseguiram expandir no mercado fotovoltaico, e em 2015 a empresa se reestruturou para planejar e executar projetos de usinas solares de micro e mini geração, com qualidade, confiança dos investidores e credibilidade que seguem tendo Marcos como timoneiro, agora como novo CEO.
A empresa que segue sob a liderança de Marcos Dinelli é composta por uma equipe que mais parece uma família, fruto da liderança dos dois executivos que souberam criar clima de cooperação e engajamento, transformando tudo isso em projetos de ponta a ponta para entregar as melhores soluções em energia fotovoltaica. Atualmente, a TMX Energia Solar S.A atua com competência no varejo de usinas solares, além de possuir cerca de 60MWP em usinas próprias.
Hiury Gutemberg do Valle Ferreira, vai fazer falta, mas cumpriu a sua missão com louvor! Que Deus o tenha em bom lugar. Meu agradecimento especial pela confiança e amizade que apesar de nova, apenas dois anos, era genuína e marcada por respeito mútuo e grande admiração.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e membro do Bord da TMX Energy
Grande executivo…Pegou todos nós de surpresa…
Belissímo texto, desejo força para familia,amigos e colaboradores da TMX.
Grande homenagem!!!