NOTA DE REPÚDIO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISTAS DE TURISMO (ABRAJET-MG) ÀS DECLARAÇÕES DA DEPUTADA ESTADUAL LOHANNA — PV/MG

NOTA DE REPÚDIO DA ABRAJET – MG ÀS DECLARAÇÕES DA DEPUTADA ESTADUAL LOHANNA FRANÇA – PV-MG

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET-MG) vem a público manifestar REPÚDIO às declarações da deputada estadual Lohanna França – PV-MG, que acusou os funcionários da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) de “agirem com má vontade e enrolação em suas atividades.”

A declaração da parlamentar contraria os princípios da justiça e da verdade. Em sua fala, a deputada afirmou ainda que “acabou a forma pacífica com relação à Secult-MG.”

Quem acompanha o dia a dia dos profissionais da Secult-MG sabe que nunca se viu um grupo trabalhar tanto em prol do turismo e da cultura nos últimos 50 anos. Não à toa! Minas Gerais tem se destacado nacionalmente pela excelência na condução de políticas públicas, consolidando-se como referência em cultura e turismo. Os números e os projetos falam por si:

  1. Liderança nacional no turismo: Minas Gerais foi eleita o principal destino turístico do Brasil em 2023, com registro nos principais jornais do país, crescendo quase 20% (vinte por cento) acima da média nacional, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  1. Recorde de visitação: Apenas em 2023, o Circuito Cultural e Turístico Liberdade recebeu 7,5 milhões de visitantes, enquanto o Centro Cultural Banco do Brasil foi o mais visitado da América Latina. Sem mencionar o Inhotim, um fenômeno mundial em visitação que projeta Minas e o Brasil para o mundo.
  1.  Reconhecimento internacional: Belo Horizonte é uma Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, e o Queijo Minas Artesanal está em campanha para se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Conquistas como essas são fruto de trabalho árduo e contínuo.
  1. Resultados econômicos expressivos: O turismo e a cultura geraram impactos diretos e indiretos significativos na economia mineira, fortalecendo cadeias produtivas locais e ampliando a geração de empregos com mais de 100 mil postos de trabalho criados diretamente.
  1. Reconhecimento pelo site de reservas internacional Booking.com como destino mais acolhedor do Brasil, com três citações — das 10 — entre os destinos citados.
  1. Em 2020, quando Leónidas Oliveira assumiu a Secult-MG, em meio à maior crise sanitária da história, Confins tinha quatro voos internacionais. Hoje tem oito, sendo o segundo aeroporto com mais conexões no Brasil.
  1. Projetos como o “Natal da Mineiridade,” press trips internacionais, a valorização do patrimônio cultural mineiro e a promoção do turismo de experiência são exemplos de uma gestão proativa e eficiente.
  1. Carnaval em mais de 450 municípios, com Belo Horizonte sendo porta de entrada internacional, e o Carnaval realizado aqui é considerado o mais seguro do Brasil.
  2. Acordos comerciais e de intercâmbio cultural-turístico com Curaçao incluem vôos semanais ligando os dois países, projeto que está conectando o Caribe a Minas Gerais. O mesmo com a Argentina, Chile, Colômbia e mais recentemente, na celebração do Dia da Consciência Negra, Diambi Kabatusuila, a “Rainha do Congo”, da etnia Bena Tshiyamba, de Bakwa Indu, da República Democrática do Congo, esteve presente em Minas para trocar conhecimentos sobre história, cultura, costumes e tradições.
  1. Abertura do Palácio da Liberdade para visitação pública, como patrimônio cultural e histórico, fechado durante os três governos anteriores.
  1. Parceria com a Marinha do Brasil no Mar de Minas (Furnas), via Capitania Fluvial de Minas Gerais, garantindo a salvaguarda e a segurança de quem navega pelo lago, que é um dos maiores atrativos de turismo náutico e de aventura do Brasil.
  1. Participação em todas as feiras nacionais e internacionais de turismo, abrindo estandes e dando aos circuitos a oportunidade de usar o espaço para divulgação dos destinos.
  1. XXXVIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), com o apoio da Secult-MG, que trouxe a BH em novembro de 2023, 90 jornalistas de turismo de todo o país, projetando Minas Gerais na mídia especializada.

Essa é apenas uma pequena amostra das realizações, mas existem dezenas de outros projetos que vieram para projetar Minas como o destino cultural que respeita a adversidade e trabalha em conjunto com os municípios e as instâncias de governança regionais para a promoção e desenvolvimento do estado.

A atuação dos servidores da Secult-MG é amplamente reconhecida pelos setores cultural e turístico, marcada por profissionalismo, dedicação e compromisso com o desenvolvimento do estado.

Os jornalistas de turismo, responsáveis pelos registros dos acontecimentos cotidianos ligados à cultura e ao turismo, pela divulgação do setor, entendem que críticas construtivas são bem-vindas. No entanto, declarações infundadas e desrespeitosas, como as feitas pela deputada, prestam um desserviço à população e desmerecem o trabalho dos profissionais que dedicam suas vidas ao desenvolvimento de Minas Gerais.

Reiteramos nosso apoio aos servidores da Secult-MG e reafirmamos nossa confiança no trabalho sério e transformador que vem sendo realizado.

Minas Gerais segue avançando como protagonista nacional e internacional em cultura e turismo, graças a uma equipe comprometida com o desenvolvimento sustentável, a valorização de suas riquezas culturais e naturais, e o fortalecimento da economia criativa, sempre de forma democrática e participativa. Por fim, ressaltamos que o oposto de pacífica é a guerra. Minas Gerais e o Brasil não desejam isso.

A violência verbal, assim como a física, é geradora de morte. Somos pela vida e pelo debate dos contrários como caminho para o crescimento coletivo.

Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-MG).

Antônio Claret Guerra (presidente executivo),

José Aparecido Ribeiro (presidente do Conselho e vice-presidente nacional)

Belo Horizonte, 25 de novembro de 2024

 

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

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