Prefeitura de Ribeirão das Neves promove cidadania através do asfalto

Se você nasceu há mais de 40 anos em bairro de periferia de Belo Horizonte de certo lembra que boa parte das ruas não eram asfaltadas. A poeira na seca e a lama dos períodos de chuva transformavam a vida de milhares de pessoas em um martírio permanente na saída e na chegada do trabalho, do lazer ou mesmo da escola. Hoje poucos bairros na capital sofrem com a poeira ou com a lama. Porém, não precisa ir longe para constatar que muita gente continua convivendo com o drama da poeira ou do barro em cidades do colar metropolitano, e Ribeirão das Neves é uma delas, ou pelo menos era, e eu explico.

A Prefeitura Municipal do município vizinho iniciou recentemente um programa de asfaltamento de ruas que merece destaque não só por acabar com sofrimento de centenas de pessoas em ruas sem asfalto, mas pelo desdobramento da atitude de quem governa a cidade, na auto estima da população. O asfalto transforma a vida de pessoas, e só quem já morou em uma rua de terra sabe o significado de receber asfalto na porta de casa.  Mais do que permitir acesso com conforto, o asfalto leva esperança, inclusão e por isso programas como os da Prefeitura de Ribeirão das Neves devem ser destacados e aplaudidos.

Tive acesso a um vídeo de depoimentos de moradores de Neves enviado por um colega, também jornalista e fiquei motivado a escrever sobre o assunto. Nasci e vivi até os 18 anos numa rua de terra e me lembro com detalhes o que foi a chegada do asfalto na porta da minha casa, lá pelos idos de 1982. Até hoje sonho com a rua de terra e a angustia que aquilo significava quando tínhamos que receber uma visita, sobretudo se ela fosse de alguém que morava melhor do que a gente, parentes, amigos e até prestadores de serviços que cobravam mais caro pelo pneu sujo depois da visita.

O Programa Asfalto Novo que o vídeo mostra já na sua segunda etapa em vários bairros de Neves, pretende levar asfalto a mais de 200 ruas melhorando a vida de quem vive em bairros periféricos da cidade. Mais do que asfalto, ele devolve cidadania. Para muitas pessoas, investimentos como esse são tratados com desdém e até como uma forma de  populismo de governantes. Não conheço e nem sei o nome do Prefeito de Ribeirão das Neves, mas quero parabenizá-lo pela iniciativa e dizer a ele que asfalto, assim como saúde e educação é sim prioridade para populações esquecidas por governo anteriores.

Para os que são do contra e acha que a cidade tem outras prioridades, sugiro ao prefeito que os convide para viver ainda que temporariamente em um bairro onde as ruas permanecem de terra, e não tenho dúvidas de que depois da experiência entenderão o valor da iniciativa da prefeitura. Com efeito, o asfalto abre os horizontes, resgata a autoestima e transforma a vida das pessoas para melhor, merecendo reconhecimento ao governante que tem a sensibilidade e age para levar progresso e qualidade de vida em cidades sofridas como Ribeirão das Neves.

jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas