Projeto turístico Minas Santa foi desenvolvido para divulgação da programação turística para a Semana Santa
Minas Gerais são muitas e em cada canto do estado essa diversidade se manifesta por meio da cultura e da religiosidade. É um estado riquíssimo, e boa parte da origem dessa fortuna se manifesta na religião. Por séculos o catolicismo se fez presente influenciado a sociedade de várias maneiras, como na arte, na arquitetura e na própria identidade do povo mineiro.
Hoje a religiosidade não é mais centrada apenas no catolicismo, legado lusitano, mas em várias religiões, a maioria delas de origem cristã, incluindo as sincréticas. Não faltam exemplos de manifestações que mostram essa diversidade e riqueza cultural. Alguns são conhecidos e atravessam os tempos: O Congado, as Pastorinhas que são compostos de moças e meninas que visitam os presépios das casas, relembrando os pastores em Belém. Acontecem em várias cidades e até na capital.
Fazem parte deste arsenal de manifestações o Boi de Reis (ou Boi de Janeiro, Bumba-Meu-Boi), Festa do Divino, Cavalhada, Mulinha de ouro, Dança de São Gonçalo, Maneiro o pau, entre outros. No início do seculo passado, a Igreja Católica mantinha a hegemonia e estava presente em praticamente todos os 853 municipios de Minas Gerais. Não existe em Minas uma cidade que não tenha uma igreja, hoje não mais apenas as católicas, mas várias, em especial as evangélicas.
Os eventos religiosos eram incentivados e as romarias se multiplicavam criando o turismo cultural e religioso. Nascia aí um expressivo fluxo de pessoas em busca de atividades místicas e emocionais. A movimentação aos locais sagrados reafirma a religiosidade e a fé como fatores identitários de uma sociedade enquadrada na crença. Minas é o exemplo disso.
Pensado nesta riqueza o Governo de Minas Gerais apresenta, nesta terça-feira (14/3), às 10h, no Museu Mineiro, em Belo Horizonte, o Plano Estadual de Bens Culturais da Fé e sua Promoção Turística. Na ocasião, também será lançado o projeto turístico Minas Santa, desenvolvido para divulgação da programação turística para a Semana Santa.
Os objetivos das iniciativas são promover, capacitar e estruturar o turismo religioso em Minas Gerais, posicionando o estado entre os principais destinos de fé do país. Participam da estratégia as Secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Social (Sedese), Polícias Civil (PCMG) e Militar (PMMG), além do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
- Lançamento: 14/2/2023 (terça-feira) às 10h no Museu Mineiro (Avenida João Pinheiro, 342 – Lourdes – Belo Horizonte/MG)
- Foto de capa, reprodução Governo de Minas – Secult
José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG
www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Faça sua sugestão de pauta e colabore com a manutenção deste blog anunciando, doando e compartilhando seu conteúdo: pix para doação: 31-99953-7945